Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro tiveram queda anual de 3,1% em agosto de 2024, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé. No período analisado, apenas a categoria de eletrodomésticos apresentou elevação de preço (4,2%), influenciado pelo valor dos aparelhos de ar-condicionado, que tiveram aumento anual de 14,6%, e as geladeiras, com aumento anual de 0,2%.
A pesquisa, que monitora continuamente 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de 2 milhões de preços, com informações do principal comparador de preços do país, o Buscapé, mostra que a tendência de redução nas quedas anuais se mantém, embora tenha sido a menor dos últimos 20 meses.
No mês, o aumento de 0,73% nos preços dos eletroeletrônicos contrasta com a queda da média mensal, que foi de -0,45% nos primeiros sete meses do ano, e com as variações predominantemente negativas da série de 32 meses, onde apenas 6 meses apresentaram aumentos de preços. Dentre as categorias analisadas, os grupos de produtos que tiveram as maiores quedas anuais de preços em agosto de 2024 foram celulares (-10,1%), eletroportáteis (-4,5%) e informática (-4,0%).
Para Francisco Donato, Superintendente Executivo da Mosaico no Banco PAN, empresa detentora das marcas Buscapé e Zoom, o e-commerce continua se reinventando e impulsionando o varejo. “As compras digitais proporcionam um cenário favorável ao consumidor brasileiro, pois, além de oferecer poder de escolha, a concorrência por melhores condições traz diversas vantagens, especialmente para aqueles mais antenados. Nesse sentido, a comparação e o acompanhamento dos preços são fundamentais para um bom negócio. Em geral, apesar da variação do dólar impactar o preço dos produtos, principalmente os eletrônicos, ainda observamos uma tendência de queda nos preços ao analisarmos períodos anteriores”, analisa o executivo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lucas Leite de Assis
lucas.assis@fsb.com.br