O que fazer para sua empresa não se tornar ultrapassada?

Você acha que o seu negócio está parado no tempo? Veja uma lista de atitudes que você pode tomar para reverter esse quadro de estagnação

Foto de uma fábrica antiga e abandonada.

No mundo atual, é essencial se atualizar constantemente para não se tornar obsoleto | Créditos: gyn9037/123RF

O mundo mudou e o mercado de trabalho mudou junto. As prioridades, de longe, já não são mais as mesmas de antes, tanto na relação de empresas com seus funcionários quanto na interação com os clientes. E ignorar essa nova realidade pode fazer um negócio perder boas oportunidades, especialmente frente aos concorrentes.

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Após conversar com especialistas, a revista Exame listou os cinco sinais que mostram que seu negócio está ultrapassado, aproveitando para apresentar soluções para esse tipo de problema.

Confira a lista:

1- Saber que felicidade gera produtividade

Jovem feliz fazendo trabalho remoto para empresa

gstockstudio / 123RF

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Funcionário feliz trabalha melhor. Trate bem sua equipe. Não fique apegado à regras formais e ultrapassadas. As pessoas hoje buscam por empresas mais flexíveis. Não perceber isso pode fazer com que sua empresa perca a oportunidade de contratar as melhores mentes do mercado.

2- Preste atenção no seu cliente

Empreendedores atendendo clientes satisfeitos

Crédito: stockbroker/123RF

Atualmente, a concorrência no mercado é grande. Vai conquistar o cliente quem tiver a melhor solução para o problema dele. Converse com seu público para saber quais são as suas necessidades. Faça-o interagir com sua marca. Esteja presente nas redes sociais lendo as sugestões e reclamações. Sua empresa precisa ter o consumidor como foco.

3- Preste atenção na concorrência da sua empresa

Homens de terno na linha de largada de pista de corrida

Crédito: pressmaster/123RF

Da mesma forma, fique de olho no que a concorrência está fazendo. Se alguma marca do seu setor desenvolver algo novo, você não pode ignorar e ficar ultrapassado. Não basta apenas ser um bom administrador. Atualize seu comportamento de gestão. Busque informações, desenvolva contatos e seja inovador.

4- Não gaste dinheiro com supérfluos

Closeup em notas de 100 reais

Crédito: albund/123RF

Olhe para sua empresa e observe se não tem gastos desnecessários. Você precisa mesmo de um espaço tão grande? Sua equipe precisa mesmo de tanta gente? Cortando grandes gastos, você poderá investir mais no desenvolvimento do seu produto.

5- Preocupe-se com o meio ambiente

Homem de terno regando muda de árvore

Crédito: gajus/123RF

Não ache que sustentabilidade é apenas marketing. Não se trata só de ter uma imagem positiva. Os clientes estão cada vez mais conscientes e prestando atenção em como as empresas produzem. Fazer seu empreendimento crescer de forma sustentável reduz custos energéticos e hídricos, além de fazer a sua parte em relação ao meio ambiente.