Como ser o melhor gerente de logística: 10 segredos para o sucesso

Descubra estes 10 segredos para o sucesso de seu gerente de logística e, antes de perceber, você será o herói do escritório.

Assim como o trabalho do gerente logístico da cadeia de abastecimento é composto por muitos componentes móveis. Embora isso signifique que você estará fazendo muitos malabarismos, no entanto, significa também que você será capaz de fazer melhorias. Se você está procurando melhorar suas habilidades como gerente logístico e de expedição, você deve tentar estas 10 estratégias para ser bem sucedido Antes de terminar, você será o herói do escritório.

Como ser o melhor gerente de logística: 10 segredos para o sucesso

Como ser o melhor gerente de logística: 10 segredos para o sucesso

1. Obtenha a tecnologia certa de gerenciamento de transporte

se você não estiver usando um sistema de gerenciamento de transporte (TMS) eficiente, a escolha de um que seja compatível com suas exigências lhe proporcionará muita visibilidade e também economia. O software TMS pode ajudá-lo a acompanhar as remessas, analisar o desempenho de sua transportadora, melhorar o roteamento e proporcionar total transparência. Com base na revista Logistics Management, um software TMS pode reduzir os custos totais de transporte em 30 por cento…

Naturalmente, o mais importante é garantir que seu TMS seja capaz de atender às suas exigências particulares. É importante considerar a forma como ele é usado para beneficiar seu negócio, os benefícios que ele pode trazer e se ele pode se adaptar às necessidades de seu negócio à medida que você se expande.

Em geral, a longo prazo, os TMSs são geralmente projetados para ajudá-lo a administrar: Os TMS o ajudarão a lidar com isso:

  • Contratos
  • Visibilidade do embarque
  • Notificações de clientes
  • Tendências de embarque
  • Tarefas contábeis
  • Os benefícios: Com a tecnologia do seu lado, você será capaz de administrar uma cadeia de fornecimento eficiente e melhorar a experiência dos clientes.

2. Encontre outras maneiras de automatizar

da mesma forma que ajuda a gerenciar o transporte, o software pode ajudá-lo a automatizar seu fluxo de trabalho, e ajudá-lo a gerenciar coisas como:

  • Entrada de mercadorias
  • Recuperação de produtos
  • Processamento do despacho
  • Reembalagem

Os benefícios: Encontrar maneiras de automatizar o fluxo de trabalho poderia reduzir as despesas e aumentar os níveis de estoque e a precisão dos pedidos.

3. Iniciar um programa de conformidade do fornecedor

Quanto melhores forem e interagirem as operações de seus fornecedores, mais flexível se tornará sua cadeia de abastecimento. Um acordo com seu fornecedor lhe permite definir padrões para seus fornecedores, monitorar seu desempenho e verificar se eles estão atingindo os objetivos que você estabeleceu para eles.

Os programas de conformidade do fornecedor podem lhe ajudar:

  • Melhorar o desempenho dos vendedores
  • Retificar e tratar de questões que afetam o serviço
  • Recompensa os principais fornecedores e melhora a confiabilidade dos fornecedores.
  • Reduza o custo
  • Melhorar o atendimento ao cliente

Os benefícios: Quando você cria um sistema de incentivo para os fornecedores por seu trabalho e desempenho, ele pode ser benéfico tanto para você quanto para eles.

4. Criar alianças com fornecedores-chave

Uma vez que você tenha um programa de conformidade de fornecedores, você poderá utilizar estes pontos de contato regulares para desenvolver uma conexão mais forte com seus fornecedores. A criação destas sólidas alianças inspirará os fornecedores com os quais você trabalha a

  • Mantenha-se fiel a você e a sua empresa
  • Traga os problemas à tona para que você possa resolvê-los em uma equipe.
  • Descubra maneiras de melhorar
  • Encontrar maneiras de crescer juntos

Os benefícios: Trazer um fornecedor para fazer parte da equipe é apenas o primeiro passo nos relacionamentos, e não necessariamente o final. Certificar-se de administrar estes relacionamentos pode beneficiar a retenção, lealdade, eficiência e atendimento ao cliente.

5. Tornar as métricas significativas

Você provavelmente tem uma quantidade inesgotável de dados relacionados à sua cadeia de abastecimento. Hoje, mais do que nunca, é crucial ter cuidado com as métricas que você irá relatar. Ao escolher as métricas, certifique-se de que elas atendam aos seguintes critérios:

  • Na verdade, isso pode ajudá-lo a avaliar a eficiência. Esqueça o ruído de fundo e concentre-se no que realmente importa. Estas podem ser medidas como a quantidade de pedidos concluídos e a precisão dos pedidos, o desempenho no prazo ou o tempo de ciclo.
  • Conte uma história envolvente para seu público. Com o que sua equipe estará preocupada? E quanto aos executivos? Escolha seu público, depois utilize suas métricas para criar uma história envolvente que ressoe com eles e inspire o comportamento desejado.
  • Use diretrizes específicas. Se dois dos itens incorretos forem enviados, isso significa que houve um ou dois erros? Certificar-se de que as métricas estejam devidamente estabelecidas garantirá a uniformidade entre os relatórios.

Os benefícios: Quando escolhidos com sabedoria e apresentados em tempo hábil, as métricas podem estar entre os métodos mais eficazes para impulsionar mudanças.

