Pesquisa aponta: pequenos negócios estão aderindo à sustentabilidade

De acordo com uma pesquisa do Centro Sebrae de Sustentabilidade, os pequenos negócios têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável brasileiro

Desenvolvimento sustentável

(Crédito: 123RF)

Empreendedores brasileiros querem ganhar dinheiro, mas a saúde financeira não é a única preocupação dos microempresários. De acordo com uma pesquisa do Centro Sebrae de Sustentabilidade, os pequenos negócios têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável brasileiro, especialmente nas economias locais.

O estudo revela que Micro e Pequenas Empresas (MPEs) estão adotando cada vez mais práticas que reduzem o consumo de água e energia, além da separação e destinação correta de resíduos sólidos. Os empreendedores ouvidos na pesquisa disseram ainda que dão preferência à mão de obra local na hora de contratar e que procuram apoiar às comunidades no entrono da empresa. Foram entrevistados 1.887 empresários de micro e pequenas empresas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Desenvolvimento sustentável

Segundo a pesquisa, os motivos que os levam a adotarem práticas sustentáveis são: preservação ambiental (67%); redução de custos (20%); marketing e propaganda (3%); exclusivamente para cumprir a legislação (2%); e outros motivos (7%). 91% consideram que novas oportunidades e modelos de negócio estão surgindo da sustentabilidade.

“Com esta pesquisa queremos mostrar que o movimento em busca da sustentabilidade também está presente neste segmento pouco visível e silencioso, apesar de numeroso, composto pelos pequenos negócios. Eles também protagonizam o processo de transição da economia, movidos por novos valores e atitudes sustentáveis”, ressalta Suênia Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Mais flexibilidade e agilidade

Os pequenos negócios são mais flexíveis e ágeis para se adequarem às mudanças do que grandes empresas. “Os resultados desta pesquisa comprovam a capacidade de adaptação deste segmento tão importante”, diz a gerente.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

A versão integral do estudo Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) está acessível no link: http://bit.ly/PesquisaCSS. Esta é a primeira pesquisa nacional sobre o comportamento dos pequenos negócios em sustentabilidade.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas sobre empreendedorismo.