Conheça estratégias para você reduzir custos no seu negócio

Reduzir os custos pode ajudar sua empresa a ser mais eficiente e produtiva. Mas quais são as estratégias de redução de custos que você pode começar a implementar hoje?

Pessoa cortando dinheiro com tesoura dourada

(Crédito: belchonock/123RF)

Uma coisa é certa: os custos irão aumentar de forma considerável. E, se você não tomar cuidado, esses custos podem superar seus lucros. As estratégias para reduzir custos visam melhorar os recursos para diminuir a carga operacional e melhorar a produtividade do negócio.

As estratégias mais comuns incluem investir em áreas rentáveis ​​e rastrear os gastos, otimizando o trabalho e os processos. Em artigo recente, o Open Forum listou algumas dicas para ajudá-los nessa redução de despesas.

1. Descubra quais são os melhores e os piores produtos de sua empresa

Se ainda não determinou os produtos e/ou serviços que oferecem o maior retorno e os maiores lucros, este pode ser um bom momento para começar. Você pode querer investir nessas áreas enquanto corta aqueles que não são essenciais para o futuro da sua organização.
+Leia também: Seu produto atende as necessidades do seu cliente?

Às vezes, pode significar a retirada de um produto ou serviço que não atende às expectativas. Talvez será difícil, mas deixe de lado suas emoções. Essa atitude pode ajudá-lo a perceber se você está gastando muito mais em desenvolvimento, produção e marketing do que está recebendo em receita. Tomar essa decisão é uma das estratégias de redução de custos mais eficazes.

2. Otimize o trabalho e reconfigure os processos

Rusty Koss, CEO do fabricante de roupas Koss Creative Brands, fez estratégias de redução de custos uma prioridade este ano. “Nossa equipe de fabricação passou algumas semanas, cronometrando a transição e os ciclos de nossas células de trabalho”, explicou Koss. “Os horários incompletos foram um sinal de que não estávamos trabalhando de forma eficiente, e o tempo real do ciclo mostrou algumas deficiências. Agora também podemos ser específicos sobre quantas pessoas precisamos por célula de trabalho durante as operações normais”.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Como resultado desta estratégia de redução de custos, a Koss Creative Brands gastou 15 a 20% menos para produzir uma camisa. A Koss diz que a empresa também se beneficiou de uma diminuição no estoque de produtos de mais de 10%. Isso resultou em um fluxo de caixa mensal mais forte e rentabilidade.

Equipe da marca Koss Creative

Equipe Koss Creative. (Divulgação: Instagram)

Os processos de reconfiguração também são outro exemplo de estratégias efetivas de redução de custos.  O CEO da empresa de contabilidade DeepSky W. Michael Hsu eliminou encontros desnecessários ao estabelecer um sólido conjunto de expectativas, processos e ritmos de check-in. “A fim de diminuir o caos e evitar as distrações que custam dinheiro e manter o trabalho real de ser feito, nós estabelecemos todos com um objetivo claro seguido de prioridades em cascata e métricas para evitar confusões”, disse ele.
+Leia também: 3 dicas para organizar suas tarefas e não perder tempo

3. Estratégias automáticas de redução de custos

A automatização desempenha um papel que permite maiores economias de escala e a capacidade de produzir os mesmos produtos e serviços a um custo menor.
+Leia também: Conheça as principais tendências tecnológicas para 2018

Ela também pode reduzir os custos, eliminando contingências humanas de agendamento, diminuindo os erros de produção e aumentando a eficiência geral.

A chave para a redução efetiva de custos é uma sólida compreensão do que agrega valor ao seu negócio e o que não acontece. Uma vez feito isso, a execução sob a forma de gerenciamento de processos e estratégias de automação pode ser mais fácil.

Gostou do artigo? Assine nossa Newsletter e receba mais dicas para ajudar as finanças do seu negócio.