Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como funciona o Bitcoin (BTC)?

09/12/2025

Contas de Dead Rails: o novo símbolo de poder entre os jogadores do Roblox

02/12/2025

Exercícios para joanete com elástico: guia completo

21/10/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, dezembro 13
EM DESTAQUE
  • Como funciona o Bitcoin (BTC)?
  • Contas de Dead Rails: o novo símbolo de poder entre os jogadores do Roblox
  • Exercícios para joanete com elástico: guia completo
  • O segredo para estimular colágeno e rejuvenescer a pele
  • Esse detalhe no armário planejado muda toda a praticidade da cozinha
  • Dermatologista explica cronograma capilar saudável e eficaz
  • Diferença entre marca nominativa, figurativa e mista no registro
  • Por que a piscina de bolinha nunca sai de moda nas festas infantis
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»FINANÇAS»Dados da YouGov mostram impacto dos rumores de falência na imagem da Gol no Brasil
FINANÇAS

Dados da YouGov mostram impacto dos rumores de falência na imagem da Gol no Brasil

06/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Uma análise da YouGov, multinacional de pesquisa on-line, mostra que os rumores de falência da Gol têm tido um impacto limitado até o momento no Brasil. Dados da ferramenta YouGov BrandIndex, que monitora quase 400 marcas no país diariamente, mostram as oscilações num intervalo de oito dias. 

A pontuação de Buzz da Gol era de 21,5 pontos em 10 de janeiro. Já em 18 de janeiro, oito dias depois e no último dado disponível na plataforma, a pontuação era de 20,3. Esse indicador reflete quantas pessoas ouviram algo sobre a marca em notícias, redes sociais ou com amigos e familiares, além de quão positivas (ou negativas) foram essas histórias. David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, diz que a falta de uma variação mais significativa sugere que, até agora, o rumor de falência da companhia aérea não afetou sua imagem.

“No entanto, existem indícios de que os problemas da companhia aérea estão apenas começando. Antes do relatório sobre a possível falência, a Gol estava apresentando uma tendência de crescimento, após ter perdido vários pontos no indicador de Buzz em 12 de janeiro. A partir do dia 17, exatamente quando a companhia aérea emitiu seu comunicado de esclarecimento, há uma clara mudança de tendência. Isso pode ser interpretado como uma reação negativa do público brasileiro à confirmação de seus problemas financeiros”, comenta.

Essa súbita queda não se limita apenas ao indicador de Buzz. Eastman explica que o índice é um dos dados mais voláteis do BrandIndex e, portanto, nem sempre reflete desafios (ou oportunidades) fundamentais para os negócios a médio ou longo prazo. Medidas como Reputação corporativa, Recomendação, Consideração, Impressão geral e Satisfação do cliente mostram mudanças mais profundas na percepção do público em relação à capacidade e atratividade comercial das empresas.

Em todos esses indicadores, a resposta da Gol aos rumores de falência parece ter tido o mesmo efeito que no Buzz: uma mudança de tendência para baixo. Em todos os casos, a pontuação da empresa parece ter superado os rumores sem grandes ajustes. E em todos os indicadores, entre 17 e 18 de janeiro, pode-se perceber uma clara queda na avaliação da empresa. “Embora seja necessário mais tempo para confirmar se é um efeito persistente ou não, representa uma possibilidade perigosa para uma das maiores companhias aéreas do Brasil”, diz.

 

Outras companhias aéreas brasileiras aproveitam a crise da Gol

A crise da marca não passou despercebida pelos seus principais concorrentes na indústria, LATAM e Azul. Pelos dados da YouGov, nenhuma das duas companhias aéreas viu uma grande mudança em suas pontuações de Buzz desde que os rumores sobre o processo de falência da Gol começaram. Nem mesmo parece que a resposta oficial da Gol em 17 de janeiro teve algum efeito, seja adverso ou não, na percepção do público. Isso parece descartar, pelo menos por enquanto, uma crise para toda a indústria a curto prazo.

“O que pode ser observado é um possível impulso nos negócios da LATAM e Azul em decorrência da crise de sua concorrente. Em suas avaliações de Reputação corporativa e Consideração, especialmente esta última, as concorrentes da Gol começaram a adotar uma tendência de crescimento nos dias seguintes aos rumores. Até o momento, a Gol ainda as supera por vários pontos nesta medição do BrandIndex, e não está claro se esse avanço pode ser mantido a médio prazo”, comenta Eastman.

No entanto, representa uma oportunidade para que LATAM e Azul possam desferir um golpe crucial na Gol, segundo análise do executivo. “As cifras sugerem que os consumidores estão começando a considerar outras companhias aéreas, mesmo quando ainda não está claro se a Gol conseguirá superar com sucesso o processo de reestruturação financeira e possível falência. Nesse sentido, os próximos meses podem ser decisivos para as três companhias aéreas brasileiras. Para a Gol, será uma prova para ver se consegue manter sua atual posição como uma jogadora importante no mercado. Para LATAM e Azul, é uma oportunidade para ultrapassar sua rival”, finaliza.
 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Por que as altcoins podem ser uma oportunidade (ou um perigo)

26/06/2025

Como o Portugal Golden Visa pode te ajudar a morar em Portugal

10/02/2025

Dados: o novo petróleo dos negócios modernos

02/09/2024
EM DESTAQUE

Como funciona o Bitcoin (BTC)?

09/12/20251

Contas de Dead Rails: o novo símbolo de poder entre os jogadores do Roblox

02/12/20250

Exercícios para joanete com elástico: guia completo

21/10/20250

O segredo para estimular colágeno e rejuvenescer a pele

20/10/20250

Esse detalhe no armário planejado muda toda a praticidade da cozinha

19/10/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião
46.047.573/0001-71
Endereço: Rua Nove de Julho, 72, Conj 55, Santo Amaro, São Paulo/SP, CEP 04739-010

EM DESTAQUE

Como funciona o Bitcoin (BTC)?

09/12/2025

Contas de Dead Rails: o novo símbolo de poder entre os jogadores do Roblox

02/12/2025

Exercícios para joanete com elástico: guia completo

21/10/2025
CONTATO

contato@negociarias.com.br

+55 (31) 9164-0548

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.