6 lições para você aprender a liderar uma equipe sendo otimista

Muitas vezes, o otimismo pode ajudar os líderes a mostrar a seus comandados que o futuro não é tão assustador e que precisa deles para ajudar a empresa a crescer

Líder otimista

(Crédito: rawpixel/123RF)

Para aqueles interessados ​​em tudo o que diz respeito a cargos de liderança, o cultivo do otimismo pode não ser uma resposta que eles esperariam ouvir. Mas liderar equipes com uma abordagem otimista pode te ajudar a crescer e aumentar o entusiasmo dos funcionários em relação ao seu trabalho.

O otimismo é um qualidade fundamental para pessoas que têm a responsabilidade de liderar equipes. E pode ser especialmente importante para quem conduz um empreendimento em que o risco e a incerteza sejam comuns. Nestes casos, uma perspectiva otimista para o futuro possa ajudar a manter o rumo das coisas.

Mas ser otimista não quer dizer que você teima e se recusa a encarar os fatos. Significa liderar equipes e mostrar aos comandados que você tem confiança em um futuro melhor, independentemente dos contratempos que todos estejam enfrentando no presente.

Essas seis estratégias listadas pelo site Open Forum podem ajudá-lo a aumentar seu otimismo ao liderar equipes.

1. Evite ficar atolado por contratempos

Ao aprender a liderar uma equipe, aceite o fato de que o progresso quase nunca é uma linha reta.

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Lembrar-se de que contratempos fazem parte do curso normal dos negócios pode te ajudar a permanecer otimista em relação ao futuro. Principalmente quando algo não acontece como esperado. Isso pode ajudar a aumentar as chances de sucesso, pois nos incentiva a continuar tentando.

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2. Faça do autocuidado uma prioridade diária

Especialmente em ambientes de alto estresse, é comum que o líder trabalhe em seus negócios por longas horas. Mas isso pode levar ao cansaço da falta de sono adequado.

O cansaço pode afetar física, emocional e comportamentalmente. Pode causar procrastinação, atrasar decisões importantes ou evitar riscos necessários. O cansaço constante também pode diminuir sua capacidade de permanecer otimista.

Ao pensar em como cuidar de uma equipe, comece com você mesmo. Preste atenção aos sinais de cansaço ao obter a quantidade certa de sono.

3. Procure nutrir o otimismo dos membros da equipe

Quando você reconhece e agradece as pessoas individualmente por seus esforços e realizações, você demonstra que valoriza as pessoas. A apreciação pode revigorar seus funcionários e aumentar suas expectativas de resultados positivos.

Veja cada pessoa da equipe como única e talentosa à sua maneira. Mostre a eles que você espera que eles tenham sucesso. E quando as coisas dão errado, você irá ajudá-los a se concentrar nos objetivos de longo prazo e encontrar o positivo no evento. Uma maneira de fazer isso é fazer algumas perguntas para resolver o problema:

  • O que posso fazer para alcançar o melhor resultado possível, apesar do revés?
  • Quais são algumas maneiras criativas de responder a essa situação?
  • O que pode ser salvo?
  • O que posso aprender com o contratempo que pode me ajudar em projetos futuros?

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4. Concentre-se no tom que você definiu

O tom que você define como líder é uma consideração importante ao liderar as equipes a serem executadas. Eleve sua autoconsciência de seu tom respondendo a estas três perguntas:

  • O seu tom habitual é positivo ou negativo?
  • Qual é o seu limite entre elogiar e criticar?
  • Você reconhece e celebra pequenos progressos em projetos de longo prazo?

Como líder, suas palavras podem influenciar a mentalidade da equipe. Ao ponderar como liderar uma equipe, pense nas palavras que você usa. Considere usar palavras que elevam as pessoas. Alguns exemplos para começar:

  • Estou orgulhoso de você
  • Eu não poderia ter feito isso sem você
  • Eu quero você no meu time
  • Você tem meu total apoio

5. Pratique “orientação futura” como parte de seu estilo de liderança

Praticar a orientação futura vai além de apenas estabelecer metas. Ser orientado para o futuro significa ser alimentado pela crença de que esses objetivos podem ser alcançados. Isso, por sua vez, ajuda a conduzir comportamentos orientados por objetivos, como pensar e falar sobre o futuro, planejar a longo prazo e reforçar continuamente a importância da visão de futuro.

As dicas a seguir podem te ajudar a praticar orientação futura ao liderar equipes:

  • Evite ser embalado pelo status quo
  • Explore tendências e potenciais impulsionadores de mudança
  • Procure por mercados futuros atraentes
  • Considere o que precisa ser alterado periodicamente

E aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer:

  • Quais políticas e processos precisam ser disseminados?
  • A tecnologia que você usa está de acordo com seus planos de longo prazo?
  • Quem vem com você em sua jornada futura? Suas habilidades precisam ser atualizadas? O que mais é necessário para prepará-los?

6. Melhore suas habilidades de comunicação de liderança

A comunicação inspiradora é um componente essencial de como liderar uma equipe.

Tente aprimorar suas habilidades de comunicação para que você possa se comunicar com eficiência e entusiasmo com sua equipe para onde deseja ir. Você pode usar histórias, metáforas e analogias para pintar uma imagem do futuro. Isso pode ajudá-lo a dar vida ao futuro e a ajudar sua equipe a ver suas ideias com mais clareza.

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