6 dicas para empreendedores combaterem a procrastinação

A falta de motivação é uma das principais causas da procrastinação. Descubra algumas maneiras de contornar essa estagnação

Pequena lesma andando de forma lenta, simbolizando a baixa produtividade no trabalho.

(Crédito: Laures/123RF)

Ninguém está livre da procrastinação. Até mesmo os empresários mais motivados podem cair em um estado de inércia, no qual fazer as coisas parece impossível. Pode ser falta de inspiração ou uma paralisia diante de muitas tarefas. E com isso, fica difícil manter a produtividade no trabalho como de costume. A Forbes listou seis maneiras para ajudar a superar essas desacelerações e voltar com força total.

1. Tome atitudes para criar

Muitas vezes, a melhor maneira de sair da procrastinação é simplesmente agir. E pouco importa qual será a ação. Pode ser um trabalho administrativo, alguma pesquisa para começar um novo projeto ou mesmo algo completamente diferente do seu negócio. Uma vez que você começa a se mover, sua energia geralmente começará a fluir de volta.

Mas atenção: não comece qualquer coisa que possa ser uma distração, como as mídias sociais. Evite-as a todo custo. A menos que seja uma parte importante do seu trabalho.

2. Priorize tarefas

Se você está se sentindo sobrecarregado com o tamanho de sua lista de tarefas, elimine os itens menos urgentes. Não os descarte completamente, a menos que eles sejam realmente desnecessários. Analise quais trabalhos realmente precisam ser feitos primeiro. Isso ajudará a ter um pouco mais de clareza e gerar uma explosão de motivação.
+Leia também: 10 perguntas para você traçar prioridades na sua agenda

3. Liste seus objetivos

Outro tipo de lista que pode ser um motivador poderoso. Se você está se sentindo devagar, lembre-se de seus objetivos de longo prazo. Seja para o seu negócio, seja para sua vida pessoal. Ver as suas ambições em preto e branco irá reorientar sua mente de forma eficaz.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Alvo com seta cravada no centro

+Leia também: 4 maneiras de se motivar para conquistar metas a longo prazo

Revise seus objetivos de tempos em tempos para nunca se perder no caminho do que realmente deseja.

4. Dê a si mesmo uma boa conversa

Quando você sabe que você tem coisas para fazer, mas você não está com um bom estado de espírito, é fácil ficar frustrado e irritado consigo mesmo. E isso não vai melhorar a situação. Em vez disso, lembre-se de seus talentos e realizações. Quebre os pensamentos negativos.

A dica pode parecer estranha, mas tente conversar consigo mesmo. Fale todos os pensamentos positivos para si. Isso pode ser uma maneira incrível de achar aquela energia que está faltando.

5. Lidar com uma tarefa desagradável

Entretanto, tem momentos que é realmente difícil se entusiasmar. Nessas horas, tente começar uma tarefa que você evitou. Você provavelmente não vai encontrar a sua motivação fazendo isso, mas pelo menos, vai usar o seu tempo de forma produtiva. Ao terminar um trabalho desagradável, você sentirá uma sensação de conquista que pode ser o empurrão que você precisa para continuar.
+Leia também: 3 dicas para organizar suas tarefas e não perder tempo

6. Faça uma pausa

Tire algum tempo para recarregar suas baterias. Estresse não ajuda ninguém, mas uma pequena pausa é rejuvenescedora. Faça uma meditação, tire uma soneca, faça uma caminhada ou ande de bicicleta. Se possível, tire uma semana de férias ou pelo um fim de semana inteiro de folga.

E o principal: nesses momentos de pausa, desligue todos os seus dispositivos tecnológicos. Faça que esses momentos sejam só seus.

Gostou das dicas? Assine nossa Newsletter e receba artigos sobre o mundo do empreendedorismo.