Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal

12/05/2025

Minecraft Como Comprar

06/05/2025

Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender

06/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quarta-feira, maio 14
EM DESTAQUE
  • Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal
  • Minecraft Como Comprar
  • Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender
  • Como Vender Passagens De Ônibus
  • Como Comprar Um Chip Virtual
  • Filme Como Vender A Lua Onde Assistir
  • Como Comprar Conta No Blox Fruit
  • Como Comprar No Paraguai E Receber No Brasil
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»TECNOLOGIA»A transformação digital, a inteligência artificial e sua essencialidade nos negócios
TECNOLOGIA

A transformação digital, a inteligência artificial e sua essencialidade nos negócios

05/04/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

*Por Marcelo Ciasca

A transformação digital tem mostrado ao mundo corporativo que avançou exponencialmente nos últimos anos, atingindo um estágio maduro e sólido, provando que veio para ficar, uma vez que vemos essa transformação cada vez mais presente na sua essencialidade em muitos setores da economia nacional: finanças, varejo, serviços, atendimento ao cliente, saúde, educação, indústria. É uma infinidade de áreas que requer agilidade, praticidade e resultados efetivos. O setor bancário, por exemplo, é um dos que mais direciona investimentos para atender às necessidades de seus clientes, com o objetivo de simplificar transações pelo meio digital. Isso ocorre tanto entre instituições financeiras tradicionais, quanto em fintechs.

As tendências tecnológicas até então apontadas por muitos especialistas em anos anteriores se confirmaram e, mais ainda, tornaram-se reais, aplicáveis e com resultados acima do esperado. Seguramente, a inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias que assumiu um protagonismo nos últimos tempos e revela contornos positivos em sua aplicabilidade em muitos aspectos e áreas em que já está consolidada, demonstrando sua imensa capacidade de uso para os próximos anos.

O Open Banking e o Open Finance também chegaram trazendo mais conveniência para a vida financeira do consumidor. Uma verdadeira revolução jamais vista no ecossistema financeiro, onde há espaço de crescimento para todos: bancos tradicionais, bancos nativos digitais, fintechs e empresas de outros segmentos que desejam oferecer serviços financeiros personalizados para seus clientes.

Ter uma visão estratégica se faz urgente e necessário para manter esse patamar atualizado. É o que aponta o Índice de Transformação Digital Brasil de 2023 (ITDBr), realizado pela PwC e Fundação Dom Cabral. Nele, 67% dos entrevistados afirmam ter a transformação digital nas organizações. Esse resultado indica que o processo de digitalização já superou os níveis operacional e de curto prazo.

Um fator que redimensionou as transformações este ano foi o uso dinâmico de dados dos consumidores. Em pauta já há algum tempo, em várias frentes, já não é mais uma tendência, mas um recurso valioso para ser implementado e utilizado para definir perfis e oferecer serviços personalizados e com retorno significativo para todos, afinal, o algoritmo nos negócios é uma grande estratégia para o futuro e auxilia na tomada de decisão das empresas, ou seja, seu uso é essencial para conduzir decisões de negócios aprimoradas ou, ainda, atuar na automação de processos para diferenciação competitiva.

Esse cenário atual foi a importância dispensada para o fortalecimento e a manutenção do relacionamento sólido entre as marcas, tornando essa relação cada vez mais personalizada. O conceito ‘Human Centric’ veio para ficar e tem sido praticado frequentemente, seja para auxiliar o cliente ou para direcionar as lideranças e os principais envolvidos, afinal o consumidor também é um protagonista, e atua como porta-vozes da marca.

A automação está cada vez mais presente em todos os ambientes que frequentamos e, sem dúvida, agilizam os processos, tornando-os mais eficientes e econômicos. É a tecnologia e seu poder transformador trazendo conveniência e o dinamismo proporcionados com a aplicação efetiva da análise de dados e, claro, transformando os negócios.

Temos que ter, constantemente, nosso olhar atento para entender o quanto a inovação em tecnologia é fundamental para o crescimento das organizações. E nesse contexto a preocupação aumenta à medida que o ecossistema de conectividade também se amplia. Agora, com IA tendo um crescimento exponencial e presente em várias camadas dos negócios, há que se ater em ações para combater e enfrentar os muitos desafios e ameaças cibernéticas. A conexão a partir do acesso via Internet das Coisas (IoT), por exemplo, pode ser uma porta de entrada para invasões de hackers. É vital que as redes de conexão devam garantir que apenas dispositivos legítimos tenham acesso, mas as técnicas de autenticação podem ser alvo de ataques de engenharia social ou de outras ameaças que possam fragilizar os ambientes, no entanto, devem ser implementadas melhorias constantes.

*Marcelo Ciasca é CEO da Stefanini Brasil, referência em soluções digitais.

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Lista IPTV: Como Funciona, Teste IPTV Rápido e Dicas para uma Experiência Sem Interrupções

04/01/2025

Peças para Drones DJI Agriculture: Encontre o Que Precisa Aqui

09/12/2024

Onde Conferir os Resultados dos Jogos de Hoje na TV ao Vivo

08/10/2024
EM DESTAQUE

Jorge Gerdau Johannpeter é primeiro brasileiro no Hall da Fama dos Negócios Globais da Junior Achievement Worldwide

04/09/20240

Governo de SP leva 10 empresas para Festival de Publicidade de Cannes, na França

18/06/20240

Shopping Santa Cruz promove ações e discussões sobre empreendedorismo feminino no mês da mulher

03/03/20240

Fragomen firma parceria com Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro para atrair nômades digitais

07/11/20230

2ª edição da mostra "Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema" promove atividades formativas gratuitas no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

16/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal

12/05/2025

Minecraft Como Comprar

06/05/2025

Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender

06/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.