4 incentivos além do salário para motivar seus funcionários

Você pensou em pagar um bom salário e em flexibilidade de horas? Saiba que apesar de serem boas propostas, manter a motivação do seu funcionário vai bem além disso

Motivação da sua equipe

(Crédito: rido/123RF)

Pagar um grande salário para o seu funcionário pode parecer o melhor meio de motivação. No entanto, embora seja importante, benefício financeiro não é o único meio de compensar bem sua equipe.

Se o ambiente de trabalho não se encaixa nas condições em que o cérebro pode prosperar, a empresa não vai segurar seus melhores funcionários por muito tempo. O dinheiro é satisfatório, mas tem pouco resultado no comportamento diário. É mais impactante o que o dinheiro não pode comprar. E que são coisas que um empregador responsivo deveria oferecer todos os dias.

O site Business News Daily listou quatro coisas que você pode fazer para motivar seus funcionários.

1. Incentive relacionamentos confiáveis

Como líder,concentre-se no relacionamento com seus funcionários. Você não pode comprar confiança e respeito, mas pode cultivar um ambiente que promova esses padrões.

Uma comunicação interpessoal eficaz permite que os membros da equipe construam relacionamentos, aumentem a produtividade, reduzam conflitos e resolvam problemas de forma mais eficiente.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+Leia também:
– Como melhorar a comunicação com os funcionários
– Saiba como a comunicação interna pode motivar a sua equipe
– Conflito de gerações no trabalho afeta faturamento de empresas

Para incentivar a comunicação aberta, é aconselhável que você mantenha esses três fatores em mente:

  1. Presença: quando seus funcionários falarem com você, esteja lá. Não pense em si e nos seus problemas nesse momento. Mostre que você ouve as preocupações e necessidades deles. Faça contato visual direto em vez de olhar o celular, verificar seu relógio ou sorrir para os outros. Além disso, esteja ciente de sua expressão. Não faça a famosa “cara de paisagem”.
  2. Clareza: se você tem algo a dizer, diga alto e claro. Isso incentivará seus funcionários a fazer o mesmo. E também mostrará que você é transparente, aumentando a confiança em você.
  3. Curiosidade: preocupe-se genuinamente com a conversa que você está tendo e com a pessoa com quem está tendo. Você pode obter muito de uma conversa, se você deixar sua curiosidade fluir. Faça perguntas curtas, porém eficazes. Dê atenção e esteja aberto para entender a resposta.

2. Ajude os funcionários a encontrar um propósito

Não importa quanto tempo e dinheiro você ofereça aos seus funcionários, você não pode estimular a inspiração que simplesmente não existe. A única maneira de realmente aumentar a motivação dos funcionários a canalizar sua paixão é oferecendo um trabalho que pareça significativo para eles.

Os funcionários não querem se sentir substituíveis. Dê uma tarefa que tenha um propósito e não uma tarefa repetitiva que qualquer pessoa no escritório possa fazer.

Identifique valores comuns. Crie um senso compartilhado de identidade social, celebre o sucesso e valide o esforço. Criar esse ambiente dará à sua equipe a sensação de que ela faz parte de uma comunidade, e não apenas de uma organização.

+Leia também:
– Pesquisa: chances de crescer é o que mais motiva funcionários
– Porque você deve encorajar seus funcionários a viajar e descansar

3. Crie um trabalho desafiador

Assim como o trabalho deve ser significativo, também deve ser um desafio. Os funcionários não vão aprender se não tiverem a oportunidade de assumir tarefas difíceis. Trabalhar em uma tarefa difícil vai fazer com eles se sintam mais valiosos e satisfeitos. Ou seja, sua equipe aumentará a motivação.

Os líderes precisam perceber que o benefício não é simplesmente do desafio. É no reconhecimento e celebração que vem com sucesso cruzando a linha de chegada.

+Leia também:
– Como melhorar sua imagem de líder
– 10 maneiras criativas de demonstrar consideração pelos funcionários

4.  Dar autoridade aos funcionários

Se sua equipe achar que é menosprezada, não vai produzir seu melhor trabalho. Seja uma decisão consciente ou não. Os funcionários precisam sentir que estão no controle de suas carreiras e ter algo a acrescentar no que fazem. Isso gera confiança e incentiva o crescimento profissional.

Uma das principais maneiras pelas quais os líderes sabem quando têm um funcionário engajado em sua equipe é quando o funcionário olha além da descrição de seu cargo para investir na melhoria da empresa de maneiras inovadoras.

+Leia também: Autoridade e liderança: diferença e impactos nos resultados

Se você quer que sua equipe tenha a mente aberta e esteja disposta a assumir riscos, você precisa nutrir um ambiente seguro para eles. Para isso, assegure-se que você tem uma equipe confiável e os recursos adequados disponíveis.

Esse conteúdo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba toda semana mais dicas para a sua empresa crescer.