A Fundação Gabo e o CAF – banco de desenvolvimento da América Latina e o Caribe, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), anunciam a segunda edição do concurso de relatos ‘Macondo tem sim alguém que lhe escreva’. Esta iniciativa, que na sua primeira edição reuniu mais de 2.000 escritores infantis, busca seguir promovendo a criatividade literária e a identidade regional em crianças entre 10 e 13 anos na Ibero-América e no Caribe.
Inspirado no legado do Nobel colombiano Gabriel Garcia Márquez, o concurso convida os escritores mirins a explorar o tema “nossa identidade e o orgulho do que somos”, com o qual busca que os participantes possam expressar, por meio de suas histórias, sua visão do mundo e suas raízes e tradições culturais.
“A primeira coisa que devemos dar a uma criança é um livro. Convido vocês a nos ajudar nesta campanha onde possamos dar um livro aos nossos filhos antes de dar-lhes um celular. Queremos alcançar com este concurso, em sua segunda edição, uma promoção da leitura e da escrita”, disse Alejandra Claros Borda, secretária-geral do CAF, no evento de lançamento do concurso, realizado no dia 5 de julho em Bogotá, durante o 12º Festival Gabo.
“Esperamos que este concurso se consolide gradualmente como um projeto fundamental que nos lembre que as histórias existem para crescer e mudar a realidade. Este convite que fizemos às crianças é para que elas escrevam a partir de suas realidades, para pegar suas histórias e transformá-las com seu poder criativo e sua imaginação”, disse Jaime Abello Banfi, diretor-geral da Fundação Gabo.
Os 20 melhores relatos serão selecionados por um júri especializado e seus autores receberão como prêmio uma viagem inesquecível ao Caribe colombiano. Percorrendo os passos de Gabriel García Márquez onde conhecerão lugares emblemáticos como Cartagena de Índias, Barranquilla e Aracataca, a cidade natal do escritor. Além disso, suas histórias serão publicadas em uma antologia literária que será distribuída gratuitamente em formato digital e físico através dos canais da Fundação Gabo e do CAF. A antologia com os relatos ganhadores da primeira convocatória já pode ser baixada gratuitamente.
Até 6 de novembro de 2024, os interessados podem se inscrever e enviar seus contos, crônicas ou relatos inéditos em espanhol, português e inglês através do site do concurso.
Com esta iniciativa, a Fundação Gabo e o CAF, com o apoio da OEI, reafirmam seu compromisso com a promoção da leitura e da escrita na região. Ao incentivar a criatividade literária desde cedo, busca-se inspirar uma nova geração de escritores que contribuam para enriquecer a cultura ibero-americana.
Inscreva-se na segunda edição de ‘Macondo tem sim alguém que lhe escreva’
Sobre o CAF
CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina e o Caribe tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional, por meio do financiamento de projetos dos setores público e privado, da prestação de cooperação técnica e de outros serviços especializados. Criado em 1970 e atualmente composto por 21 países −19 da América Latina e do Caribe, juntamente com a Espanha e Portugal− e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região. Mais informações em www.caf.com
Sobre a Fundação Gabo
É uma organização internacional e sem fins lucrativos criada por Gabriel García Márquez em 1995. Hoje, a missão da Fundação Gabo é incentivar cidadãos ativos e mais bem informados, através da formação, estímulo e promoção do uso ético e criativo do poder de investigar, contar e compartilhar histórias, inspirados no legado do seu fundador e no seu método de oficina.
Sobre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI)
Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, a primeira organização intergovernamental de cooperação Sul-Sul na Ibero-América. Atualmente, conta com 23 Estados-Membros e 19 escritórios nacionais, além da Secretária-geral em Madrid. Em 2024 recebeu o prestigioso Prêmio Princesa das Astúrias de Cooperação Internacional “por seu trabalho frutífero na promoção do multilateralismo e por representar uma importante ponte nas relações entre a Europa e a Ibero-América”.
Com mais de 650 projetos em andamento e 400 convênios de cooperação ativos, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre seus resultados, a organização tem contribuído para a redução drástica do analfabetismo na Ibero-América, com uma média de 12 milhões de beneficiários diretos nos últimos 5 anos.
Mais informações em:
https://festivalgabo.com/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARISTELA CRISTINA GIROTTO
maris.girotto2@gmail.com