Destaque-se no Instagram e tenha seguidores que trazem resultados

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. Veja as dicas que vão ajudá-lo a aumentar o número de seguidores no perfil do seu negócio e conseguir boas vendas

Pessoa usando Instagram no smartphone

(Crédito: 2nix/123RF)

O Instagram possui mais de 50 milhões de usuários ativos no Brasil. Hoje é praticamente uma plataforma obrigatória de comunicação das empresas com os clientes. Mas a regra básica para qualquer canal de comunicação é entender o que o seu público quer. A partir desse entendimento, sua marca pode produzir um conteúdo que o seu público-alvo se identifica. Através dessa identificação, seus clientes vão se engajar com a marca. Ou seja, vão curtir e comentar as publicações e visualizar seus vídeos e stories.

Fica claro que o primeiro passo para você ser um destaque no Instagram é definir com quem você quer falar. Defina seu público, estude seu comportamento, desenvolva personas e mire nelas. Desenvolva conteúdo voltado para elas. Faça testes. Erre e acerte. Você encontrará o seu caminho nessa estratégia digital.

Para ajudar a sua marca a conquistar bons resultados no Instagram, a diretora de Estratégia e Comunicação Digital da Hashtag Marketing Viviane Rodrigues fez uma lista de dicas para o site Administradores.

1. Tenha um perfil profissional

A ferramenta de Business Profile permite que você inclua suas informações de contatos e botões de call-to-action (como telefone, e-mail, site e endereço) no seu perfil. Você atrairá mais seguidores, curtidas, menções e comentários.

2.  Crie um perfil atraente

O perfil precisa ter a alma do seu negócio. É lá que os usuários vão ter a identificação para interagir e decidir se compram o seu produto. Tenha uma foto de perfil que tenha relação com a sua marca. Pode ser a logo da empresa. Se você é sua própria marca, use uma foto que as pessoas possam te reconhecer. Pense no nome da sua conta. Precisa estar ligado ao nome da marca. Os usuários precisam te achar com facilidade nas buscas.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+Leia também: Identidade visual: 7 dicas infalíveis

3. Use as hashtags

As hashtags são poderosas ferramentas que servem para as pessoas te encontrarem. São como palavras-chave de conteúdo. Mas, não saia colocando uma chuva de palavras na sua legenda. Assim como uma boa legenda, elas fazem parte da estratégia de marketing e deve ser empregada com cautela.

Com a nova função de seguir hashtags, você pode também seguir os seguidores das palavras relacionadas ao seu nicho. Assim você pode expandir a sua lista de seguidores e divulga seu conteúdo para mais gente.

4. Frequência de publicação

Uma pergunta muito comum é “qual a frequência ideal de postagens?”. E a resposta é que não existe uma regra. O grande segredo é fazer muitos testes. Analise as métricas. São elas que ditam o que deve ou não ser feito, se aquele post deu o engajamento esperado, entre outros resultados. Uma opção é mensurar o resultado da sua estratégia testando diversos segmentos e observando os resultados deles para assim encontrar o que melhor se encaixa no seu público.

5. Fique de olho na concorrência

É importante analisar os perfis concorrentes e conferir quais as estratégias usadas por eles. Importante: não é para copiá-los. A prática serve para entender como eles lidam com o público positiva e negativamente. Analise as publicações com detalhes. Certamente isso vai ajudá-lo a aperfeiçoar a sua estratégia de marketing digital.

+Leia também: 5 dicas para enfrentar um mercado competitivo

6. Explore os assuntos populares e as tendências do mercado

Os chamados gatilhos podem ser seu próximo post de sucesso. Fique sempre atento às tendências, pois elas ditam o que virá de novo. É também uma maneira de se manter atualizado no que há de novo para o seu nicho. Você terá inspirações para aplicar a sua estratégia de conteúdo. Pergunte-se sempre: esse gatilho conversa com a minha persona.

+Leia também: 45 dicas de marketing de conteúdo para sua empresa

7. Use o Instagram Stories

O Instagram Stories atinge mais de 300 milhões de usuários diariamente. Têm o poder de chegar mais rápido ao seguidor e assim conquistar maior público de uma forma mais direcionada. Você pode inserir tags, marcar usuários, adicionar links de sites (para contas com mais de 10 mil seguidores), fazer vídeos ao vivo e outras funcionalidades prontas para você interagir com o seu público.

Esse artigo foi útil? Assine a newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais conteúdo sobre empreendedorismo.