WhatsApp: dicas de especialista sobre a versão empresarial do app

O aguardado WhatsApp Business chega ao mercado com recursos focados nas necessidades das empresas e para melhorar o relacionamento com os clientes

Smartphone com o aplicativo Whatsapp Business aberto em cima de mesa.

(Crédito: 2nix/123RF)

O WhatsApp Business chegou ao mercado com o objetivo de ajudar empresas e clientes a terem um relacionamento melhor. Os recursos estratégicos da versão comercial, se usados de forma correta, vão trazer muitos benefícios para a organização. De acordo com a especialista em empreendedorismo digital Simone Siqueira, essa nova versão do aplicativo vai possibilitar a criação de campanhas de vendas mais focadas nos interesses dos clientes.

Vale lembrar que o WhatsApp Business continuará usando o conceito de marketing de permissão. Isso significa que só alcançará clientes que querem ouvir o que sua empresa tem a dizer.

A versão antiga do WhatsApp já estava sendo adaptada para os negócios. Entretanto, a versão comercial oferece recursos voltados para as necessidades das empresas. Para conseguir um melhor aproveitamento da ferramenta, a especialista elaborou algumas dicas para os empreendedores.

Tenha uma mensagem de saudação

Quando o cliente entrar em contato pela primeira vez, envie uma mensagem de saudação estratégica. Esse momento precisa gerar engajamento. Antecipe possíveis necessidades dos seus clientes.

Analytics

Através dessa ferramenta, você pode verificar a quantidade de mensagens recebidas e quais foram entregues. O cliente pode ter apagado seu número da lista de contatos do WhatsApp. Mesmo estando em sua lista de transmissão, ele não receberá o que você enviar.
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Etiquetas

Crie TAGs. Exemplos: novo cliente, novo pedido, pago, pedido finalizado e o que mais for útil para o seu negócio. Essas etiquetas servem para auxiliar nas conversas pendentes e permite que o usuário classifique seus clientes.

Uma dica é oferecer ofertas segmentadas. Com a categorização dos clientes, você saberá quais os interesses de cada um em determinado produto ou serviço da sua empresa.

Responda rápido

Já é possível criar atalhos para um texto pronto. Ao digitar uma mensagem que usa mais frequentemente, atribua um atalho à ela. Assim não será necessário escrevê-la sempre que um cliente entrar em contato.

Empresa física e empresa virtual

É importante que você coloque o mapa de localização do seu negócio, dias e horários de funcionamento. Inclua também o site com a loja virtual e um e-mail para contato.

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