Close Menu
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Desafios da Negociação Internacional Como Ter Sucesso

05/06/2025

Email marketing moda: construa uma lista de clientes

05/06/2025

Como Lidar Com Objeções em Vendas e Transformar Não em Sim

04/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
quinta-feira, junho 5
EM DESTAQUE
  • Desafios da Negociação Internacional Como Ter Sucesso
  • Email marketing moda: construa uma lista de clientes
  • Como Lidar Com Objeções em Vendas e Transformar Não em Sim
  • WhatsApp Business moda: venda mais e se conecte
  • Novas demandas e desafios para os mecânicos modernos
  • Escolhendo tomadas seguras e funcionais
  • O que considerar antes de instalar um ar tipo split
  • Detox capilar: o que é e como fazer em casa
NegociariasNegociarias
  • BELEZA
  • MODA
  • DECORAÇÃO
  • BEM-ESTAR
  • RECEITAS
  • AUTO
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
NegociariasNegociarias
Home»O Brasil está preparado para ter uma infraestrutura de veículos elétricos?

O Brasil está preparado para ter uma infraestrutura de veículos elétricos?

27/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Recentemente, tive uma conversa intrigante sobre a crescente importância das redes de recarga de veículos elétricos e o papel das montadoras neste cenário. No Brasil, por exemplo, os usuários de carros enfrentam desafios significativos, como filas e carregadores frequentemente fora de operação. Essa situação não é exclusiva do Brasil – é uma realidade em várias partes do mundo. 

Ao mesmo tempo, muitos culpam a fabricante BYD, que atualmente é a marca que mais vende carros elétricos no país pela falta de investimento na estrutura de recarga. Historicamente, as montadoras de carros a combustão não investiram em postos de gasolina, levantando, assim, a seguinte questão: as montadoras de veículos elétricos devem adotar uma abordagem diferente?

Quando olhamos para a experiência nos Estados Unidos, a situação não é muito diferente. Usuários de veículos elétricos “não-Tesla” frequentemente se deparam com problemas na rede da Electrify America – empresa líder em carregamento rápido de veículos elétricos (EV) “não-Tesla” – como filas e equipamentos defeituosos. Isso levou a uma mudança radical do mercado ao qual várias montadoras decidiram adaptar seus veículos para usar a rede de recarga da Tesla, reconhecendo a eficiência e a confiabilidade superior dessa rede.

Isso porque, a Tesla, ao perceber que a adoção de veículos elétricos depende fortemente de uma boa experiência – e vendo a falta de infraestrutura existente –, começou a investir em sua rede “Superchargers”, voltada ao carregamento dos veículos elétricos e visando dar a seus clientes maior segurança em adquirir os carros da marca. Diferente de outras montadoras, a Tesla, por produzir exclusivamente veículos elétricos, dependia integralmente da rede de recarga. 

Agora, para uma montadora tradicional, se a rede de recarga é inadequada, o cliente pode simplesmente optar por um veículo a gasolina. Assim, a Tesla teve um incentivo único para investir em uma rede de recarga eficiente e, por isso, não vimos tal fenômeno se repetir com outras indústrias.

No Brasil, a situação das montadoras BYD e GWM é similar à da Tesla nos seus primórdios. Essas empresas dependem da adoção de veículos elétricos pelos consumidores, ao contrário de outras montadoras que têm uma diversidade maior em seus portfólios. Atualmente, parece que elas estão confiando na infraestrutura existente de recarga, mas em breve podem perceber que isso não será suficiente para acompanhar seus objetivos de crescimento.

A questão central é: as montadoras devem investir em redes de recarga? A experiência da Tesla sugere que sim, especialmente para empresas cujo foco é exclusivamente em veículos elétricos. Para essas empresas, o investimento em redes de recarga não é apenas uma melhoria no serviço ao cliente, mas também uma estratégia essencial para garantir sua viabilidade e sucesso no mercado.

 

* Rafael Levy é Co-fundador da 100 Open Startups e Diretor do Centro de Open Innovation Brasil
 

 

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Desafios da Negociação Internacional Como Ter Sucesso

05/06/2025

Email marketing moda: construa uma lista de clientes

05/06/2025

Como Lidar Com Objeções em Vendas e Transformar Não em Sim

04/06/2025
EM DESTAQUE

Procon-SP revela lista das empresas com mais reclamações

16/03/20240

Colégio Singular e Shopping ABC comemoram o sucesso do espaço de entretenimento 

05/08/20240

Compra Agora promove live commerce com Mondelez

14/03/20240

Novas Configurações Familiares: Reprodução Assistida e Inclusão

10/01/20240

SP abre concurso para contratação de 2,7 mil soldados da PM de 2ª classe

31/10/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Desafios da Negociação Internacional Como Ter Sucesso

05/06/2025

Email marketing moda: construa uma lista de clientes

05/06/2025

Como Lidar Com Objeções em Vendas e Transformar Não em Sim

04/06/2025
CONTATO

[email protected]

© 2025 Negociarias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.