6 dicas para conquistar o cliente e vender mais

O atendimento ao cliente é fundamental no processo de vendas. Por isso, invista sempre na capacitação e no treinamento de sua equipe

Conquistar o cliente: atendente realizando venda

(Crédito: wavebreakmediamicro/123RF)

O atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes no processo de vendas e está intimamente ligado ao fracasso ou sucesso de um negócio. Quando o consumidor se sente bem atendido, são grandes as possibilidades de ele voltar a consumir os produtos da sua empresa. Ou seja, conquistar o cliente significa crescimento.

Para melhorar o atendimento ao seu consumidor, o Sebrae de Mato Grosso preparou seis dicas que você já pode começar a aplicar agora mesmo no seu empreendimento.

Veja as seis dicas:

1. Uma recepção exemplar

O bom processo de venda tem início com a recepção aos clientes. Especialmente no caso de um público-alvo feminino, é essencial que vendedores sejam atenciosos e receptivos assim que as consumidoras entram na loja. A equipe de vendas precisa estar bem arrumada, para causar uma boa impressão. E isso inclui roupa, cabelo, unhas, maquiagem e sobrancelha. E tenha sempre em mente: o vendedor conduz a venda e deve acompanhar a cliente durante todo o processo, desde a entrada até a saída.

2. Conheça o perfil do cliente

Vendedores precisam ter a percepção de rapidamente identificar e entender o estilo dos clientes. Assim, pode surpreendê-los com novidades certamente irão agradar. Mas um ponto exige atenção: o cliente precisa ficar livre para efetuar suas escolhas. As sugestões só devem ser feitas se houver abertura para isso.

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3. Invista em capacitação

O atendimento adequado da equipe de vendas passa pela capacitação dos funcionários. É preciso que eles demonstrem disposição, presteza e sutileza necessárias. E por isso, o investimento em treinamento é fundamental. Os vendedores também devem estar bem informados sobre os produtos ofertados e sobre as tendências de moda, para melhor orientar seus clientes.

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4. Venda os produtos certos

Um dos pontos-chave para o sucesso do negócio é a seleção dos produtos. No momento de escolher o que vai vender, o empreendedor deve levar em consideração o perfil do seu público-alvo e quaisquer fatores externos, como a estação do ano, por exemplo.

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5. Atração e retenção

Já ouviu falar que “propaganda é a alma do negócio”? Pois a divulgação é importante e pode ser feita de diversas formas, como panfletagem nas imediações, sobretudo no início do negócio. Invista em folders, panfletos e divulgações na mídia (jornal, revista, redes sociais, sites de busca, rádio e televisão). Vínculos de amizades e a credibilidade com os clientes são importantes para sua manutenção e fidelização. Para isso, uma boa presença nas redes sociais é fundamental. Além disso, um cadastro pré-selecionado pode ser uma forma de atrair a clientela, por meio de malas diretas e e-mails, informando sobre promoções e lançamentos.

6. Agradeça sempre

Agradecer ao cliente pela preferência é sempre uma forma simpática de fechamento de um processo de venda. Portanto, além da qualidade no atendimento, nos produtos e de um ambiente acolhedor, lembre-se sempre de agradecer. Essa valorização irá contribuir para uma última impressão positiva de seu negócio e de sua equipe de vendas.

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