Segundo informações da assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal – C.E.F., a instituição reforçou apoio aos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul com medidas emergenciais.
A População terá acesso a assistência técnica, pausa em financiamentos e facilitação para saque do FGTS.
A CAIXA anunciou em seu site oficial de notícias, medidas de apoio aos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas e enchentes. Segundo as informações divulgadas, especialistas nas áreas de Habitação, FGTS e Governo serão enviados às regiões atingidas para prestar apoio técnico às prefeituras e auxiliá-las em providências que possam ajudar a população.
Para facilitar o Saque Calamidade do FGTS, o banco está auxiliando as prefeituras para que o processo de liberação dos valores aos trabalhadores seja iniciado. Segundo o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à CAIXA a declaração das áreas afetadas pelo desastre. Após a liberação, a população poderá realizar o saque do FGTS pelo celular por meio do aplicativo FGTS, de forma fácil e rápida, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
A CAIXA possibilita a pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação dos clientes. Além disso, é possível a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes. A instituição também dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma ágil.
Equipes técnicas, com arquitetos e engenheiros, estarão disponíveis para assistência aos municípios na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco. As prefeituras poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas.
Os clientes pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ) das regiões afetadas e que já possuem crédito contratado com a CAIXA contam com condições diferenciadas e benefícios, como dispensa de encargos na renovação de contratos de penhor, pausa no pagamento de prestações por até três meses nos contratos de Crédito Pessoal PF, Capital de Giro PJ, Renegociação PF e PJ, entre outros, e prorrogação do vencimento das operações de Crédito Rural de Custeio e Investimento.
A CAIXA Seguridade presta apoio aos moradores dos municípios atingidos pelas chuvas, com equipe reforçada para atendimento de sinistros e assistência, fluxo facilitado para acionamento de sinistro, destinação de parte da arrecadação dos seguros residencial e Rapidex do Bem para doações às famílias de baixa renda atingidas, além de doações à ONG Moradia e Cidadania.
Contatos e Meios de Informação:
Para mais informações, ASSISTÊNCIA e ACIONAMENTO DE SINISTROS:
Central de Atendimento para Seguro Residencial e Seguro Habitacional:
Para contratações até 15/02/21: 0800 274 1000;
Para contratações após 15/02/21: 0800 722 4923 (Sinistros),
0800 722 4926 (Assistência 24 horas).
Caixa Vida e Previdência: 0800 722 2492
(Central de Atendimento para Seguro de Vida)
Outros canais de atendimento da CAIXA incluem:
Alô CAIXA 4004-0104 (Capitais e Regiões Metropolitanas), e
0800 104 0104 (Demais Regiões).
Aplicativos: Internet Banking CAIXA;
CAIXA Tem;
Habitação CAIXA;
FGTS.