6 passos para você ser um freelancer bem-sucedido

Você tem vontade de ganhar uma renda extra ou pretende seguir a carreira de freelancer, essas dicas podem te ajudar a dar próximo passo

Mulher freelancer trabalhando deitada na rede

(Crédito: gladkov/123RF)

Ser o próprio chefe é o sonho de muitos brasileiros. Ter a liberdade de fazer os próprios horários é um dos benefícios de trabalhar por conta própria. Com as mudanças do mercado de trabalho, o contrato por tarefa vem sendo cada vez mais procurados pelas empresas. Se você está pensando em investir numa carreira freelancer, o site Entrepreneur deu seis dicas que podem te ajudar a ser um freelancer bem-sucedido.

1. Tome uma decisão e mantenha

O primeiro passo para construir uma carreira freelancer de sucesso é tomar a decisão de ser um freelancer. E seguir firme. Pode parecer uma dica óbvia, porém o momento inicial é o mais crítico. Uma pessoa sem foco e determinação pode rapidamente recuar e voltar ao mercado de trabalho formal. Experimente durante dois meses e concentre-se em atrair clientes.

2. Identifique suas habilidades

Quais são as minhas habilidades? O que sei fazer bem? O que posso oferecer? Quais as habilidades preciso desenvolver? Estas perguntas precisam ser feitas nessa etapa do processo para ser um freelancer bem-sucedido.

O ponto positivo dessa carreira é a existência de inúmeras possibilidades de empregos que requerem diversas habilidades para completar. Alguns exemplos: redator de conteúdo, edição, web design e desenvolvimento, revisão, análise de dados, tutoria online, marketing digital, entre outras habilidades que estão com altas demandas.

3. Procure por bons sites independentes

Graças à tecnologia digital, há muitos sites que oferecem serviços freelancer. Você só precisa se registrar no site apropriado as suas habilidades, oferecer seu trabalho e executar os projetos.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+Leia também:
– Mundo dos negócios: saiba como superar os principais obstáculos
– Empreendedorismo e inovação: conheça o Oito 
– Como aumentar o seu preço sem perder clientes 

Alguns exemplos de sites para você se inscrever: Freelancer, 99Freelas e Workana.

4. Melhore sua presença online profissional

Comercialize suas habilidades para conquistar uma carreira freelancer bem-sucedida. Não importa o quão bom você seja no que faz. Sem uma estratégia de marketing pessoal, ninguém saberá. E é muito simples fazer isso. Anuncie suas capacidades profissionais em suas redes sociais como Facebook e LinkedIn, assim como em seus sites pessoais. Ter uma marca pessoal bem definida é essencial para atrair potenciais clientes.

5. Construa uma boa reputação profissional freelancer

Sua profissão de freelancer dependerá da reputação que você construiu ao longo dos anos. E isso é mostrado através dos retornos do seus clientes. Se você tiver muitos comentários negativos, outras pessoas podem evitar fazer negócio com você.

Tenha capacidade criativa, força mental e física para cumprir os requisitos e prazos dos trabalhos. Sem estas importantes características, você pode prejudicar sua carreira.

6. Mantenha sempre aberto os canais de comunicação

Sua comunicação com os clientes precisa ser sempre efetiva. Tenha uma presença online forte. Seus clientes e potenciais clientes precisam ter acesso a você com facilidade. Uma resposta demorada pode fazer você perder bons negócios.

Está preparado para ser um freelancer? Descubra mais aqui como você pode se transformar em seu próprio chefe.