Como fazer meu negócio caminhar nas minhas férias?

A ausência do dono por alguns dias não significa o desmoronamento de uma empresa. Alguns dias de descanso podem trazer mais produtividade ao trabalho

Foto de dois turistas caminhando em viagem de férias.

Viajar, conhecer novas pessoas e lugares pode ser uma ótima oportunidade para o empreendedor. Crédito: warrengoldswain/123RF

É muito comum que empreendedores tenham dificuldades em tirar férias. A ansiedade com os resultados e o medo de que a empresa pare sem sua presença são sentimentos conhecidos pela imensa maioria dos donos de negócios a adiarem, a ponto de levá-los a deixar o lazer e a vida pessoal em segundo plano.

Se os funcionários de empresas têm direito a pelo menos algumas semanas de férias num ano, os empreendedores também precisam se dar esse direito. Afinal de contas, trabalhar sem parar é desgastante e contraproducente.

Descansar a mente dá espaço para novas ideias

Numa viagem de férias, você poderá conhecer pessoas e lugares, ter novas ideias e até mesmo oportunidades de negócios. Sem contar que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal tem tudo para melhorar a produtividade de seu negócio.

Leia também:
– Como aumentar o seu preço sem perder os clientes
– Pequeno empreendedor: ganhe reputação online gastando pouco

Porém, como se ausentar com a certeza de que tudo ficará bem na empresa? Sem dúvidas, esse é um dos muitos desafios encontrados pelos empreendedores. O site Entrepreneur listou essas cinco dicas que você deve seguir, para ver que é possível seu negócio caminhar em segurança enquanto você descansa por alguns dias.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

1- Construa uma cultura positiva

Dê aos seus funcionários certa responsabilidade para realizar tarefas. É importante que eles possuem valores como confiança, trabalho árduo e criatividade. Sendo assim, na ausência do chefe, eles serão capazes de se manter firmes e fazer todo o negócio caminhar normalmente.

2- Trabalhe com as pessoas certas

Ter uma equipe capaz e confiável não traz ansiedade ao empreendedor. Ele saberá que seus funcionários resolverão qualquer possível problema mesmo que não esteja por perto. Encontrar essas pessoas não é tarefa fácil, mas tê-las ao seu lado deixará você mais seguro para tirar férias.

Equipe montando torre de madeira em mesa

(Crédito: rido/123RF)

3- Deixe claro suas expectativas

Defina metas de desempenho para sua equipe. Deixe claro quais resultados deseja. É importante que seus funcionários entendam o que você espera deles. Essa expectativa vai gerar ação.

4- Esteja acessível

Ter uma comunicação clara com seus funcionários é uma necessidade. Uma empresa não funciona sem comunicação. Portanto, esteja acessível. Graças à tecnologia atual, através do seu celular, você pode obter informações em tempo real sobre o seu negócio. Mantenha contato com sua equipe para saber dos acontecimentos da empresa e ajudá-los em possíveis dúvidas e problemas.

5- Defina uma recompensa justa pelo trabalho

Deixe seus funcionários motivados para obter o melhor deles. Eles são seu recurso vital, recompensá-los ajuda muito no nível de produtividade. Faça com que sua equipe realize tarefas definidas com ânimo. Se eles tiverem essa capacidade, pouco importa se você está ou não presente. As metas serão alcançadas e você poderá dar uma boa recompensa pelo trabalho feito.

E você, empreendedor? Como faz para desligar um pouco de seu negócio e tirar alguns dias de folga? Escreva para o Negociarias e conte sua experiência!