Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como Negociar Dívida de Cartão de Crédito Passo a Passo

07/06/2025

Crie uma identidade visual moda marcante

07/06/2025

Relógios Importados de Luxo e Alta Qualidade

06/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
sábado, junho 7
EM DESTAQUE
  • Como Negociar Dívida de Cartão de Crédito Passo a Passo
  • Crie uma identidade visual moda marcante
  • Relógios Importados de Luxo e Alta Qualidade
  • Gestão de Propriedades Eficiente no Brasil
  • Guia Completo de Eventos no Brasil 2023
  • Entenda o Seguro de Vida: Como Funciona
  • Gestão de Resíduos: Estratégias e Soluções no Brasil
  • Benefícios da Acupuntura em Vila Velha
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»ESTADOS»São Paulo»Centrais Estaduais do Detran-SP agilizam atendimento à população
São Paulo

Centrais Estaduais do Detran-SP agilizam atendimento à população

28/03/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

DownloadO objetivo principal é oferecer respostas mais rápidas e padronizadas

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) inaugura um novo capítulo no atendimento aos cidadãos, caracterizado pela eficiência e uniformidade. As Centrais Estaduais representam um marco na prestação de serviços, centralizando e padronizando procedimentos em todo o estado, como parte do processo de transformação digital empreendido pela autarquia.

O objetivo primordial é oferecer respostas mais rápidas e padronizadas, reduzindo drasticamente os prazos de espera. Uma solicitação que antes levaria até 10 dias úteis para conclusão agora pode ser resolvida em até 10 minutos graças à gestão centralizada das Centrais Estaduais, apoiada por tecnologias de Inteligência Artificial (IA) que garantem integridade e controle dos processos.

Essas Centrais têm como propósito unificar processos e capacitar os servidores por meio de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), tornando cada etapa do atendimento mais transparente e objetiva. Com mais de 10 Centrais vinculadas às diversas diretorias do Detran-SP, incluindo Administração, Atendimento ao Cidadão, Educação para o Trânsito e Fiscalização, Habilitação e Veículos, a padronização se estende por toda a gama de serviços oferecidos.

Essa medida faz parte de um amplo esforço de transformação digital, iniciado em agosto de 2023, que tem sido gradualmente expandido para diversos serviços. Atualmente, são 71 serviços eletrônicos no portal www.detran.sp.gov.br e outros 60 disponibilizados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), via Usuário Externo. Em 2023, o departamento contabilizou um crescimento de 30,1% na procura pelos serviços digitais. Só em relação ao serviço de renovação da CNH, foram 89,7% feitas digitalmente, um total de 4.097.903 documentos.

Não é só a população que sai ganhando com a comodidade da digitalização dos pedidos de restituição. O processamento eletrônico dos reembolsos permitirá ao Detran-SP a identificação de eventuais repetições de erros sistêmicos, da maior incidência de falhas em diferentes áreas de atendimento ou de serviços não prestados, facilitando o redesenho de processos com altos índices de restituições solicitadas.

Esclarecimento de dúvidas
Os cidadãos que tiverem dúvidas ou dificuldades em relação às solicitações de reembolso poderão recorrer ao canal de atendimento Fale Conosco da Sefaz, pelo link (https://portal.fazenda.sp.gov.br/paginas/fale-conosco.aspx) ou pelos telefones 0800 0170110 ou ainda 2930-3750 (exclusivamente para ligações feitas de telefones celulares).

O cidadão continuará solicitando os serviços nas unidades do Detran-SP e do Poupatempo em todo o estado, e as demandas serão direcionadas para a Central Estadual competente, garantindo um atendimento ágil e eficaz.

O que muda na prática?
O principal impacto será no tempo de retorno das solicitações. Alguns serviços como Transferência interestadual de condutores e candidatos à primeira habilitação, solicitação de redirecionamentos médicos e psicotécnicos, alteração do tipo processo (Renach) para utilização de exames válidos que antes eram realizados no prazo de até 10 dias úteis em algumas regionais passaram a ser realizados pela central correspondente em até 10 minutos.

Transformação Digital
Além de melhorar o atendimento, a transformação digital também contribui para a redução do uso de papel. Desde 2023, essa iniciativa já resultou em uma economia de quase R$ 1,5 milhão para os cofres públicos, além de liberar espaço anteriormente ocupado por mais de 800m² documentos físicos, até janeiro deste ano. A “despapelização” promoveu ainda a devolução de oito galpões locados para o armazenamento dos documentos.

O Detran-SP realiza a despapelização de suas áreas obedecendo ao prazo de guarda, referente à tabela de temporalidade da autarquia, para cada tipo de documento. Agora, o foco está na digitalização e armazenamento na nuvem de todo o acervo documental, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável para o Detran-SP.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Centrais Estaduais do Detran-SP agilizam atendimento à população apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Polícia fecha ‘feira do rolo’ de celulares furtados no centro de São Paulo

24/06/2024

Cidades do Alto Tietê serão interligadas por trens com concessão da linha 12-safira

24/06/2024

Proprietários de cerca de 2 milhões de veículos com IPVA em atraso são notificados

24/06/2024
EM DESTAQUE

Autonomia para pequenas coisas do dia a dia devolve autoestima, contribui para evitar depressão e estimula a convivência social

11/11/20230

Complexo PROVIDA aumenta retenção de pacientes em 16% com tecnologia chatbot

29/02/20240

Franqueada fatura R$63 mil em seu primeiro dia de operação e supera expectativas da rede

10/11/20230

ACIJA realiza V Jantar Prêmio Personalidades Ouro 2024 com grande celebração

29/08/20240

Desbravando Desafios: O Caminho do Empreendedorismo

23/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Como Negociar Dívida de Cartão de Crédito Passo a Passo

07/06/2025

Crie uma identidade visual moda marcante

07/06/2025

Relógios Importados de Luxo e Alta Qualidade

06/06/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.