Como construir network quando você tem um negócio de família

Você agora é o responsável pela empresa da sua família. Não pode deixá-la perder os valores, mas sem deixá-la obsoleta. Como fazer novos contatos sem perder a identidade?

Networking em empresa familiar

(Crédito: rawpixel/123RF)

Trabalhar em uma empresa familiar pode te deixar isolado. É provável que você esteja cercado durante os dias de trabalho pelas mesmas pessoas que vê à noite e nos finais de semana. Essa rede existente de membros da família que serviram como modelos e mentores como o negócio desenvolvido no passado pode ser útil. Mas seu relacionamento familiar pode dificultar a obtenção de conselhos neutros. Por isso, é essencial ampliar suas relações e ter pessoas fora da empresa familiar em quem você confia.

Se você é membro da geração mais jovem da empresa da sua família, veja alguns conselhos do Harvard Business Review. Reuna o melhor da rede da sua família ao criar um que seja distintamente seu.

1. Construa uma rede entre as faixas etárias

Não conte com conselheiros que possam refletir os valores da geração de seus avós ou de seus pais. Ouça o que seu avô ou sua mãe aconselha você a fazer. E essa pode ser a sua maior contribuição.

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2. Estabeleça relações entre pares dentro de sua própria geração na família

Há muitos problemas que dificultam a convivência com pessoas da mesma geração em seus negócios familiares: rivalidades, guerras por procuração, dinâmica de ramos familiares, relações diferentes com riqueza e distância geográfica. Lute ativamente contra dinâmicas insalubres em sua família.

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Cultive relacionamentos com pessoas de sua geração. Tanto membros da família quanto não-familiares para apoiar uns aos outros e ajudar a evitar as batalhas que às vezes destroem grandes empresas familiares.

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3. Transicione a rede existente da sua família por gerações

Só porque você não escolheu a rede existente que sua família tem, não significa que não seja valiosa. A capacidade de formar relacionamentos multi-geracionais com parceiros de negócios de outras empresas familiares – por exemplo, fornecedores, clientes ou distribuidores – pode ser uma vantagem fundamental.

Esses relacionamentos muitas vezes não são apenas transacionais. Eles são construídos com base na confiança. Frequentemente, melhores laços são formados, sabendo que seus pais ou até mesmo avós fizeram negócios juntos.

Mas esses relacionamentos não passarão de uma geração em uma empresa familiar para outra sem esforço. Trabalhe com os líderes atuais da sua empresa familiar para identificar em quais redes de suas redes existentes você deve construir seus próprios relacionamentos. Depois desenvolva um plano para conhecê-los. Por exemplo, organize uma reunião de negócios em que a próxima geração de ambas as famílias ouça e participe. Ou participe de uma palestra na conferência do setor para seu setor em conjunto e discuta as implicações para o futuro de cada um de seus negócios.

4. Cultive dois ou três conselheiros do círculo interno

É fantástico ter um bom número de pessoas com uma variedade de opiniões e experiências para conferenciar. Mas, no final das contas, você precisa de algumas pessoas em quem realmente confia para ajudá-lo a tomar boas decisões.

Embora algumas pessoas possam ser receptivas à ideia de estarem na sua rede, muitas estão ocupadas demais para realmente ajudar. Concentre-se nas pessoas a quem você pode recorrer quando precisar de ajuda e não há problema em reduzir suas perdas com as que não precisam.

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5. Cuidado com os “usuários”

Com um nome de marca familiar, também é fácil atrair pessoas mais interessadas no que você pode fazer por eles do que um relacionamento mutuamente benéfico. Certifique-se de proteger a rede que sua família já construiu.

6. Aproveite as suas oportunidades únicas

Por outro lado, ter um nome de marca pode ser um benefício real na construção de sua rede. Então não tenha medo de entrar em contato.

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