MPEs: Sebrae faz convênio para melhorar acesso ao crédito

Além da parceria para facilitar linhas de créditos para Micro e Pequenas Empresas, convênio inclui suporte e mentoria do instituto às startups instaladas no inovaBra

Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, assina o convênio com o Bradesco

Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, assina o convênio com o Bradesco (Crédito: divulgação)

O Sebrae e o Bradesco firmaram, nesta segunda-feira (3), um convênio de cooperação técnica para promover a melhoria das condições de acesso ao crédito por parte das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A cerimônia reuniu toda a diretoria do Sebrae, o presidente Guilherme Afif Domingos, os executivos do Banco e Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Conselho de Administração.

Segundo informações da Agência Sebrae, o acordo também prevê que o Sebrae ocupará um espaço no inovaBra habitat, do Bradesco, em São Paulo. Além disso, o convênio inclui suporte e mentoria da instituição às startups instaladas no inovaBra. O espaço reúne mais de 170 startups e outras 60 empresas do mundo corporativo. “A presença maciça da diretoria se justifica pela importância desse momento. Em vez de dispersar esforços, estamos unindo”, Afif Domingos. “O Sebrae é uma das instituições mais admiradas do país. Estamos felizes por estar a serviço da comunidade e de uma causa”, disse Trabuco.

Acesso ao crédito e microcrédito

O objetivo do convênio é atender empresas com orientações sobre crédito e microcrédito, inclusive para modalidade com a garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). Segundo informações da instituição bancária, estima-se que cerca de 1,4 milhão dos 8 milhões de MEIs do país sejam correntistas do Bradesco, mas apenas aproximadamente 200 mil têm conta pessoa jurídica.

Trabuco disse que o banco atua na formalização desses empreendedores.

“Vislumbramos chegar a vinte milhões de MEIs, a exemplo dos Estados Unidos, que têm cerca de trinta milhões”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do banco.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Ecossistema de inovação do banco

O inovaBra habitat faz parte do ecossistema de inovação Bradesco e foi criado para promover a inovação na instituição. Segundo Mariana Grapeggia, gerente de empreendedorismo e inovação do Sebrae em Santa Catarina, a sala do Sebrae nesse espaço é composta de quatro posições, que serão ocupadas por dois técnicos do Nacional, um de São Paulo e outro de Santa Catarina.

Eles estarão disponíveis para dialogar com as startups instaladas, promover a conexão com empresas atendidas pela entidade em outros estados e inseri-las nos desafios tecnológicos.

“O objetivo é entender as necessidades desses empreendedores e procurar formas de supri-las”, explicou Mariana.