7 benefícios que o café pode trazer para o seu dia a dia

Que o café dá aquela despertada no corpo, todo mundo já sabe. Mas você tem ideia de como ele ajuda o seu corpo a ter um melhor desempenho?

Homem bebendo café

(Crédito: georgerudy/123RF)

Muitos estudos científicos mostram que o café melhora a saúde ao reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer e mal de Parkinson. Segundo a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, a cafeína estimula a produção de adrenalina. Embora níveis consistentes e incontrolavelmente altos de adrenalina possam prejudicar sua saúde, também é a coisa mais próxima que temos de uma “injeção de ânimo” da vida real. Em artigo recente, o site Inc. listou sete benefícios imediatos de beber uma xícara de café. Veja quais são:

1. Você trabalha mais rapidamente

Como seu tempo de reação diminui, você pode seguir uma linha de pensamento mais rápida. Traduzir esses pensamentos em palavras ou ações de forma mais eficiente.

2. O café melhora sua visão

Especificamente, suas pupilas se dilatam, permitindo que mais luz alcance sua retina. Isso permite diferenciar melhor as formas, incluindo os rostos de uma sala, as letras de uma página, os slides de uma tela e assim por diante. Isso é ainda mais perceptível em ambientes que não possuem condições ideais de iluminação.

3. Você oxigenar melhor

Seu músculo liso relaxa, permitindo que você absorva mais ar. Portanto, mais oxigênio a cada respiração. É por isso que pessoas que sofrem de asma tomam adrenalina durante as crises. O oxigênio adicional flui da corrente sanguínea para o cérebro, melhorando seu desempenho geral.

+Leia também:
– 5 alimentos que ajudam a diminuir o estresse do dia a dia
– 8 coisas que deixam o seu ambiente de trabalho tóxico

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

4. Você sente menos dor

A fim de prepará-lo para “lutar ou fugir”, a adrenalina bloqueia a resposta da dor de todas as dores que você estiver sentindo. Isso elimina distrações que poderiam impedir sua concentração e desempenho.

5. Seu sistema imunológico melhora

Como a adrenalina prepara o seu corpo para um ataque, torna o seu sistema imunológico temporariamente mais eficaz. Permite combater melhor as infecções. Isso faz com que você tenha menos chances de pegar doenças de seus colegas de trabalho.

6. Você se torna fisicamente mais forte

A adrenalina aumenta sua força física. E é por isso que muitos atletas tomam cafeína antes de competir. Força = resistência = você está menos cansado e mais produtivo.

7. Você pode trabalhar de forma inteligente sem dormir

De acordo com o Wall Street Journal, o Exército dos EUA e o Departamento de Defesa prescrevem café para situações em que os soldados não têm a oportunidade de dormir uma noite inteira. Embora não seja o mesmo que ter uma boa noite de sono, é uma ferramenta útil quando você é impedido de obter uma.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas de produtividade.