Veja 5 dicas para quem quer fazer vendas online

Os negócios digitais não param de crescer no país. Mas é importante estar atento as demandas de um público bem informado

Mulher usando laptop para fazer vendas online com bolsas de compras posicionadas ao seu lado.

(Crédito: andreypopov/123RF)

Para ter sucesso nas vendas online, o empreendedor precisa lidar com clientes muito bem informados. A pesquisa pelos melhores preços está a um clique de distância dos consumidores. Além disso, hoje em dia, é possível realizar vendas até mesmo com um simples smartphone.

Os negócios digitais não param de crescer. Em estudo feito pela Ebit sobre o comércio brasileiro, 25,5 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual no primeiro semestre de 2017. Se comparado a 2016, esse número representa um aumento de 10,3%.

Se você pretende melhorar suas vendas online, o PEGN conversou com o consultor do Sebrae-SP sobre como conquistar consumidores online. Ele deu dicas de como investir no mercado digital.

1. Defina seu público

Entenda quais são as dores do seu público. Seu negócio vai nascer a partir dessa necessidade e foque em público específico. Um exemplo é em vez de lançar uma loja para produtos de gestantes, bebês e crianças, eleja apenas um dos casos.

+Leia também:
– Como conquistar um público mais maduro para o seu negócio
– Seu produto atende as necessidades do seu cliente?

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

2. Pense no seu site

Na Internet não é possível ter uma experiência tátil. Sua empresa vai precisar de um site com boa disposição de fotos do produto. É fundamental informações detalhadas como o tamanho de um objeto. Ou ter um vídeo mostrando com usar o produto.

+Leia também: Internet ajuda a alavancar empreendimentos femininos

3. Escolha uma plataforma

É preciso ter uma licença de plataforma para permitir pagamentos online. Outra dica é pagar uma taxa para operadoras de crédito validarem o cartão de crédito do cliente. Sem essa validação, o empreendedor pode enviar o produto e não obter o pagamento.

4. Logística

O processo pós-venda é importante. A loja deve entregar a mercadoria no tempo combinado. Caso o cliente não fique satisfeito com o produto, é preciso uma logística para essa devolução.

+Leia também: Correios vão oferecer serviço de rastreamento em tempo real

5. Esteja atualizado nas tendências

A taxa de compras através dos dispositivos móveis chegou a 35,9%. É fundamental que o seu site funcione bem nesses dispositivos. Os setores que mais se destacam no e-commerce são moda e acessórios, casa e decoração, saúde, cosméticos e perfumaria, eletrodomésticos e telefonia e celulares.

+Leia também:
– Especialista aponta 5 tendências de consumo para 2018
– Conheça as principais tendências tecnológicas para 2018

Outra tendência no mercado são os infoprodutos. Os conteúdos mais comuns são vídeos que ensinam a cozinhar ou até mesmo trocar pneu.

Gostou das dicas? Assine a newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais conteúdo sobre empreendedorismo.