5 provas de que empreendedores precisam pensar com criatividade

A criatividade é a chave para produzir novas ideias e processos. Entenda o motivo dos empreendedores não ignorarem o lado criativo do início das suas empresas

(Crédito: gstockstudio / 123RF)

Muitas pessoas não acham que criatividade e empreendedorismo andam de mãos dadas. Mas a criatividade é uma ferramenta essencial para qualquer empreendedor. Criatividade não é apenas sobre inventar ideias. É sobre ser capaz de se adaptar a novas circunstâncias, navegar na incerteza e encontrar soluções à medida que surgem problemas.

Todas as startups precisam evoluir ao longo do tempo conforme a paisagem muda. Talvez sua marca não esteja comunicando as emoções certas e você precise de alguns ajustes. Talvez sua interface não tenha um bom desempenho e precise de uma reforma. Talvez você precise encontrar novas maneiras de garantir o financiamento. Fazer todas essas coisas requer criatividade. Em artigo recente, o site Inc. mostrou os porquês.

O sucesso de uma startup é baseado em sua capacidade de dinamizar

A criatividade é a chave para produzir novas ideias e processos. Às vezes, os empreendedores são apanhados no sucesso de sua ideia inicial. Eles sentem que é tão incrível que eles nunca precisam ser criativos novamente.

Os empreendedores que realmente prosperam e são bem-sucedidos são aqueles que podem usar sua criatividade repetidamente. Aqueles que podem girar para escalar a empresa ou sobreviver a um concorrente.

A primeira ideia que você apresenta é muitas vezes apenas uma transição para outra ideia. Em uma inicialização, as coisas mudam o tempo todo. Adaptar-se às circunstâncias e passar para a próxima ideia é apenas uma parte dos negócios.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

Mas anos atrás, uma startup era apenas uma pequena empresa. Levaria cinco ou dez anos para crescer uma base sólida e, em seguida, a empresa poderia escalar para cima. Hoje, as startups ainda começam pequenas. Mas agora elas recebem uma injeção de capital que comprime esse período de escala. Cinco ou dez anos se transformam em um ou dois.

E esse prazo comprimido garante que a empresa passará por mudanças, geralmente com muita rapidez. Você tem que ter certeza que você é criativo o suficiente para enfrentar o desafio quando isso acontecer.

Empreendedores criativos trazem idéias não convencionais para a mesa

Se todos estão fazendo algo da mesma maneira, o pensamento convencional leva você ao mesmo processo. Você tem que pensar de forma criativa e desafiar os procedimentos padrão, se quiser ter sucesso.

A ruptura é criada a partir dessa criatividade. A maioria dos empreendedores é realmente criativa por natureza. Eles estão curiosos sobre como as coisas são feitas e o que elas podem fazer para melhorar o processo.

Destaque-se da multidão com uma abordagem criativa

O sucesso como uma startup exige que você mostre às pessoas que você é diferente de seus concorrentes de alguma forma. Você tem que se destacar.

Criatividade significa empurrar seu potencial e nunca se estabelecer. Muitos empreendedores acabam ficando um pouco à vontade com seus negócios do dia-a-dia. