Expandindo o negócio: dicas para não errar na hora de crescer

É comum que os empreendedores estejam muito ansiosos para expandir seu negócio. Confira estas nove dicas para ajudá-lo a evitar erros ao buscar estratégias de crescimento

Prédios empresariais altos

(Crédito: ymgerman/123RF)

Seu negócio está indo bem e você não vê a hora de crescer? Acredita que está na hora de expandir e abrir mais uma loja. Entenda o quanto é importante analisar alguns pontos antes de tomar essa decisão. Não dê um passo maior que suas pernas.

O seguinte é um exemplo que pode acontecer com mais frequência do que pensamos: imagine um pequeno e bem sucedido restaurante de bairro. O restaurante é especializado em autêntica cozinha mexicana. Está sempre ocupado e as pessoas fazem filas nos finais de semana para obter uma mesa. Uma das suas ofertas premiadas são os molhos caseiros especiais que eles servem com seus pratos. Os proprietários estão felizes e os clientes estão felizes.

Certo dia, alguém se aproxima dos proprietários e os convence de que é possível expandir seus negócios engarrafando e vendendo seus molhos online. E que seria uma oportunidade de ouro. Os proprietários estão relutantes. Eles estão felizes com o nível de negócios que eles têm. Mas finalmente estão convencidos de que esta é uma ótima oportunidade para expandir seus negócios.

Assim, os proprietários embarcam em uma empresa adjacente que vende molhos engarrafados. Mas eles logo percebem que entraram em um mercado superlotado. Agora possuem uma dívida para financiar a nova empresa. Passam muito tempo aprendendo um novo negócio e não dão mais a mesma importância para o negócio principal. O restaurante sofre: os clientes já não fazem mais fila, as dívidas estão crescendo em ambos os lados do negócio e, eventualmente, a empresa fecha suas portas.

+Leia também:
– Sirha 2018 deve gerar R$ 3 milhões em negócios a produtores rurais
– Sirha 2018: chef Claude Toisgrois prega apoio a produtores artesanais
– Boteco de Sucesso é atração da Feira do Empreendedor

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Ninguém que essa seja a sua história. Se você é um empreendedor considerando expandir seu negócio, o site Open Forum deu algumas dicas. Veja quais são e evite erros que podem afetar financeiramente sua empresa.

1. Procure por possíveis falhas na sua ideia

Quando ficamos presos na paixão por uma ideia, tendemos a criar uma imagem fantasiosa em nossas mentes. Podemos nos apaixonar pela ideia e nos cegar nos fatos. Antes de colocá-la em prática, examine potenciais falhas do seu plano. Algumas perguntas para começar:

  • O que acontecerá se o plano de expansão de negócios não funcionar?
  • Como você vai se recuperar?
  • Você está se esticando demais?
  • Quais serão os efeitos no fluxo de caixa pelo menos no curto prazo?
  • O que acontece se você ficar sem dinheiro?
  • Quais são os seus planos de refinanciamento?
  • Você está minimizando a concorrência?
    +Leia também: 5 dicas para enfrentar um mercado competitivo
  • Você está superestimando as receitas de expandir seu negócio?

2. Faça sua lição de casa

Não deixe que a emoção da iniciativa de crescimento tome conta. Leia com atenção as cláusulas dos contratos a serem assinados. Não deixe na mão de terceiros.

+Leia também: Gestão: vantagens e desvantagens de uma parceria

3. Fique atento ao que você sabe

Se você está pensando em expandir seu negócio pare para considerar essas questões:

  • Você tem experiência para assumir esse novo lado do negócio?
  • O que será necessário para você ser tão bom nesta nova área quanto você já é em seu negócio principal?
  • O que você pode fazer melhor do que a concorrência?

Em alguns casos, concentrar-se em suas competências essenciais. Pode ser mais interessante que perseguir adjacências ao negócio.

4. Conheça as emoções

Considere o impacto emocional que crescer pode trazer. A expansão pode ser uma montanha-russa emocional.

Quem mais estará com você? Nem todos podem estar confortáveis ​​com um rápido crescimento. Que tipos de novos clientes você irá lidar? Por exemplo, você pode ter sido feliz em lidar com uma comunidade de clientes amigáveis ​​do bairro. Agora, você pode ter que lidar com interações impessoais online.

À medida que a empresa cresce, a equipe também. Você pode agora contratar e treinar gestores. Antes a equipe era menor. Você está preparado para delegar autoridade? Você tem controle emocional para enfrentar as dores crescentes ou incertezas de lidar com novos mercados?

+Leia também:
– Especialista aponta 7 estratégias matadoras de gestão de equipe
– 4 dicas para você contratar seu primeiro funcionário
– Conflito de gerações no trabalho afeta o faturamento da empresa

5. Planejar o longo prazo

Quando todos estão entusiasmados com o crescimento a curto prazo, é fácil ignorar as ramificações de longo prazo de um negócio em expansão. As perguntas que merecem ser feitas são:

+Leia também: 4 maneiras de manter a motivação para conquistar metas a longo prazo

  • Que tipo de risco financeiro você está se expondo a longo prazo?
  • Qual efeito a inflação e outros fatores econômicos têm em sua empresa?
  • O que acontece se a demanda antecipada ficar abaixo das projeções?
  • Suas previsões são baseadas na demanda real no longo prazo ou apenas no futuro previsível?

6. Tenha atenção aos problemas com a sua marca

Sua marca é como os clientes vêem sua empresa. Pode ser parte do que mantem a fidelidade. Como a expansão de negócios em outras áreas afeta a marca? Será que enfraquecerá o que você trabalhou tão duro para estabelecer? 

+Leia também:
– Identidade visual da marca: 7 dicas infalíveis
– Embaixadores da marca: muito mais que consumidores fiéis

Pegue o exemplo anterior. Se a sua marca é um restaurante familiar amigável e atencioso, especializado em culinária caseira, como é que um fabricante de molhos se encaixa?

7. Não negocie a qualidade

A qualidade é um aspecto importante do seu serviço ao cliente? Considere o impacto que a expansão do seu negócio terá na sua capacidade de continuar oferecer o mesmo nível de serviço. Haverá tempo para dar aos clientes o mesmo nível de atenção?

8. Considere obter conselhos de especialistas quando expandir seu negócio envolve uma fusão ou aquisição

Se você está pensando em expandir através de uma fusão e aquisição, converse com um especialista na área. Eles vão ajudar a determinar se a base para a aquisição é sólida.

+Leia também:
– Frases sobre liderança de 20 líderes de seus segmentos
– Conheça as rotinas de 9 líderes e saiba como ser mais produtivo

9. Seja claro sobre sua definição de sucesso

Em última análise, o que significa crescimento para você? Quais são os seus objetivos de vida? A expansão do negócio ajuda ou dificulta esses objetivos? Você será capaz de manter o estilo de vida que você valoriza? Qual será o impacto da sua família? Tudo se resume à sua definição pessoal de sucesso.

Expandir o seu negócio é uma escolha. Escolha sabiamente. Se após a leitura desse artigo, você considera que não é o melhor momento, adie. Cresça quando estiver pronto e mais seguro.

Esse artigo foi útil? Assine a newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais conteúdo sobre empreendedorismo.