Faça mais para realizar objetivos de negócios e se preocupe menos

Confie na sua capacidade de ter sucesso nos negócios. Veja algumas dicas para diminuir sua preocupação e aumentar sua produtividade

Homem sem preocupação

(Crédito: 123RF)

Começa com algo pequeno, incomodando no fundo da sua mente. Talvez você tenha perdido um cliente, uma venda caiu ou um pagamento está atrasado. Ou talvez tenha sido algo que alguém disse. Sua mente começa a impulsionar para frente, depois para trás e para frente novamente, imaginando cenários apocalípticos e os piores resultados possíveis. Parece tão real que seu coração começa a bombear. Você tenta se concentrar em outra coisa, mas em poucos minutos você está na mesma linha negativa de pensamento. Você entrou oficialmente na zona de preocupação.

Preocupação, dúvida e medo são todas as emoções que a maioria das pessoas consideraria bastante negativas, mas, para os empreendedores, a preocupação e o medo podem ser particularmente difíceis, porque podem afetar seu sustento. A boa notícia é que medo e preocupação também podem ser úteis. Suas preocupações em torno de falhas financeiras, rejeição e custos de oportunidade podem ser o combustível necessário para agir e agir. O site Entrepreneur listou algumas estratégias para colocar o medo no seu espelho retrovisor e seguir em frente em direção aos seus objetivos.

1. Ganhe alguma consciência

Embora os medos e a preocupação possam certamente parecer reais, a maioria das preocupações está definida no futuro. Os cenários que você imagina ainda não aconteceram. O truque é se tornar consciente do pensamento baseado no medo e decidir ativamente fazer uma mudança. Consciência é a chave.

2. Aceite o valor (limitado) da sua preocupação

Agora que você está ciente de sua preocupação, é hora de reformular as coisas. A reestruturação cognitiva pode ser uma maneira eficaz de testar a validade de seus pensamentos. Pergunte a si mesmo: esta preocupação é útil para resolver meu problema? Então, teste sua própria teoria. Você pode achar que se preocupar não é de todo útil. Mas e se houver alguma validade para suas preocupações? Seus medos iniciais que provocaram preocupação podem ser um grande sinal de que algo precisa mudar. Escave fundo, descubra o que realmente está incomodando e faça algumas alterações.

3. Dê um prazo

Mesmo que você encontre um valor limitado em suas preocupações, você ainda precisa se desligar ou corre o risco de se tornar improdutivo. Colocar um limite em suas preocupações não é suprimir sentimentos de medo, mas dar um espaço e um tempo limitados em sua vida. Você não tem muito tempo, energia e foco em um dia, então não desperdice esses recursos com preocupação. Dê a si mesmo permissão para trabalhar com a emoção, defina um prazo e saia do trem da preocupação.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+Leia também:
– Empreendedores mais velhos também são capazes de inovar

– 5 lugares para você buscar inspiração e inovar seus produtos

4. Crie e repita uma afirmação ou hábito sem preocupações

Em seguida, substitua seus pensamentos cheios de preocupação para quebrar o ciclo do medo. Tente criar uma autoafirmação que você diz a si mesmo sempre que começa a se preocupar. Faça isso simples, mas significativo. Algo como: “as coisas sempre funcionam para mim”, “eu só vou seguir em frente” ou “eu já passei por situações difíceis antes, então sei que posso fazer isso de novo”. Se as afirmações não são seu estilo, crie um hábito físico para sacudir seu estado mental. Caminhar, correr ou qualquer tipo de exercício que faça com que seu corpo se mova tem o potencial de mudar seu estado de espírito.

5. Dê um passo à frente

Apenas um passo. Nada mais, nada menos. As pessoas tendem a paralisar quando estão cheias de preocupação e não sabem o que fazer. Escolha uma coisa que você pode fazer agora para seguir em frente. Divida uma tarefa maior em partes, faça uma chamada telefônica ou defina um cronômetro para trabalhar em um projeto por 20 minutos. Escolha ações pequenas e impactantes que façam sentido para onde você está.

6. Seja grato

É difícil pensar sobre o que está dando certo quando tudo parece estar errado. Mas praticar a gratidão é uma das maneiras mais rápidas de sair do clima negativo. Foque nas coisas pelas quais você é grato. Você automaticamente cria mais espaço para pensamentos edificantes e menos espaço para a negatividade que nubla sua mente. Pare um momento e pense em algo. Qualquer coisa pela qual você seja grato agora. Mesmo que seja apenas sua saúde, uma boa xícara de café ou o fato de você ter seu próprio negócio.

7. Mantenha a fé e sua mente fortes

Quando se trata disso, os empresários precisam ter uma crença insana em sua capacidade de ter sucesso. Estatísticas, estranhos e até amigos e familiares podem dizer que você não vai conseguir. Mais uma razão pela qual sua fé em si mesmo precisa ser sólida. Uma das melhores maneiras de manter um estado mental forte é sair com outros empreendedores que amam o que fazem. Podcasts, livros e grupos online que falam sobre como superar obstáculos e compartilhar histórias de sucesso também são um bom caminho. Use a força de outras pessoas para inspirar você.

Esse artigo foi útil? Assine a newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas de empreendedorismo.