Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como Evitar Golpes na Internet Proteja Seus Dados e Dinheiro

01/06/2025

Fotografia de moda que vende: dicas essenciais

01/06/2025

Linguagem Corporal na Negociação O Que Seus Gestos Dizem

01/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
domingo, junho 1
EM DESTAQUE
  • Como Evitar Golpes na Internet Proteja Seus Dados e Dinheiro
  • Fotografia de moda que vende: dicas essenciais
  • Linguagem Corporal na Negociação O Que Seus Gestos Dizem
  • Gerenciamento de estoque de roupas: evite perdas
  • Vender Roupas Usadas Online Como Ganhar Dinheiro Com Seu Guarda Roupa
  • Como precificar produtos de moda corretamente
  • Guia Completo Para Comprar Notebook Ideal Para Suas Necessidades
  • Como Fazer uma Boa Negociação Com Fornecedores e Reduzir Custos
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»A inteligência artificial centrada no ser humano

A inteligência artificial centrada no ser humano

03/09/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Embora não exista um descritor único e universalmente aceito para Inteligência Artificial (IA), sabe-se que o recurso não é uma tecnologia, mas sim um conjunto delas. Segundo o Gartner, pode-se definir a ferramenta como a aplicação de análises avançadas e técnicas baseadas em lógica — incluindo aprendizado da máquina para interpretar eventos, apoiar e automatizar decisões e realizar ações. É claro que com o avanço e uso por diversos setores, o grande desafio é como equalizar a equação entre eficiência e humanização para que as atuações e interações realizadas com a ferramenta não se tornem robóticas.

 

Para solucionar a questão precisamos, primeiramente, ensinar a IA da forma correta. O aprendizado dela é uma técnica crítica que permite que ela resolva problemas. Apesar dos equívocos comuns — e dos nomes impróprios na cultura popular —, as máquinas não aprendem. O que acontece, de fato, é que elas armazenam e computam de maneiras cada vez mais complexas e a forma como isso é realizado auxilia na resolução de problemas de negócios, usando modelos estatísticos para extrair conhecimento e padrões dos dados.

 

Hoje em dia existem basicamente três métodos para treinar IA com informações:  por dados brutos e da web, de exemplos elaborados e de julgamentos humanos. Porém, a questão principal é que se treinarmos a IA apenas com dados brutos e da web, ela provavelmente se tornará sexista, racista e espalhará desinformação. E os outros dois modos são, na verdade, muito caros e, atualmente, apenas algumas empresas de tecnologia podem pagá-los. No entanto, este modelo sugere que precisamos inovar os algoritmos para torná-los mais poderosos, sustentáveis ​​e humanísticos.

 

Neste sentido, para torná-la mais humana, é interessante observarmos as semelhanças de como a ferramenta e os humanos são “treinados”. Para a tecnologia, precisamos de algo que possamos usar para capturar o meio ambiente como uma câmera ou um sensor — um conceito semelhante ao modo como nós, pessoas, lidamos com nossos sentidos. O próximo está relacionado a compartilhar, precisamos de um mecanismo que possa distribuir dados entre vários sistemas — algo que remete a forma como nos comunicamos uns com os outros. E, para finalizar, existe o fator de decisão, para que sejam capazes de tomar decisões e resolver tarefas complexas semelhantes às nossas, no entanto, a diferença aqui depende de quão bem a IA pode automatizar processos e identificar padrões em grandes quantidades e tipos de dados.

 

Todos esses fatores contribuem para a utilização assertiva da ferramenta no dia a dia que, embora seja de grande ajuda nos trabalhos, é preciso ponderar sobre como é treinada, além dos seus impactos. À medida que avançamos no uso da ferramenta, é essencial que nos adaptemos ao novo sistema e, por isso, desenvolver e trabalhar com uma IA humanizada auxilia na autenticidade das relações e na eficiência das interações, contribuindo para que se obtenham melhores resultados nos negócios. Para isso, recomendo que as organizações apliquem a seguinte lógica, dedicando 10% dos seus esforços para a codificação de algoritmos, 20% para a construção deles e, os 70% restantes para combinar IA com pessoas e processos.

 

Por fim, finalizo com a frase do Sal Khan, fundador e CEO da Khan Academy. “O caso de uso mais poderoso é se a IA puder ser usada para aprimorar a inteligência humana, potencial humano e propósito humano”.

 

*Gabriela Knob é Estrategista de Negócios & Inovação da ilegra,
empresa global de estratégia, inovação e tecnologia

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DIAS FERRAZ
[email protected]

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Evitar Golpes na Internet Proteja Seus Dados e Dinheiro

01/06/2025

Fotografia de moda que vende: dicas essenciais

01/06/2025

Linguagem Corporal na Negociação O Que Seus Gestos Dizem

01/06/2025
EM DESTAQUE

Salas DDM 24h em SP têm 76% das ocorrências convertidas em pedidos de medida protetiva

09/03/20240

‘Chuva’ se torna, em apenas 3 meses, um dos 10 vídeos mais assistidos de Chitãozinho & Xororó

08/12/20230

GSK integra e amplia benefícios para colaboradores com foco na performance aliado ao propósito

11/04/20240

Um mundo fragmentado

10/05/20240

Lollapalooza: polícia terá delegacia móvel e agente feminina para casos de importunação

22/03/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Como Evitar Golpes na Internet Proteja Seus Dados e Dinheiro

01/06/2025

Fotografia de moda que vende: dicas essenciais

01/06/2025

Linguagem Corporal na Negociação O Que Seus Gestos Dizem

01/06/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.