Como lançar sua ideia de negócio para potenciais investidores

É hora de convencer os investidores a depositar dinheiro na sua empresa. Veja as dicas para fazer uma apresentação segura e eficiente

Homem fazendo apresentação para potenciais investidores

(Crédito: kasto/123RF)

Depois de elaborar sua ideia de negócio e construir seu plano de negócios, você precisa de financiamento para transformar seu sonho de empreender em realidade. É fácil ficar nervoso quando você tem apenas 10 ou 20 minutos de apresentação para convencer os investidores. É um momento de pressão em uma situação que você precisa estar no seu melhor.

Então, como você pode diminuir sua ansiedade e, ao mesmo tempo, impressionar os potenciais investidores? O site Business News Daily conversou com alguns especialistas sobre como fazer um discurso para potenciais investidores.

1. Conte uma história em sua apresentação

Um tema comum entre os especialistas foi a necessidade de ser gentil e criar uma narrativa. Embora fatos e números percam algum tempo, é importante usar esses números para contar uma história significativa. Enquadrar sua ideia de negócio como uma história também ajuda a explicar sua paixão pelo seu negócio.

Dê aos investidores uma razão para estarem empolgados em trabalhar com você, para que eles comprem com segurança seu plano de negócios. Mostre a eles por que você está trabalhando em direção ao seu objetivo, não apenas como. Diga a eles por que você está motivado para resolver um problema e você terá mais chances de conquistá-los.

+Leia também: Veja porque as empresas devem contar histórias em vídeos curtos

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

2. Defina o problema

Você está entusiasmado com o seu plano de negócios. Mas, infelizmente, se o seu produto não resolve um problema ou não preenche uma necessidade de clientes, os investidores não vão compartilhar sua empolgação.

Comece com o problema. Você entende a necessidade que existe hoje no mercado? Você tem os fatos para comprovar isso?

É fundamental que você possa responder a essas perguntas ao entrar em uma reunião com investidores. Uma pesquisa de mercado completa, juntamente com pesquisas e entrevistas com clientes, pode mostrar se o seu produto é necessário. Se você não tiver os dados para provar que a sua ideia resolve um problema, é difícil envolver o público e ainda mais difícil obter financiamento dos investidores.

+Leia também: Aprenda a combater 7 problemas que podem matar seu negócio

3. Pratique o máximo que puder

As semanas e dias que antecederam a sua proposta para potenciais investidores não é hora de ser tímido. Dê o seu passo para amigos, familiares, vizinhos ou qualquer outra pessoa disposta a ouvir. A prática não apenas ajuda a animá-lo, mas também permite que você aprenda onde pode melhorar sua apresentação.

Você provavelmente contou sua história muitas vezes. Agora, prepare-se para contar possivelmente mais centenas. Embora não seja uma novidade para você, é nova para o investidor. Então seja otimista e conte com entusiasmo.

Depois de se sentir confortável com o seu discurso, comece a focar nos pequenos detalhes. Use a privacidade de sua casa ou escritório para conversar em seu campo e trabalhe para que isso flua bem. Não tenha medo de gravar sua apresentação, tanto de áudio quanto de vídeo. E revise com um olhar crítico.

Demonstrar linguagem corporal adequada e apertar os erros de fala pode ser a diferença entre arremessos bem e mal sucedidos. Quando você passar por cima dos detalhes menores, planeje suas pausas. Ao fazer isso, você pode fazer um som de fala perfeitamente ensaiado espontâneo.

Para tornar seu som mais natural, planeje suas pausas dramáticas. A pausa dá a impressão de que você está criando o material na hora. Além disso, você terá um momento para organizar seus pensamentos para o que você vai dizer em seguida.

4. Seja realista

Enquanto praticar a apresentação é uma necessidade, raramente vai sair exatamente como planejado. Ter expectativas realistas ajudará quando você estiver se preparando. É importante praticar para uma experiência de apresentação realista.

Espere por interrupções. A maioria dos investidores irá cortá-lo várias vezes durante a apresentação para pedir clareza ou oferecer sua opinião. Se você não estiver preparado para isso, sua apresentação pode facilmente se perder. Praticar com interrupções é muito mais verdadeiro para a vida.”

Além disso, é importante também visualizar a apresentação da perspectiva do público.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas para a sua empresa não parar de crescer.