Conheça os 4 principais tipos de microempreendedores no Brasil

Quatro em cada dez mulheres se enquadram no perfil "Malabarista", segundo um levantamento inédito feito pela Serasa Experian

Tipos de empreendedorismo: 4 empreendedores juntando as mãos

(Crédito: s4svisuals/123RF)

Segundo uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, os microeempreendedores do Brasil basicamente se dividem em quatro perfis: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado. E de acordo com o estudo, as mulheres se concentram mais no primeiro grupo. Ou seja, um total de 40% delas sabem que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender” e contornam as dificuldades com muito otimismo. O perfil “Malabarista” também concentra a maioria dos homens. Porém com menor intensidade, num total de 33% dos tipos de empreendedorismo.

O levantamento buscou descobrir as características e aspectos demográficos desses quatro perfis de microempreendedores mais dominantes.

Arrojados têm pouca escolaridade

Em termos de educação, a maior parte dos que estudaram somente até o Ensino Fundamental (35%) faz parte do grupo “Arrojado”. Já aqueles que concluíram o ensino médio e superior dominam o grupo “Malabarista”.

Na divisão por setores da economia, na indústria se sobressaem os microempreendedores “Malabaristas”, com 60%. Na outra ponta do setor industrial estão os microempreendedores “Arrojados”, com apenas 5%.

Nordeste tem maioria de Autônomos

No levantamento por regiões, no Norte e Centro-Oeste do país há maior incidência (32%) do perfil “Realizador” – empresários com negócios estruturados e que se dedicam a crescer de maneira sustentável. No Sul (36%) e Sudeste (41%) os “Malabaristas” são mais recorrentes, enquanto no Nordeste há uma predominância de “Autônomos” (34%).

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Veja todos os números no quatro abaixo:

Perfis de empreendedores

(Fonte: Serasa Experian)

Confira abaixo todos os detalhes dos quatro perfis:

Malabarista (37% do total)

Os empreendedores “Malabaristas” sabem que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender”. Contornam as dificuldades com muito otimismo e a maior motivação está em entregar um trabalho de qualidade. Para atender bem, sacrificam o tempo, deixando para depois as atividades pessoais. O desafio dos “Malabaristas” é começar o próximo mês financeiramente melhor do que o anterior.

Realizador (25% do total)

Os “Realizadores” sentem muito orgulho por terem se tornado empreendedores. Possuem um negócio estruturado e dotado de visão, fruto de muita pesquisa e dedicação e, para terem segurança no que fazem, investem em cursos e pesquisa. A motivação para esse público é buscar diferenciais para o negócio e, com isso, garantir a realização pessoal. O objetivo dos “Realizadores” é crescer de forma estruturada e sustentável.

Autônomo (23% do total)

Os “Autônomos” podem ter se tornado empreendedores pela necessidade de atender às exigências das empresas para as quais prestam serviço. Porém, agora eles têm por objetivo estruturar o próprio negócio para atrair mais clientes e garantir a renda mensal.

Arrojados (15% do total)

Os “Arrojados” estão sempre atentos às tendências do mercado e, com isso, dispostos a assumir alguns riscos. As frustrações, consequência desse comportamento mais impetuoso, ajudaram esses microempreendedores a se preparar e ganharam experiência ao longo do tempo. O sucesso financeiro é a motivação dos “Arrojados” e, para alcançá-lo, sempre têm um plano B. O grande objetivo das pessoas com esse perfil é serem empresários de sucesso.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo IBOPE, conforme metodologia de perfis desenvolvido pela Serasa Experian. Para a realização do Perfil Nacional do Empreendedor, o instituto obteve informações de 448 microempresários e microempreendedores individuais dessas categorias em todo o país. A pesquisa foi realizada pela web, no formato questionário de autopreenchimento e respondida pelos proprietários, sem distinção de ramo de atividade, com base em listagem fornecida pela Serasa Experian e Ibope Inteligência.

Gostou desse conteúdo? Cadastre-se em nossa newsletter e receba toda sexta-feira um resumo com as notícias da semana no Negociarias.