Aplicativos para facilitar a rotina do empreendedor

Especialistas mostram aplicativos básicos para ajudar a rotina do empreendedor de acordo com as necessidades da sua empresa

Ilustração: aplicativos para organizar a rotina

(Crédito: bloomua/123RF)

Se você trabalha por conta própria, sabe o quanto é essencial planejamento para manter sua empresa em ordem. Cumprir com todas as tarefas e obrigações exige mais que disciplina, é preciso organização. E a tecnologia pode ajudar nesse processo. Muitos aplicativos podem facilitar a vida do empreendedor.

Segundo o professor da Escola Superior de Empreendedorismo do Sebrae-SP, Jaercio Barbosa, o primeiro passo é buscar um aplicativo que ajude o empreendedor a resolver a principal dificuldade da empresa. Detectado o problema, o próximo passo é priorizar aplicativos com avaliações positivas e alto número de usuários.

Aplicativos multiplataforma são indicados. Ou seja, ter versões para celular e para desktop. Assim, o empreendedor poderá verificar suas informações no momento em que precisar.

O Estadão conversou com alguns especialistas em empreendedorismo e descobriu quais os aplicativos mais indicados para os empresários.

Planejamento e organização

Agendas compartilhadas são muito importantes. E opções não faltam: desde o Outlook até o Mail da Apple. O empreendedor consegue verificar seus e-mails no computador e no smartphone. Além disso, pode compartilhar a agenda com quem desejar.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Programas multitarefas também são interessantes. Um bom é o Trello. Através dele, várias pessoas podem trabalhar em um mesmo projeto. E é possível acompanhar o desenvolvimento de cada etapa.

O MindMeister é um aplicativo de mapeamento mental e de visualização de dados. Ele faz infográficos e ajuda no planejamento. Fácil de utilizar e bom para gestão de projetos.

Finanças

O aplicativo Conta Certa é integrado com os bancos. Excelente para o gerenciamento de múltiplas contas bancárias, planejamento financeiro e pagamentos.

Outro aplicativo interessante para fazer um sistema financeiro na empresa é o Via Indicadores. Acessível e voltados para lojas pequenas e franqueados.

Vendas

Instagram e Facebook possuem ferramentas para construir sua própria loja online. São formas simples de colocar seus produtos no mercado e começar a vender.

Comunicação interna

Arquivar documentos na nuvem é muito importante. Usuários da Microsoft podem usar o OneNote, adquirido por meio de assinatura. O mesmo para o iCloud, da Apple.

Os empreendedores também pode contar com o Google Drive. Completo e fácil de gerenciar. Através do Google Docs, as pessoas selecionadas podem editar o mesmo documento ao mesmo tempo.

Para a transferência de arquivos, tanto o Google Cloud quanto o WeTransfer são interessantes para enviar documentos. Especialmente os mais pesados, como imagens de alta resolução e vídeos.

Para gerenciar seus contatos, um bom aplicativo é o Agendo. Ele utiliza a agenda telefônica e integra com os contatos de e-mail.

Esse artigo foi útil? Assine a newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas para a sua empresa.