Aplicativos gratuitos: veja 10 dicas para empreendedores

Conheça as ferramentas para empreendedores que ajudam a organizar o dia a dia e a não esquecer nenhuma importante tarefa

Smartphone com aplicativos gratuitos para empreendedores

Quem é dono do seu próprio negócio sabe quantas tarefas podem ser acumuladas. E como fazer para dar conta de tudo? A Revista Exame separou 10 aplicativos gratuitos para empreendedores que vão ajudá-los a organizar a vida.

Use a tecnologia a seu favor. Sua mente pode te trair e você pode deixar de pagar um imposto importante. Ou aquele papel com um lembrete importante colocado na tela do computador que caiu e você nem viu.

1. Aussi

Telas do app Aussi

Aplicativo para empreendedores iniciantes. Através dele, donos de pequenos negócios se conectam. A ideia é que, de forma gratuita, um tire dúvidas do outro. Você pode tirar suas dúvidas de marketing com um usuário, enquanto dá dicas de finanças para outro, por exemplo. Cada resposta pode receber avaliações de outros usuários que tiveram a mesma dúvida.

O Aussi também conta com uma área exclusiva com vídeos de empreendedores dando dicas sobre o segredo do sucesso.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Disponível para Android e iOS.

2. Coffee Match

Tela do app The Coffe Match

Para empreendedores iniciantes que não possuem orçamento para alugar um escritório ou coworking. Os encontros de networking são feitos em cafeterias parceiras. O aplicativo sugere conexões baseadas nas habilidades afins.

Disponível para iOS.

3. Evernote

Tela do app Evernote

Nesse aplicativo, você consegue escrever, armazenar notas, áudios e fotos. É possível acessá-lo em diversas plataformas e você pode compartilhar suas tarefas com quem quiser.

Possui plano gratuito e outros pagos mais completos. Disponível para desktop, Android e iOs.

4. Google Meu Negócio

Tela do app Google Meu Negócio

O objetivo desse aplicativo é que empresas gerenciem sua presença e relações por meio dos serviços Google. São recursos simples e gratuitos, incluindo criar o próprio site em até dez minutos.

Disponível em desktop, Android e iOS.

5. Hi App

Telas do app Hi-App

Aplicativo ideal para quem esquece de levar cartões de visita ou se preocupam com o meio ambiente. Essa ferramenta faz um cartão de visita 100% digital. Você pode criar, editar e compartilhar seu cartão. Através dele também pode criar pastas e separar os cartões de seu contato por categorias.

Disponível em Android e iOS.

6. Google Primer

Telas do app Google Primer

Aplicativo do Google com lições de negócios, métricas, conteúdo e marketing digital. São aulas em português que podem ser acessadas offline. A ideia é poder estudar esses temas de forma rápida com aulas que duram, em média, cinco minutos.

Disponível em Android e iOS.

7. Qipu

Telas do app QIPU

Aplicativo lançado pelo Sebrae e Buscapé. Serve para controlar as obrigações das microempresas. A ferramenta tem lembretes inteligentes para o microempreendedor não perder datas de pagamentos. Também conta com um sistema de controle financeiro que permite a emissão de notas fiscais.

Disponível em desktop, Android e iOS.

8. Slack

Telas do app Slack

Aplicativo para trocas de mensagem em grupo. Um Whatsapp corporativo. É possível criar grupos públicos e privados e enviar arquivos de serviços como Google Drive e Dropbox.

Possui versões gratuita e pagas. Está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

9. Trello

Telas do app Trello

O Trello é um visualizador de listas. Você consegue dividir áreas de um projeto e acompanhar o fluxo de produção de cada um.

Tem planos gratuito e pagos. Disponível em desktop, Android e iOS.

10. Workplace

Telas do app Workplace

Plataforma do Facebook para empresas. O Workplace oferece recursos para as empresas serem mais conectadas e produtivas, com chats e vídeos ao vivo.

Com versões paga e gratuita. Está disponível para desktop, Android e iOS.