Aprenda como atrair talentos para sua startup

Os jovens profissionais qualificados estão sempre em alta e são disputados pelas empresas. Entenda como conquistá-los

Foto de mesa com jovens trabalhando em projeto criativo

(Crédito: rawpixel/123RF)

O mercado está cada vez mais competitivo. Mas engana-se quem acha que só está para quem procura uma vaga. Atrair talentos para sua startup também é um desafio. Os jovens profissionais estão mais qualificados e, em alguns casos, podem escolher qual empresa gostariam de trabalhar. Esses candidatos não levam mais em consideração apenas o salário que vão ganhar no fim do mês. Os jovens talentos querem desafios, qualidade de vida, boa expectativa de crescimento e precisam acreditar no projeto que estão se envolvendo.

O fundador da plataforma de gestão de processo Vianuvem, Fredy Evangelista, listou para o site Administradores algumas soluções que te ajudarão a atrair bons profissionais para sua equipe:

1. Tenha uma visão de longo prazo

A maioria dos candidatos se preocupa com o momento atual da empresa, mas principalmente para onde ela vai no futuro. É preciso mostrar de forma clara e coerente sua visão de futuro do seu negócio. Assim, o profissional vai conseguir projetar o seu crescimento dentro da empresa.

2. Construa um ambiente de trabalho descontraído

Faça com que sua equipe sinta-se confortável para trabalhar. É um grande diferencial competitivo ter um ambiente onde todos se sintam à vontade. “E não estamos falando somente de uma sala colorida, pufes ou um videogame, acredito que um bom ambiente de trabalho é onde os colaboradores conseguem desempenhar o máximo do seu potencial, e isso em grande parte é responsabilidade dos líderes da empresa. Ou seja, um bom gestor sempre tem o desafio de engajar e motivar seus colaboradores diariamente”, explica Fredy.

+Leia também:
– Estudos e negócios: 4 dicas para jovens empreendedores
– Minas gerais lança programa para fomentar startups
– Investidor de startups dá 5 dias de empreendedorismo

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Uma dica simples é sempre comemorar as conquistas da empresa. Das metas mais básicas até o fechamento de um grande contrato. Estas comemorações geram autoconfiança em sua equipe para a conquista de desafios maiores no futuro.

3. Ofereça oportunidades de crescimento e autonomia de criação para atrair talentos

Startups precisam ter líderes mais abertos e com mais incentivo a participação do que empresas convencionais. É preciso manter os talentos engajados e motivados em sua equipe. E como isso é possível? Mantendo um ambiente onde eles possam expor suas ideias. Profissionais criativos gostam de sentir autonomia nos processos e que participam de fato dos projetos, desafios e conquistas da empresa.

4. Bônus por resultados

“Acredito muito que a bonificação por resultado é um dos métodos mais eficazes para motivar um funcionário a entregar resultados qualificados”, garante Fredy. Importante frisar que a bonificação precisa ser proporcional ao desafio. Se a meta for alta e desafiadora, o bônus deve seguir a proporção.

Atrair talentos para sua startup é uma tarefa árdua. Cada empresa precisa fazer uma autoanálise para conseguir oferecer um ambiente de trabalho interessante para a conquista desses novos profissionais.