6 maneiras para melhorar a eficiência nos negócios

Falta de ideias sobre como ser mais eficiente nos negócios da sua empresa? Veja essas dicas

Mulher faz compras online

(Crédito: 123RF)

Focar na melhoria da eficiência nos negócios pode ajudar a empresa a crescer e maximizar seus lucros. Você pode economizar tempo e dinheiro, além de ficar mais competitivo.

Então, o que você pode fazer para aumentar a eficiência da sua empresa? Existem muitos caminhos à sua disposição. Veja as dicas do site Open Forum.

1. Descubra onde os visitantes se perdem em seu site

Usar a análise do site pode ajudar você a entender quais páginas causam a perda e até a saída de seus clientes.

Uma pequena melhoria que você pode fazer aqui é adotar “a regra de 3 cliques.” Esta regra de design do site sugere que os visitantes deixam o site se não conseguirem encontrar as informações necessárias dentro de três cliques.

Se não for possível projetar todas as suas páginas da Web para seguir tal regra, considere fazer algumas alterações de design nas páginas problemáticas para que os visitantes saibam onde estão, como chegaram a uma determinada página e para onde estão indo essa página.

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2. Concentre seus esforços de mídia social nas plataformas certas para o seu negócio

Certamente você tem alguma conta nas redes sociais. A análise de dados pode ajudar você a identificar os sites que mencionam sua empresa. Pode usar essas informações para monitorar comentários positivos e negativos. Esses insights podem ajudar a decidir o que você deve continuar fazendo e o que talvez precise parar de fazer.

Você também vai saber quais plataformas de mídia social seus clientes não estão usando. Por exemplo, se seus clientes não interagirem com o Instagram ou com o Snapchat, você pode melhorar a eficiência dos negócios dedicando mais esforço às plataformas que seu público-alvo usa.

3. Substitua as pesquisas de pós-atendimento por análises de conversação

Gravar chamadas de clientes é uma prática comum hoje em dia. Você pode usar dados obtidos de ferramentas de conversação ou de análise de fala para coletar emoções ou estados de espírito do cliente, para que você possa melhorar sua experiência de atendimento ao cliente.

A substituição de pesquisas de pós-atendimento com informações obtidas por meio de conversas em tempo real ou análise de fala pode ajudar a melhorar a eficiência nos negócios. Ele pode ajudar você a reagir mais rapidamente e fazer alterações nas interações com os clientes, economizando tempo.

4. Use dados de um CRM para avaliar clientes de baixo valor

Quando você se propõe a melhorar a eficiência nos negócios, revise sua base de clientes periodicamente. Você pode descobrir quais clientes exigem mais do que valem usando dados de um sistema CRM (Customer Relationship Management).

Seus clientes de baixo valor podem não apenas gastar muito menos do que seus clientes de alto valor, mas podem se comportar de uma forma que lhe custa dinheiro por pouco ou nenhum retorno. E quando esses clientes não lucrativos costumam ligar com perguntas ou reclamações, estão ocupando uma quantidade desproporcional de tempo e ocupando suas linhas telefônicas.

5. Use a análise de dados para gerenciar sua estratégia de mídia social

Há uma riqueza de dados que você pode usar para melhorar sua eficiência nos negócios quando se trata de planejar sua estratégia de conteúdo de mídia social.

Por exemplo, o Twitter. A ferramenta gratuita do Twitter Analytics mostra qual dos seus tweets obteve o maior número de impressões. Você também pode ver uma visão geral de 28 dias de impressões cumulativas.

Como você pode usar esses dados? Você pode criar tweets adicionais sobre o mesmo assunto ou tópico similar para maximizar a exposição ou o engajamento. A visão geral cumulativa também pode ajudar a comparar a atividade de mês para mês. O que você fez para ganhar mais impressões? A resposta pode ajudar a decidir qual curso tomar para os futuros tweets.

Você também pode usar o Facebook Page Insights gratuito. Esta ferramenta lhe dará um instantâneo do desempenho da sua página. Isso vai te mostrar:

6. Maximize a produtividade do seu pessoal quando estiver em movimento

O trabalho móvel é mais popular do que nunca. Essa tendência sempre crescente pode frustrar seus esforços para melhorar a eficiência nos negócios. Mas não precisa ser assim.

Você pode ajudar seus funcionários que estão trabalhando em trânsito a permanecer conectados. Aqui estão três áreas que podem ajudar a melhorar a eficiência nos negócios se sua empresa tiver funcionários remotos:

  • Considere a tecnologia portátil de digitalização e impressão
  • Use ferramentas ou software de compartilhamento de arquivos baseados em nuvem para que os funcionários possam colaborar no mesmo documento de qualquer local sem precisar estar no escritório. Isso pode ser uma consideração importante se você quiser melhorar a eficiência nos negócios
  • Forneça uma solução de software de relatório de despesas digitais para facilitar o envio de relatórios de despesas para os funcionários enquanto estiverem em trânsito

Essas ferramentas permitem que os funcionários economizem tempo, digitalizando recibos e eliminando a necessidade de entregar recibos em papel.

Encontrar maneiras de melhorar a eficiência nos negócios não é um evento único. Faça disso uma das principais prioridades na maneira de gerenciar seus negócios.