Dia do cliente: aproveite a data para rever as estratégias do seu negócio

Nesta data especial, procure avaliar se a sua empresa está usando as ferramentas digitais para se relacionar e atrair de forma mais assertiva o público consumidor

Dia do cliente

(Crédito: 123rf)

No dia 15 de setembro é comemorado nacionalmente o Dia do Cliente. E nessa data, os empreendedores têm a oportunidade de refletir sobre como estão cuidando dos canais de relacionamento com seus consumidores. Em especial no ambiente digital. Uma pesquisa recente, feita pelo Sebrae, mostrou que para ir ao encontro do novo perfil do cliente – que cada vez mais usa a internet para pesquisar, comprar produtos e serviços -, os pequenos negócios estão investindo nas estratégias online, buscando desenvolver ferramentas de e-commerce e ampliando sua presença nas mídias sociais.

A pesquisa do Sebrae mostrou que 72% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possuem perfil no Facebook. Essas são as duas ferramentas mais usadas atualmente pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na divulgação de produtos e serviços. O levantamento também revelou que o número de empresas que contam com páginas na internet mais que dobrou entre 2015 e 2018, passando de 11% para 27% das MPEs.

Dia do cliente

“O cliente é a razão de existir da empresa, independente do seu porte ou setor de atividade. Por isso, a centralidade do cliente deve ser valorizada em todos os processos do negócio, desde a construção de uma marca que crie identificação com o público, à oferta de um ambiente acolhedor e um atendimento confiável e eficiente. O novo cliente, totalmente conectado, influencia as mudanças no comportamento das empresas, que passam a ser cada vez mais digitais para atendê-lo”, disse a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, à Agência Sebrae.

Veja aqui oito dicas do Sebrae para melhorar o desempenho dos pequenos negócios na web. Neste Dia do Cliente, com a ajuda das mídias sociais e de um bom e-commerce, você pode aumentar a sua base de consumidores.

1. Um belo visual

As melhores lojas virtuais primam por: qualidade visual, descrições completas e persuasivas dos produtos, segurança para as transmissões financeiras e entrega, bem como compatibilidade com dispositivos móveis.

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2. Informação e credibilidade

Ofereça todas as informações necessárias para que o cliente se sinta seguro para fazer negócio, como prazos de entrega, política de troca e forma de pagamento.

3. Site rápido e organizado

Esteja atento ao tempo de carregamento das páginas. As pessoas não têm mais tempo ou paciência para navegar em páginas confusas e que não passam sensação de segurança.

4. Atenção ao seu conteúdo

Produza conteúdo original e criativo. Isso facilita a exposição nos mecanismos de busca e pode sensibilizar e atrair o visitante.

5. Promoções

É uma boa estratégia criar ações promocionais para destacar produtos, novidades e lançamentos.

6. Redes sociais

Aproveite as redes sociais para expor a marca e se relacionar com clientes.

7. Parcerias

Realize parcerias com outras marcas, blogs e canais de vídeo.

8. Relacionamento com os clientes

Mantenha relacionamento com os clientes (newsletter, programa de fidelização, eventos, etc.

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