A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) apresentará, de 04 a 05 de junho, em seu Anfiteatro, das 18h às 22h30, o “I Seminário Educação Prisional: Desafios, Perspectivas e Conquistas”, um evento que visa fortalecer a tríade ensino-pesquisa-extensão, reconhecendo a educação como um direito fundamental de todas as pessoas, inclusive daqueles privados de liberdade.
O seminário foi concebido com a proposta de abordar temas essenciais relacionados à legislação penal e educacional, tais como a Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), que assegura o direito à educação, cultura e atividades intelectuais para pessoas privadas de liberdade; a Política Nacional de Leitura e Escrita (Lei nº 13.696/2018), que busca universalizar o acesso à leitura e à literatura; e a remição de pena pela leitura, conforme orientações da Nota Técnica nº 1/2020 e da Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Projeto de Extensão – Leitura Prazerosa na Prisão
O fomento à literatura no Conjunto Penal Feminino de Feira de Santana é um projeto focado na Educação em Prisão e tem como objetivo central enfrentar as realidades de exclusão e invisibilidade enfrentadas pelos encarcerados em Feira de Santana – BA, proporcionando-lhes o acesso à leitura como forma de prazer e resgate da dignidade.
Além das autoridades e especialistas que estarão presentes no “I Seminário Educação Prisional”, o evento contará com a participação especial da escritora Analu Leite, mestre em Direito Processual e servidora pública do Poder Judiciário da Bahia, reconhecida por suas obras que abordam temas sensíveis e relevantes sobre a condição humana. Analu trará sua expertise e sensibilidade para enriquecer as discussões sobre a importância da leitura e da literatura no contexto prisional para mulheres, além de fazer o lançamento da sua segunda obra, o romance “Verdades de Papel”. Sua presença promete inspirar e sensibilizar os participantes, contribuindo para ampliar a compreensão do poder transformador da educação e da cultura dentro das unidades prisionais.
O “I Seminário Educação Prisional” será um espaço de diálogo e aprendizado, reunindo profissionais, acadêmicos, agentes penitenciários, e demais interessados na promoção da educação e da leitura como ferramentas de transformação e inclusão social.
Conheça mais as obras da autora Analu Leite:
Sinopse: Com Amor, Mamãe
Quando a filha, aos vinte anos, larga o curso de graduação e se muda de cidade com um namorado sem carisma nem juízo, Maria Clara fica perdida, raivosa, preocupada… E cheia de saudade. Ao descobrir o paradeiro da menina, não pega um avião: em vez disso, decide respeitar a decisão de Ana Beatriz e resgatar o laço por meio de cartas. Lendo seus relatos, nos aproximamos não só do passado das duas, mas da multifacetada experiência da maternidade.
Sinopse: Verdades de Papel
Rita de Cássia nasceu na zona rural da Bahia e muito nova teve de partir para Salvador, após vivenciar eventos traumáticos. Já na capital, conseguiu concluir os estudos e tornar-se uma importante doutora em Educação. No entanto, após receber um convite de uma poderosa empresa de celulose para instalar uma escola-modelo no vilarejo em que foi criada, Rita terá de voltar e se confrontar com seu passado, eventos e pessoas que um dia acreditou ter esquecido. Compreenderá seu verdadeiro papel na empresa que a contratou e necessitará fazer escolhas que impactarão muito além da própria vida.
Sobre a autora:
Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Direito Processual Constitucional pela Universidad Nacional Lomas de Zamora (Argentina). Servidora pública do Poder Judiciário da Bahia desde 2008, atuando como assessora de magistério desde 2010. Para conhecer mais: https://www.instagram.com/analuleiteescritora/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
jornalista.tamyristorres@gmail.com