5 maneiras de melhorar um processo de venda

Assim como o ato de fazer uma venda é importante, o mesmo acontece com o processo. Conheça as estratégias que podem ajudar a criar um processo de venda

Mulher negra líder no processo de venda

(Crédito: 123RF)

Uma coisa é certa: sem vendas, sua empresa não vai crescer. A linha vital de sua empresa depende da capacidade da empresa de gerar receita com o processo de venda de produtos ou serviços de maneira consistente.

E, assim como o ato de fazer uma venda é importante, o mesmo acontece com o processo da sua equipe. Embora a compensação de vendas seja certamente um grande motivador para que sua equipe atinja suas metas de vendas, há outras maneiras de aprimorar a estratégia e o processo de venda de sua equipe. O site Open Forum indicou cinco maneiras de como melhorar e ajudar a sua equipe.

1. Estabeleça metas claras de vendas

Muitas vezes, a empresa determina sua meta anual de vendas para o próximo ano durante o processo de orçamento de final de ano. É importante deixar sua equipe confortável com a meta de vendas individual e traçar um caminho claro para atingi-las.

Se você tiver dúvidas sobre a capacidade da sua equipe de atingir suas metas de vendas, tente expressar essas preocupações e reajuste as metas conforme necessário. Faça as seguintes perguntas para ajudar a sua equipe:

  • Meu vendedor tem uma área de serviço ou linha de produtos bem estabelecida ou nascente?
  • Espero que meu vendedor gere sua meta de vendas de diferentes tipos de clientes?
  • Suas outras responsabilidades impedem que ele acerte seu alvo?
  • Sua meta de vendas é realista dada a oportunidade de mercado?

2. Incentive sua equipe a desenvolver uma rotina

Há tantas distrações em nossas vidas diárias, desde uma constante enxurrada de e-mails e feeds de notícias até o ataque das mídias sociais. Encorajar sua equipe de vendas a desenvolver e manter uma rotina de vendas pode ajudar.

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Se o seu vendedor for mais produtivo no período da manhã ou se o horário da noite for ideal para alcançar os clientes, permita que eles separem uma hora durante esse período dedicado à divulgação de vendas a clientes em potencial.

Evite que sua equipe se distraia para proteger seu tempo e garantir que seus esforços resultem em uma venda. Resista à tentação de enviar e-mails da equipe que não fazem parte da estratégia geral de vendas da empresa durante esse período.

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3. Envolva outros líderes no processo de venda

Quando a empresa concentra os esforços de vendas em uma pessoa é difícil fazer uma venda. Em vez disso, considere a possibilidade de aproximar outros líderes ao processo de venda.

Essas pessoas mais experientes são úteis para fechar um acordo e demonstrar o compromisso sincero da empresa com seus clientes.

4. Entenda o processo de vendas da sua empresa

Sem um profundo entendimento de como os clientes compram seus produtos e serviços, pode ser difícil para uma empresa atingir suas metas de vendas.

Algumas perguntas que os empreendedores precisam saber responder:

  • Seu processo de vendas dura algumas horas ou se estende por vários meses?
  • Onde você encontra clientes dispostos e aptos a comprar o que você tem a oferecer?
  • Seus clientes confiam em referências para tomar uma decisão de compra? Quais?
  • Quem é o tomador de decisões para o produto ou serviço que você está vendendo?
  • Qual é a quantia típica de dinheiro que um cliente gasta em seu produto ou serviço?
  • Qual é a taxa de conversão para gerar uma venda?

5. Analise constantemente seu progresso

Medir seu progresso permite avaliar a eficácia da abordagem de sua equipe de vendas. Para medir efetivamente seu progresso, sua empresa precisa ter a infraestrutura e as ferramentas de dados corretas. Por exemplo, muitas empresas eficazes usam sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente ou painéis proprietários que fornecem indicadores-chave de vendas: taxa de acerto, vendas por pessoa, a porcentagem de vendas por produto ou linha de serviço, etc.

No entanto, uma vez que você avalie o progresso de sua equipe em um período específico (por exemplo, semanal, mensal ou trimestral), reflita sobre o que está funcionando e o que não está e aja com a equipe de vendas.

Se um vendedor estiver atrasado em suas metas de vendas, peça ao seu vendedor de alto desempenho para compartilhar o que está funcionando para ele com toda a equipe. Embora nem todas as culturas de negócios funcionem com espírito de colaboração, algumas das equipes de vendas mais eficazes aproveitam a oportunidade de aprender umas com as outras.

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