Nascida no interior da Bahia, Rita de Cássia viu-se forçada a deixar sua terra natal ainda jovem, em busca de um futuro melhor em Salvador. Após superar traumas do passado, dedicou-se aos estudos, tornando-se uma renomada doutora em Educação. No entanto, o destino a levou de volta às suas origens ao receber um convite irrecusável de uma gigante do setor de celulose para implantar uma escola inovadora em sua antiga comunidade. Enfrentando fantasmas do passado e reencontrando pessoas e situações que julgava ter superado, Rita se vê diante de uma encruzilhada. A missão de educar crianças em um ambiente marcado por sua própria história a coloca em uma posição complexa, exigindo que compreenda o verdadeiro papel da empresa que a contratou e tome decisões que repercutem para além de sua própria trajetória.
Fruto de dois anos de pesquisa e escrita, o romance “Verdades de Papel” (Editora Urutau) da autora Analu Leite traz à tona a história inspiradora de Rita de Cássia, uma mulher real que serviu de base para a personagem principal da obra. A partir de entrevistas com a própria Rita, Analu Leite mergulha na trajetória da protagonista, que, em meio à realidade da região de Mata Escura, na Bahia, dedicou-se a alfabetizar parentes e moradores. Utilizando apostilas do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e recortes de jornais que embalavam as compras do pai, Rita trilhou um caminho de superação e de empoderamento por meio da educação, um legado que agora chega aos lares brasileiros através da obra de Analu Leite.
Sucesso em Salvador, durante Bienal do Livro, “Verdades de Papel” percorre cidades baianas durante todo o ano:
Após grande sucesso tendo lançado a sua obra na Bienal de Salvador e nas cidades de Ilhéus e Itajuípe, a escritora baiana retoma a agenda de autógrafos em Itabuna, às 18h, no dia 12 de julho, sexta-feira, no Centro de Cultura Adonias Filho. O leitor já pode conferir o segundo romance de Analu Leite e ainda levar uma dedicatória da própria autora para a casa.
Proporcionando uma viagem no tempo que permeia um cenário intenso na vida de Rita de Cássia que culminará em conflitos, além de reflexões que ela mesma vai tecendo durante os capítulos dessa trama, “Verdades de Papel” se passa no auge da produção de cacau na Bahia. Rita de Cássia, protagonista da trama, observa de perto a prosperidade dos poderosos coroneis e dos luxuosos cabarés da região. A trama conduz Rita a uma jornada de reconexão com sua infância, confrontando-a com momentos cruciais de sua vida.
“Jaziel não quis entrar. Em sua avaliação nunca soube de nada de bom que houvesse saído de lugares como aqueles. Preferiu esperar na praça. Rita subiu a escadinha de cinco degraus concretados e adentrou as dependências da promotoria com passos pouco convictos. Estava incerta sobre o que podia esperar daquele encontro, mesmo porque pretendia jogar um anzol numa água turva. Não sabia o que de fato a esperava abaixo da superfície, porém intuía que, se fosse começar a mexer nesse novelo de lã em que a Vitacel parecia estar enroscada, talvez encontrasse ali uma ponta da linha.” Página 188 – Verdades de Papel, de Analu Leite.
Sobre a autora Analu Leite:
Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Direito Processual Constitucional pela Universidad Nacional Lomas de Zamora (Argentina). Servidora pública do Poder Judiciário da Bahia desde 2008, atuando como assessora de magistério desde 2010. Para conhecer mais: https://www.instagram.com/analuleiteescritora/
FICHA TÉCNICA:
Título: Verdades de Papel
Autora: Analu Leite
Gênero: literatura brasileira, ficção, romance, drama
Editora: Urutau
Ano: 2024
Páginas: 244
ISBN: 978-65-5900-660-1
Preço: R$ 58,00
Link para compra no site da editora Urutau: https://editoraurutau.com/titulo/verdades-de-papel
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
jornalista.tamyristorres@gmail.com