Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal

12/05/2025

Minecraft Como Comprar

06/05/2025

Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender

06/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quarta-feira, maio 14
EM DESTAQUE
  • Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal
  • Minecraft Como Comprar
  • Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender
  • Como Vender Passagens De Ônibus
  • Como Comprar Um Chip Virtual
  • Filme Como Vender A Lua Onde Assistir
  • Como Comprar Conta No Blox Fruit
  • Como Comprar No Paraguai E Receber No Brasil
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»TECNOLOGIA»A essência humana na era da Inteligência Artificial
TECNOLOGIA

A essência humana na era da Inteligência Artificial

19/06/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em todo o mundo, o ritmo da revolução digital foi dramaticamente acelerado pela pandemia, quando quase todas as interações humanas presenciais foram substituídas por interações digitais, por conta da necessidade. À medida que as restrições de mobilidade e o distanciamento social entraram em vigor, as pessoas e companhias tiveram que se adaptar rapidamente a novas formas de trabalho, educação, consumo, entretenimento e comunicação.

De acordo com a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC Domicílios) de 2020, o acesso à internet nos domicílios brasileiros aumentou de 71% em 2019 para 83% em 2020. Já segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Transformação Digital (ITD), que mede o grau de informatização das empresas, cresceu 8,7% entre 2021 e 2022.

Esses patamares de digitalização persistiram após a pandemia, elevando as expectativas e demandas dos usuários em relação às experiências digitais. Hoje, os tais requisitos exigem experiências que emulem a interação humana, mesmo quando automatizadas, e que sejam consistentes em todos os pontos de contato digitais, promovendo interações ágeis e acessíveis. Graças à crescente popularidade de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, as organizações estão se capacitando para atender essas demandas.

A IA desempenha um papel fundamental na transformação da experiência do cliente, proporcionando uma abordagem mais personalizada, eficiente e inclusiva. Ao analisar vastos conjuntos de dados, essa tecnologia pode identificar padrões comportamentais e preferências dos clientes, permitindo que as organizações ofereçam recomendações mais precisas e relevantes e que adequem seus produtos ou serviços com recursos de acessibilidade.

Ou seja, essa tecnologia está no cerne do desenvolvimento de aplicações realmente centradas no ser humano. De acordo com o estudo Human-Centered Software Design: A State of the Marketplace Report, encomendado pela Progress, os dois principais impulsionadores para este foco nas organizações são: necessidades de usuários em constante mudança / expectativas crescentes dos usuários (56%), e um rápido aumento nas interações digitais (56%).
No Brasil, a pesquisa revela que 92% dos entrevistados acreditam que as organizações têm a responsabilidade social de criar softwares centrados no ser humano, 59% concordam que a criação de aplicações centradas no ser humano é uma necessidade importante e planejam investir nesta abordagem nos próximos 12 a 18 meses. Já em relação ao mercado, 61% deles acreditam que o setor precisa incentivar mais a aceitação da tecnologia e explorar qual seria o modelo ideal de design focado no ser humano e na acessibilidade.

Ainda de acordo com a pesquisas, entre as principais ações para entender as necessidades e os comportamentos dos usuários e criar aplicações acessíveis, os respondentes brasileiros afirmaram que estão testando propriedades digitais para garantir as principais acessibilidades em suas aplicações (77%), melhorando sua capacidade de agir rapidamente em quaisquer mudanças necessárias (65%), e trabalhando com equipes multidisciplinares para combater o enviesamento e incentivar a reflexão sobre as hipóteses no início do processo (47%). Globalmente, 59% dos entrevistados disseram que já estão atendendo a esse novo requisito por meio de ferramentas, treinamento e políticas.
Essas informações revelam uma forte percepção entre os entrevistados sobre a importância de criar experiências digitais centradas no ser humano. Essa abordagem não apenas implica em personalização e relevância, mas também em acessibilidade e, ao adotá-la, os desenvolvedores melhoram a qualidade de suas soluções e contribuem para a criação de um ambiente digital mais inclusivo.

Embora a inteligência artificial seja desprovida de emoções, ela tem a capacidade de entender e atender às necessidades dos clientes, e se torna essencial para criar experiências digitais verdadeiramente humanizadas. Essa tecnologia amplifica e complementa as capacidades humanas, em vez de substituí-las, resultando em soluções mais eficazes, éticas, acessíveis e alinhadas com as necessidades dos usuários.

*Francisco Larez é vice-presidente da Progress para América Latina e Caribe.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA SARTORI
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Lista IPTV: Como Funciona, Teste IPTV Rápido e Dicas para uma Experiência Sem Interrupções

04/01/2025

Peças para Drones DJI Agriculture: Encontre o Que Precisa Aqui

09/12/2024

Onde Conferir os Resultados dos Jogos de Hoje na TV ao Vivo

08/10/2024
EM DESTAQUE

As metas estão em nossa mente, apenas precisamos mantê-las lá

18/01/20240

Mês da mulher: Contribuição feminina ao ecossistema Tech. Entre Soft Skills e Inovação.

12/03/20240

SP vai reconhecer resultados de escolas municipais em prêmio de excelência educacional

26/04/20240

Dupla é presa em “casa bomba” com metralhadora e 300 quilos de drogas em Itaquera

24/01/20240

Desestatização da Sabesp leva R$ 17,1 bilhões à região do Paranapanema até 2060

11/03/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Jogo do Bicho e a Lei: O Que Você Precisa Saber Sobre a Contravenção Penal

12/05/2025

Minecraft Como Comprar

06/05/2025

Imóvel Em Nome De Duas Pessoas Como Vender

06/05/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.