6. Veja sua cadeia de suprimentos como Circular, não Linear

Na cadeia linear de abastecimento os recursos naturais são utilizados para fazer produtos que depois são consumidos e consumidos e eventualmente acabam sob a forma de lixo. Na cadeia de suprimentos circular, os materiais residuais são reutilizados e reutilizados, de alguma forma substituindo alguns dos recursos naturais utilizados, o que fecha a cadeia de suprimentos. Esteja ciente do que acontece depois que seus bens são consumidos e as maneiras de recuperar os recursos naturais de seus produtos existentes lhe trarão muitas vantagens:

  • Menores custos de material
  • Melhor utilização dos ativos
  • Redução do desperdício
  • Impacto nos recursos naturais menos

Os benefícios: Como as empresas e os consumidores têm uma preocupação crescente com o equilíbrio entre o custo ambiental e a sustentabilidade, avançar em direção a cadeias de fornecimento circulares verifica cada caixa.

7. Acompanhar as tendências da indústria

Como fazer com que funcione: Possibilidades de que você tenha olhado em profundidade através de seus processos para identificar maneiras de melhorar No entanto, você já pensou sobre o que outras empresas estão fazendo? Examinar a cadeia de fornecimento pode lhe dar a motivação para implementar mudanças positivas – especialmente quando você estiver ficando sem idéias. Para encontrar tendências benéficas, você pode tentar estes métodos:

  • Compare outras empresas. Quais são seus procedimentos? Quais são seus métodos mais eficazes? Quais são as melhorias que elas têm feito nos últimos tempos? Responder a estas perguntas e contemplar como as respostas podem ser aplicadas à sua própria cadeia de fornecimento pode fornecer algumas idéias excelentes.
  • Acompanhe as tendências da indústria. Encontre artigos de fontes da indústria, tais como Supply Chain Digital, revista Logistics Management, Inbound Logistics ou Supply Chain Management Review para apenas alguns.
  • Seja parte de uma associação profissional. Trabalhar em rede com outros gerentes de logística e expedição pode fornecer muitas idéias para melhorar.

Os benefícios: Pisar fora de seus limites (seja física ou eletronicamente) pode abrir as portas para novos e lucrativos terrenos.

8. Assegurar que a logística seja uma peça chave da Estratégia de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP).

O negócio que você administra tem um plano operacional anual que integra todas as funções de seu negócio, incluindo fabricação, aquisição de vendas, fabricação e muito mais? Não deixe de estar sentado à mesa. A mesa discutirá tópicos tais como:

  • Objetivos de primeira linha
  • Custos de conclusão do processo
  • Custos de linha de fundo e objetivos da linha de cima

Os benefícios: Quando você estiver in-the-know e conectado à estratégia geral, ele ajudará a economizar custos em certos casos ou a reduzir despesas em outros e, no final das contas, aumentará os lucros. A participação em sua parte na Estratégia de Planejamento de Vendas e Operações ajudará a melhorar o processo geral e dará à sua equipe mais certeza para atingir seus objetivos e também fará com que você pareça um membro importante da equipe enquanto estiver fazendo isso.

9. Faça um Plano de Backup Sólido

O segredo: Embora você provavelmente esteja tendo muito mais prazer em imaginar que sua cadeia de abastecimento funciona bem em vez de imaginar o que aconteceria se ela fosse quebrada, é crucial pensar no que você faria no caso de o pior poder acontecer. O que você faria se houvesse uma greve industrial, um desastre natural, ou qualquer outra grande interrupção na navegação e a carga de seu cliente ficasse presa? Fazer um plano de emergência ajudará a manter as coisas em movimento. Comece por seguir estas etapas:

  • Você deve designar alguém para a tarefa. Identifique a pessoa que irá implementar seu plano de ação em caso de emergência.
  • Determine todos os problemas potenciais e depois faça um plano para lidar com a possibilidade deles. Faça uma lista de todas as possíveis perturbações, tais como mau funcionamento do clima ou do sistema devido a vazamentos de produtos químicos e talvez ataques terroristas. Uma vez que você tenha uma compreensão completa dos cenários possíveis a serem considerados, você pode criar planos para cada um deles.
  • Obtenha assistência antes que estas situações ocorram. Fale com seus transportadores (ou mesmo com aqueles que você não tenha encontrado, caso precise) e aprenda sobre as opções que eles podem oferecer para agilizar o transporte e a ajuda na execução de seu plano de ação em caso de emergência.
  • Conduza um teste. A única maneira de verificar se sua idéia será bem sucedida é testá-la, executando um teste inicial. Se algum problema for descoberto, faça os ajustes que forem necessários.
  • Revise seu plano. Os planos de contingência não têm que ser colocados em pedra. Você deve revisar os planos que você tem em vigor a partir do momento para garantir que estejam atualizados à medida que seus transportadores, clientes e regulamentos evoluem.
    Os benefícios: Quando o pior acontecer, você terá menos preocupações e mais impressionamento com seus clientes.

10. Alavancar a Responsabilidade Social como um Diferenciador

Obter e vender produtos e serviços com base nos custos permitirá que você deixe uma marca no mercado. O engajamento em responsabilidade social mostra que você está dando uma olhada na grande imagem, enquanto faz o que pode para agir como um cidadão corporativo responsável. No contexto de sua cadeia de fornecimento, pense em coisas como:

  • Questões ambientais, tais como meio ambiente, sustentabilidade, resíduos e emissões
  • O impacto sobre a comunidade local
  • Práticas comerciais baseadas na ética
  • Direitos humanos
  • Segurança

Os benefícios: Quando você olha além da economia de seu negócio e pensa nos aspectos ambientais e sociais, também pode resultar em qualidade em toda a cadeia de fornecimento e colocará um bônus adicional também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima