Coworking: 7 vantagens para pequenas e médias empresas

Apesar de ainda não ser tão popular no país, os espaços compartilhados de trabalho possuem algumas vantagens como redução de custos

Espaço de coworking

(Crédito: bezikus/123RF)

Coworking é um mercado recente no Brasil, mas com um crescimento acelerado. Dados do Censo Coworking Brasil mostra que em 2017 o número desses espaços havia ultrapassado os 800. Em 2015, havia pouco mais de 200. Esses locais de trabalho e reuniões compartilhados são vantajosos para as pequenas e médias empresas. Além do custo-benefício, os coworkings estão investindo em melhorias físicas e de serviços.

O site Empreendedores conversou com a especialista em coworking Bruna Lofego, criadora do método “Como montar um coworking de sucesso”. E listou sete vantagens para as PMEs apostarem nesse tipo de serviço:

1. Não há preocupação com serviços

Um coworking tem uma estrutura operacional pronta. Recepção, limpeza, copa, manutenção, entre outros serviços estão à disposição dos clientes. A possibilidade de reservar salas de reunião privadas também é uma comodidade facilmente encontrada nesses espaços.

2. Redução de custos

Migrar para um coworking pode ser uma excelente forma de reduzir custos. Uma empresa que está com receitas inferiores ao planejado podem se reestruturar e se manter no mercado. Em alguns casos, é possível ficar mais competitiva financeiramente que antes.
+Leia também: Conheça estratégias para reduzir os custos do seu negócio

3. Tempo reduzido de contrato

Um diferencial dos coworkings em relação às salas comerciais tradicionais é o contrato. Em geral, são de um ano e não possuem multa em caso de cancelamento. A flexibilidade do cliente é grande. É possível alugar o espaço por hora ou por ano. Não há também burocracia com documentos difíceis para fechar um contrato.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

4. Possibilidade de reunir um departamento inteiro

Muitas empresas já alocam os espaços coworkings para reunir toda uma equipe. Como por exemplo, instalar o departamento comercial. A tendência serve para proporcionar melhores soluções para o seu público.

5. Mobilidade

Para as PMEs com funcionários que precisam se deslocar, é possível fazer contrato com uma rede de coworking. Sua equipe terá uma unidade em várias regiões com toda a estrutura necessária para realizar seu trabalho.

6. Maior produtividade

Em pesquisa recente, a revista online revelou que  71% dos entrevistados afirmaram terem aumento na criatividade nos coworkings. Para 68% dos profissionais, ocorreu uma melhora na concentração após migrarem de um escritório para um espaço de trabalho compartilhado. Ou seja, as pessoas produzem mais em ambientes compartilhados que em escritórios tradicionais.
+Leia também: Produtividade: 5 coisas inesperadas que roubam seu sono

7. Networking

Dentro do próprio coworking, uma empresa pode contratar os serviços de uma outra. Engana-se quem pensa que esses ambientes acolhe apenas startups. É comum encontrar advogados, contadores e tantos outros profissionais que o seu negócio pode criar um relacionamento profissional vantajoso para ambos os lados.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente dicas para o seu negócio crescer.