7 filmes para você se inspirar e melhorar seu negócio

Use suas horas de lazer para ver belas obras do cinema e, ao mesmo tempo, aprender lições importantes para aplicar na sua empresa

Pipoca para sessão de cinema em casa

(Crédito: tanya145 / 123RF Imagens)

Tocar um negócio não demanda apenas transpiração. Além de conhecimento, é preciso também muita inspiração. E poucas coisas podem ser tão inspiradoras do que bons filmes. A pedido do site InfoMoney, a coach em imagem e reputação Nathana Lacerda listou sete pérolas da chamada “Sétima Arte” que podem te ajudar a ter ideias para melhorar o seu negócio.

1. O Sol é Para Todos (1962)

Baseado no clássico livro “To Kill a Mockingbird”, do autor norte-americano Harper Lee, o filme conta a história de um advogado que defende um homem negro inocente, acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. De acordo com Nathana, a mensagem transmitida é de que “vale a pena defender um ponto de vista, uma ideia, desde que você esteja disposto a seguir adiante e lidar com as consequências. Para começar um negócio, é mais ou menos a mesma lógica. Você tem que acreditar na sua ideia e arcar com os desafios que virão”. O filme ganhou três categorias do Oscar em 1963: Melhor Ator para Gregory Peck, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte em Preto e Branco.

2. Janela Indiscreta (1954)

Considerado por muitos especialistas um dos melhores filmes do diretor Alfred Hitchcock e um dos melhores da história do cinema, a obra conta a história de L. B. “Jeff” Jefferies, um fotógrafo profissional que fratura a perna num acidente numa corrida de carro e fica confinado a uma cadeira de rodas no seu apartamento. O protagonista não sai de casa para nada e o contato que ele tem com a vizinhança é feito por meio de um binóculo. Segundo a especialista, trata-se de um outro clássico que mostra como é complicado ter um olhar restrito. “Ele não consegue ver as coisas como elas realmente são. Não sair de casa restringe a visão de mundo, diminui as possibilidades”, diz. O filme reforça a ideia de sair do lugar e olhar para o que não é óbvio, enxergar uma realidade diferente. Essencial para os negócios, uma visão de mundo diferenciada é o que traz uma inovação.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

3. Life, Animated (2016)

O vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem de 2017 retrata um jovem autista que se comunica por meio de filmes da Disney. Nathana se pergunta: “será que a Disney tinha noção de como seus desenhos ajudariam alguém desta forma?”. Com base na lição passada pela obra, a especialista aconselha: “continue a fazer a diferença através da sua mensagem e seus valores, pois é isso que vai mudar a vida de pessoas de uma maneira que você não imagina”. Quando se pensa em montar um negócio, além de toda a parte estrutural, é fundamental pensar nos valores que você e sua empresa querem passar para o público consumidor.

4. Chef (2014)

Escrito, co-produzido, dirigido e protagonizado por Jon Favreau, diretor dos blockbusters Homem de Ferro e Homem de Ferro 2, o filme conta a história de um chef que larga seu cargo num renomado restaurante de Los Angeles e retorna a Miami, sua cidade de origem, onde adquire um food truck para sair pelos Estados Unidos vendendo uma comida de sua autoria. Ele consegue resultados muito bons com o uso das redes sociais. “O filme expõe assuntos como coragem, resiliência e fazer o que acredita. Para um negócio dar certo, é preciso que você acredite na ideia. Além disso, a forma como você vai divulgar é essencial”.

5. Pequena Miss Sunshine (2006)

Lançado em 2006, foi um dos filmes mais premiados do ano seguinte, quando, entre outras glórias, conquistou o Oscar de Melhor Ator para Alan Arkin e de Melhor Roteiro Original. Uma menina e toda sua família vão para um concurso de beleza sem se importarem com o fato de que a pequena não se encaixa no padrão esperado. De acordo com Nathana Lacerda, a história passa a importante lição de que “ser você mesmo é o caminho certo, mas é preciso entender o que você busca e adequar a sua ‘melhor versão’ ao que exigem de você. Que relação isso tem com a construção de um negócio? É preciso criar algo que você tenha afinidade e conhecimento e adequá-lo ao público-alvo.

6. Invencível (2015)

O filme, produzido e dirigido por Angelina Jolie, gira em torno da história do ex-atleta olímpico norte-americano Louis “Louie” Zamperini, que numa missão militar durante a Segunda Guerra Mundial sofreu um acidente de avião no Oceano Pacífico e,  junto com outros dois companheiros, passou 47 dias à deriva num bote salva-vidas. Encontrados por um navio de guerra japonês, inimigos dos EUA, foram aprisionados e torturados numa ilha por dois anos.  “Ele só conseguiu sobreviver pela força de vontade. O filme mostra uma das mais importantes características para se ter sucesso num negócio: a resiliência”, diz Nathana.

7. A Teoria de Tudo (2014)

Com uma atuação memorável e que rendeu o Oscar de Melhor Ator de 2015 ao protagonista Eddie Redmayne, o filme conta a história do célebre físico teórico Stephen Hawking, que é portador de uma doença neurodegenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), que atinge os neurônios motores. De acordo com Nathana, o filme é inspirador por mostrar “o quanto podemos conquistar mesmo diante dos obstáculos, o que é essencial para um negócio dar certo”. A coach destaca a importância de o empreendedor procurar enxergar tudo sob outro ponto de vista para superar as dificuldades que costumam aparecer pelo caminho.

Gostou deste conteúdo? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba semanalmente as principais notícias do Negociarias.