Cervejeiros artesanais do Sul Fluminense criam associação

A Cervasul nasce de um trabalho que começou em 2016, quando o Sebrae/RJ reuniu os empresários de 16 cervejarias da região no interior do estado do Rio de Janeiro

De Miguel Pereira, a Zuhause Bier é uma das participantes da Cervasul

De Miguel Pereira, a Zuhause Bier é uma das participantes da Cervasul (Crédito: divulgação)

Empresários fabricantes de cerveja artesanal se juntaram e criaram a Cervasul – Cervejarias Artesanais do Sul Fluminense, no interior do estado do Rio de Janeiro. De um trabalho que começou em 2016, quando o Sebrae/RJ reuniu os empresários, nasceu a associação que reúne 16 cervejarias localizadas nos municípios de Barra do Piraí, no distrito de Ipiabas, Valença, Itatiaia, Resende, Visconde de Mauá, Piraí, Miguel Pereira, Volta Redonda, Engenheiro Paulo de Frontin e Penedo.

Produção de 60 mil litros mensais

Juntas, as cervejarias associadas produzem uma média de 60 mil litros por mês. E a expectativa é aumentar a produção graças às ações que a associação está planejando desenvolver. Ainda neste mês de junho, a Cervasul, que tem sua sede em Volta Redonda, receberá o registro de funcionamento.

De acordo com a Agência Sebrae/RJ, A associação nasce com o objetivo de divulgar e aprimorar a cultura de produção de cerveja especial e incentivar as atividades relacionadas a este negócio. A ideia é promover parcerias, encontros, eventos, palestras, cursos, concursos e degustações de cervejas especiais.

Cervejeiros unidos

A Cervasul também pretende facilitar o acesso dos fabricantes de cerveja à compra de insumos, distribuição, equipamentos e literatura relacionada à produção de cerveja, assim como prestar apoio jurídico, contábil e tributário aos seus associados. Somente podem se associar à Cervasul as fábricas legalizadas e registradas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além das empresas que atuam no setor.

Conquista do Sebrae

O Sebrae celebrou a conquista dos cervejeiros, uma vez que, por intermédio do projeto Cervejas Especiais, desenvolvido pela instituição em diversas regiões do estado, vem apoiando este segmento nas áreas de capacitação, infraestrutura e consultoria, visando o fortalecimento da associação.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

“O projeto começou há quatro anos, quando foram mapeadas as fábricas da região e realizada uma pesquisa para avaliar quais as necessidades do setor. Em 2016, surgiu a oportunidade de unir o grupo da região Sul Fluminense em uma associação. O Sebrae, desde o início, contribuiu e apoiou a criação e o desenvolvimento da Cervasul e continuará trabalhando em parceria com os empresários”, disse a coordenadora Regional do Sebrae no Médio Paraíba, Ana Lúcia de Araújo Lima.

A Cervasul já tem muito trabalho pela frente, pois está nos planos desenvolver uma rota turística, cultural e gastronômica, chamada “Caminho Cervejeiro”. A associação também pretende criar o Selo Cervasul de qualidade.

Cervejarias participantes

As fábricas que já participam da Cervasul são: Cervejaria Badopi e Cervejaria Three Rocks (Ipiabas – Barra do Piraí) e Fazenda Ribeirão (Barra do Piraí); Cervejaria Mascates (Valença); Cervejaria Ograner (Itatiaia); EdBier Cervejas Artesanais e Elbers Bier (Resende); Maresia de Mauá (Visconde Mauá); Cervejaria Zodiac e ArtBeer (Piraí); Zuhause Bier (Miguel Pereira); Hays Cervejaria (Volta Redonda); Cervejaria Ferdinander e Trupe Cervejaria (Engenheiro Paulo de Frontin); e Cervejaria Penélope e a Cervejaria Penedon (Penedo).

Este artigo foi útil para você? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba semanalmente as principais notícias do Negociarias em seu e-mail.