Como evitar erros ao dar más notícias

Sempre haverá assuntos difíceis que precisam ser compartilhadas com sua equipe. Fique longe desses erros comuns de comunicação

Homem dando más notícias

(Crédito: 123RF)

Um dos trabalhos mais importantes dos líderes é dizer às pessoas o que está acontecendo, mesmo quando são más notícias. Os líderes devem ser capazes de abordar tudo. Desde uma questão de desempenho individual até a negação de orçamento para novos funcionários ou outros recursos, a perda de um cliente ou projeto. E até mesmo uma ameaça existencial ao negócio, como uma alteração tarifária ou regulatória.

Aprenda as dicas do site Entrepreneur sobre como dar más notícias. E entenda por que qualquer tentativa de minimizar o desconforto do líder geralmente leva a mais confusão ou dano do que o necessário. Aqui estão quatro erros comuns que os líderes podem cometer se não tiverem um treinamento apropriado. Ou se não tiverem desenvolvido a confiança para apresentar a situação com clareza.

Deixando a notícia vazar

Alguns líderes preferem evitar o conflito e mencionam partes da situação em reuniões ou a outras pessoas. Partem do pressuposto de que o destinatário de alguma forma vai entender a mensagem. É confuso para o receptor das más notícias não entender claramente toda a situação.

Alguns funcionários perderiam completamente o ponto e seu comportamento ou desempenho não melhorariam. Além disso, o líder parecia fraco e ineficaz. Se você não está confiante de que pode lidar com a situação sem problemas, faça parcerias com outros executivos. O importante é garantir que todas as más notícias possam ser entregues de uma só vez.

Sendo direto demais

Muitos líderes não percebem que fazem isso. Eles acham que são diretos e seguem em frente. Mas, para o destinatário, pode parecer que alguém acabou de descarregar tudo e os deixou sozinhos para limpar a bagunça.

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Dar um feedback tão duro pode desmotivar uma equipe. E não pode não ter deixado claro quais as mudanças são necessárias.

Passar alguns minutos extras com esses membros da equipe, fazer um plano conjunto para os próximos passos, amarrar as pontas soltas ou expressar sua gratidão por seu compromisso com as novas mudanças faz mais diferença para as pessoas.

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Falando por ambos os lados

Os líderes que fazem isso, em vez de dar tempo e encorajamento ao destinatário para fazer perguntas ou compartilhar reações, deixam o destinatário aceitar as más notícias sem questionar muito. Seus funcionários vão precisar de mais informações, apoio ou tranquilidade para poder aceitar a mudança ou implementar a nova direção.

Esperando compreensão fácil

Anos atrás, alguns pais diziam: “Isso vai me machucar mais do que te machuca”, para justificar o tratamento severo. Líderes que se comportam dessa forma se absolvem da responsabilidade por qualquer coisa que o receptor tenha que sofrer, bem como pelo problema em si. Eles estão agindo como mártires e esperam que o destinatário os agradeça pelas más notícias, em vez de retroceder.

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