6 Processos de Armazéns Primários e Como Otimizá-los

Os seis processos fundamentais do armazém são os seguintes: recebimento, entrada em depósito, armazenagem e embalagem, assim como picking e expedição. Os seis processos de armazenagem que podem ser otimizados…

Os seis principais processos de depósito são: armazenagem, recebimento, entrada em depósito, bem como embalagem e expedição. Ao otimizar estes seis processos, você poderá simplificar suas operações de depósito para reduzir custos e erros, e obter um aumento na taxa de pedidos perfeitos.

O artigo será examinado em cada procedimento de depósito a fim de melhor compreender e otimizar sua operação. Depois de explicar cada processo, serão discutidas sugestões gerais para otimizar o processo. Além disso, ferramentas específicas para otimização serão fornecidas para sua conveniência.

6 Processos de Armazéns Primários e Como Otimizá-los

6 Processos de Armazéns Primários e Como Otimizá-los

1. Recebendo

O recebimento é a atividade principal do armazém e a mais importante. Para realizar o processo de recebimento corretamente, o armazém deve ser capaz de provar que recebeu o produto correto no tamanho correto, no estado correto e na data apropriada. Não fazer isto pode ter conseqüências nos processos subseqüentes.

Receber também significa que a transferência de responsabilidade pelos itens por parte do armazém. Isto coloca a carga sobre o armazém para manter a condição da mercadoria até que ela seja embarcada. Receber a carga em tempo hábil lhe permitirá remover os itens danificados e eliminar a responsabilidade por seus danos.

Como otimizá-los:
O objetivo de otimizar o processo de recebimento do armazém, é que ele possa receber a carga de forma eficaz e eficiente, e evitar o acúmulo nas docas para recebimento. Soluções como transportadores e porta-paletes elétricos podem ajudá-lo a descarregar a carga e limpar as docas mais rapidamente e com maior eficiência. Os dimensionadores também automatizam o processo de captura de dimensões e peso de paletes e pacotes para acelerar o processo de recebimento e obter medidas aprovadas. Além disso, programas como agendadores de docas permitem alocar eficientemente a quantidade adequada de trabalhadores, antecipando embarques futuros.

2. Put-Away

Put-away é o próximo processo de armazenamento que envolve o processo de movimentação de itens da doca para recebimento no melhor espaço de armazenamento do armazém. A incapacidade de armazenar os itens no local correto pode prejudicar a eficiência das operações do armazém. Quando os itens são armazenados de forma adequada, há uma variedade de vantagens:

A carga é armazenada mais rapidamente e é armazenada de forma mais eficiente.

O tempo gasto em viagens é reduzido.

A segurança dos funcionários e das mercadorias é garantida

A utilização do espaço do armazém é maximizada.

A carga é muito mais fácil e rápida de localizar, rastrear e localizar

Como otimizar:
O objetivo de otimizar o processo de entrada em depósito é levar a mercadoria até a posição mais eficiente em um método rápido, eficaz e eficiente. Softwares, tais como sistemas de gerenciamento de slots ou de espaço atribuirão automaticamente o espaço ideal a cada item para facilitar um processo suave de entrada em depósito e utilização máxima do espaço. Além disso, aplicativos móveis para a entrada em depósito e dispositivos ajudam os funcionários a colocar a carga no local adequado.

3. Armazenagem

A armazenagem é o processo no qual os produtos são colocados no melhor espaço de armazenagem. Se feito corretamente, este processo otimiza o espaço disponível dentro de seu armazém e melhora a eficiência de seus trabalhadores.

Como otimizar:
A otimização da eficiência de seus processos de armazenamento é viável se os KPIs apropriados estiverem sendo rastreados. A utilização de um programa que calcula automaticamente a capacidade de armazenamento de seu armazém e monitora as métricas de armazenamento mais apropriadas o ajudará a avaliar a eficiência de cada parte de seu processo de armazenamento. Sistemas de otimização de slots podem ajudá-lo com a atribuição do espaço de armazenamento ideal para seu item. Além disso, a escolha do melhor sistema de armazenamento de armazém com base nas dimensões de suas instalações e produtos disponíveis permite que você aproveite ao máximo suas áreas verticais e horizontais enquanto melhora a eficiência nos armazéns.

4. Picking

A colheita é um processo que recolhe os produtos de um armazém a fim de satisfazer as exigências dos clientes. Por ser o processo mais caro do armazém, representando até 55% de seu custo operacional total e a maximização deste procedimento lhe permitirá reduzir drasticamente os custos e melhorar a eficiência de seu armazém. Um processo de racionalização deve ser focado na melhoria da precisão, pois os erros podem afetar a satisfação do cliente.

Como otimizar:
Uma maneira de acelerar o processo de coleta é introduzir a tecnologia mais apropriada. Tecnologias como celulares e artigos de desgaste poderiam acelerar o processo de picking, pois permitem que os funcionários visualizem a lista de itens de picking sem fio, conectem os sistemas em tempo real e escaneiem de qualquer lugar dentro do depósito. Outras opções são conduzir a análise ABC para otimizar o layout de seu armazém, escolhendo o método mais apropriado de picking, bem como usar um software para auxiliar os funcionários na execução do processo de picking.

Aqui está um vídeo instrutivo que explica como os objetos de desgaste e os dispositivos móveis podem influenciar seu processo de seleção:

5. Embalagem

O processo de embalagem é aquele que consolida os itens da ordem de venda e os prepara para serem enviados ao cliente. Uma das principais responsabilidades da embalagem é garantir que não haja danos a partir do momento em que os itens são retirados do local de armazenamento. Além disso, a embalagem deve ser leve o suficiente para não adicionar peso ao produto e ser mínima o suficiente para gerenciar o custo da embalagem.

Como otimizar:
Tornar a embalagem mais fácil é possível usando um software para auxiliar aqueles que estão realizando o trabalho. Desde que um sistema de embalagem inclua todas as informações relevantes como tamanho e peso, o software identificará automaticamente o tipo e a quantidade de materiais de embalagem que garantirão que o produto seja seguro e reduzirá os custos de embalagem.

6. Expedição

O processo de envio é o fim do procedimento do armazém e é o início da entrega dos itens que são enviados da loja para o cliente. A expedição é considerada bem sucedida somente no caso de o pedido ser processado e carregado corretamente, enviado à pessoa certa e transportado através do método de transporte correto, sendo entregue de forma rápida e segura.

Processos prévios, incluindo pedido, depósito, escolha e embalagem são cruciais para o sucesso do envio, pois impactam significativamente a probabilidade de completar seu pedido de forma correta e segura.

Como otimizá-lo:
É crucial tornar a expedição mais eficiente usando software para facilitar o gerenciamento de muitas atividades. Os sistemas de gerenciamento de mão-de-obra permitem que você atribua a quantidade adequada de recursos, impedindo a alocação excessiva ou insuficiente. O uso de um aplicativo móvel para remessa e dispositivo permite que você tenha as informações relevantes em mãos e em tempo real para confirmar as remessas no momento. Os sistemas de carregamento lhe darão guias que fornecem instruções claras sobre como carregar sua carga com segurança e eficiência.

A indústria de armazéns está em expansão devido a mudanças como o aumento do comércio eletrônico, a globalização e a crescente tendência de terceirização dos serviços de armazém. Estas mudanças significativas no mercado têm oportunidades para que você aproveite as vantagens de uma ação rápida para melhorar os processos em seu armazém. Espero que este artigo lhe tenha fornecido o propósito de cada procedimento e auxiliado com sugestões para otimização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima