3 dicas para engajar seus clientes nas redes sociais

A melhor publicidade para uma empresa é ter os consumidores compartilhando seus conteúdos. Aprenda como engajá-los

Smartphone com tela em pasta de redes sociais, ótimas ferramentas para atingir o cliente web

(Crédito: 2nix/123RF)

Noventa e sete por cento do público que compartilha os conteúdos gerados pelas empresas estão propensos a fazer uma compra. Foi o que constatou um estudo feito pelo BI Intelligence. Além desse importante dado, as marcas que conseguem engajar o “cliente web” experimentam um salto de 78% nas taxas de conversão.

Em outras palavras: ninguém vende melhor seu negócio do que seus clientes. O “boca a boca” da era das mídias sociais são as imagens, vídeos e outros conteúdos compartilhados pelo seu público-alvo. E nenhuma campanha de marketing traz mais credibilidade e entusiasmo.

Com as estatísticas a favor, é necessário analisar a experiência dos clientes e observar como as suas informações chegam até eles. O Business News Daily separou três maneiras de como aumentar suas vendas através do conteúdo gerado pelos seus consumidores.

1. Conheça seus clientes

O melhor conteúdo depende do seu produto e do seu cliente. Quem é o seu público? Quais são as redes sociais mais usadas pelo seu público? Qual é o seu tipo de negócio?

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Se o seu produto for muito visual, o Instagram pode ser uma excelente plataforma. Porém se sua marca tem uma imagem mais divertida e jovem, vídeos ou uso do Snapchat podem gerar bom engajamento. E nunca ignore o gigante Facebook. A rede social fornece dados com padrões de uso do seu público-alvo que será útil para a sua produção de conteúdo.

Lembre-se: uma coisa é compartilhar algo sobre o seu negócio. Outra é fazer com que os outros compartilhem. Esteja atento para que o conteúdo seja algo que gere engajamento entre seus seguidores. O conteúdo certo na plataforma específica gera o desejo nos seus clientes de compartilhar com amigos e familiares.

2. Seja criativo

Um dos melhores exemplos de como a criatividade pode gerar engajamento veio da Coca-Cola. As garrafas com nomes eram divertidas e todos queriam ter uma com o seu nome para compartilhar nas mídias sociais. O cliente virou embaixador da marca e ofereceu publicidade de forma tão amigável que nem percebeu. E não há nada de errado nisso.

Use a criatividade para pensar em tais cenários para sua empresa. Uma campanha pode virar um compartilhamento viral de sucesso.

3. Seja autêntico

Um estudo da Cohn & Wolfe descobriu que 63% dos clientes preferem comprar produtos de marcas que considerem autênticas. O que significa ser autêntico vai variar de um negócio para outro. Por exemplo, uma empresa que não faz testes em animais nos seus produtos ou uma marca alimentícia só de produtos veganos podem se engajar em tais assuntos. Compartilhe conteúdos sobre isso e incentive seus clientes a fazer o mesmo. Seu negócio vai se destacar em um mar de concorrentes genéricos.

Em última análise: conecte-se aos seus clientes. Eles precisam estar felizes com sua marca para amá-la.