4 maneiras para você conseguir maximizar seu tempo

Você aumenta a sua produtividade diminuindo tudo o que te distrai. Veja as dicas de como conseguir aproveitar melhor sua rotina e ganhar mais tempo

Como conseguir mais tempo: mulher olhando pro relógio

(Crédito: 123RF)

Você já se sentiu como se simplesmente não houvesse horas suficientes no dia? Embora você não possa aumentar a quantidade de horas do dia, há muitas maneiras fáceis de conseguir mais tempo para as coisas que você precisa realizar.

Como você pode ganhar mais tempo? A resposta é simples: identifique as coisas que estão ocupando sua rotina ou causando procrastinação e faça as alterações necessárias. O site Entrepreneur mostrou estão quatro maneiras fáceis de maximizar seu tempo e fazer o seu dia render mais.

1. Defina metas claras

Objetivos imprecisos não proporcionam uma motivação forte. É muito difícil trabalhar para um empreendimento ou projeto que não seja motivado. É o caminho para a procrastinação, onde é fácil recorrer à velha desculpa de não ter tempo.

No entanto, se existe um objetivo claro, como “comprar uma casa em dois anos”, você tem pelo que trabalhar. Quanto mais você quiser, mais motivador será. Com um objetivo em mente, você tem a capacidade de dividir em pequenas etapas ​​que vão te levar a atingir sua meta.

Existem dados científicos para apoiar este conceito. É chamado Teoria da Fixação de Objetivos, que é baseada no trabalho feito na década de 1960 pelo Dr. Edwin Locke e pelo Dr. Gary Latham. Ao pesquisar a conexão entre desempenho e metas, eles determinaram que existe uma forte relação entre a especificidade de um objetivo e o desempenho no trabalho das pessoas. Objetivos específicos geralmente levam a um melhor desempenho do que os não específicos ou facilmente alcançáveis.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

2. Crie uma rotina

Sucesso é a recompensa da rotina. Se você não está seguindo um conjunto de rotinas bem-sucedidas, provavelmente não está gerenciando seu tempo de forma eficaz. Como um exemplo extremo, considere a rotina matutina do CEO da Apple, Tim Cook. Ele acorda às 3h45 da manhã diariamente, alegando que isso lhe permite passar pelos 700 ou mais e-mails que recebe por dia. E dá a ele tempo para se exercitar antes de entrar no escritório.

Esse tipo de horário pode não ser para você, mas você pode definitivamente se beneficiar da adição de rotinas positivas em sua agenda. Considere acordar mais cedo para ter tempo de fazer outras tarefas e você possa se concentrar no trabalho mais tarde. Ou, você pode fazer uma rotina de dedicar 20 minutos para o desenvolvimento da sua carreira após o jantar todas as noites.

Depois de um tempo na rotina, vai virar um hábito. E você descobrirá que é fácil criar tempo para as coisas.

3. Seja responsável

A falta de responsabilidade torna muito fácil procrastinar, o que torna muito difícil ter a motivação necessária para definir o tempo na sua agenda. Mesmo para projetos que você se importa profundamente. A solução é simples: você precisa de alguém ou de algo para se manter responsável.

Um parceiro de prestação de contas pode ser extremamente útil nesse sentido. Isso é alguém (um mentor, um amigo ou um parceiro) que analisa como você está indo em relação ao seu progresso para alcançar seus objetivos. Quando você sabe que seu parceiro de responsabilidade vai te analisar, provavelmente terá mais tempo para projetos ou tarefas. O simples fato de alguém ter os olhos no seu progresso pode ser um motivador poderoso para parar de procrastinar e começar a trabalhar no que é importante.

4. Elimine maus hábitos

Este é um fato difícil de enfrentar.  Mas a sua falta de tempo pode ser devido a cair em maus hábitos. Por exemplo, você está dormindo o tempo todo ou assistindo a programas de TV todas as noites? Você está na mídia social o tempo todo ou sai em excesso com os amigos?

Você provavelmente respondeu sim a pelo menos uma das opções acima. Afinal, você é humano. Todo mundo precisa desabafar ou relaxar de vez em quando. Tirar folga pode realmente ser uma coisa muito boa para sua carreira. Mas se você estiver fazendo tudo isso diariamente, você acaba de identificar várias maneiras de alterar facilmente sua agenda para ganhar mais tempo.

Como você pode mudar? Comece pequeno. Por exemplo, comece com 30 minutos por dia para sair das mídias sociais. Você pode dedicar esse tempo para ler, estudar algo sobre o negócio ou para aprender uma nova habilidade. Qualquer coisa que você já pensou, porém alegou que não tinha tempo para fazer.

Gostou desse artigo? Assine a newsletter do Negociarias e receba toda semana mais dicas sobre empreendedorismo.