Aprenda a usar o Instagram Stories no seu negócio

m guia para ajudar os empreendedores utilizarem a ferramenta s e dar mais visibilidade para as suas marcas

Instagram stories

Photo by Erik Lucatero on Unsplash

O Instagram Stories permite a postagem de fotos e vídeos com recursos indisponíveis no feed convencional. E vem sendo cada vez mais usado por empresas. Em artigo recente, o Business News Daily fez um guia para ajudar os empreendedores a tirarem o máximo de vantagens dessa ferramenta e dar mais visibilidade para as suas marcas.  

No Instagram Stories, como acontece no Snapchat e no Facebook Stories, os posts desaparecem depois de 24 horas. Uma das vantagens da ferramenta, de acordo com o artigo, é o fato de os usuários não precisarem se preocupar com excesso de postagens. Como o conteúdo postado nessa área só aparece para quem clica no ícone correspondente, é possível compartilhar quantas fotos e vídeos quiser ao longo do dia sem entupir os feeds dos seguidores.

Atualmente, o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo. Para Jenny Marder, diretora de mídia social da Red Tettemer O’Connell + Partners, a rede social é uma ferramenta muito útil para pequenas empresas por ser um espaço que permite interação e no qual o empreendedor pode mostrar “bastidores” do negócio, aproximando o público da marca. Graças a uma parceria com o Shopify, o Stories também permite compras dentro do aplicativo.

“As pequenas empresas têm uma vantagem quando se trata de novas ferramentas, como o Instagram Stories. Meu conselho é começar a usá-las e ir ajustando sua estratégia de acordo com as respostas dos clientes”, disse Marder ao Business News Daily. “As empresas maiores têm muito mais obstáculos para criar uma estratégia de produção de conteúdo, por isso, use o tamanho do seu negócio como uma vantagem para experimentar novas ferramentas”, avaliou.  

Engajamento deve ser o foco principal

Os Stories atingiram a marca de 300 milhões de usuários ativos por dia, segundo dados divulgados pelo Instagram. O sucesso da nova funcionalidade não significa o fim do feed tradicional, que exibe fotos permanentes. Em última análise, significa que o administrador do perfil deve conhecer bem o seu público e fazer uma análise para decidir se o conteúdo é mais adequado a uma exibição permanente ou ao caráter efêmero do Stories. O tipo de conteúdo deve variar de acordo com o segmento da empresa e a linguagem usada em suas mídias sociais.

“Encontrar o equilíbrio entre as postagens será crucial”, disse Andrew Caravella, vice-presidente de marketing da Sprout Social Business News Daily. “O foco principal deve continuar sendo o cultivo da comunidade por meio do engajamento e do diálogo permanente”.

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Jenny Marder destaca o alcance do Stories entre o público jovem. “O Instagram e o Snapchat tem mais usuários jovens, em média, do que o Facebook, e suas ofertas de publicidade são muito mais atraentes para as marcas que esperam alcançar a geração millennial e a geração Z”, disse Marder.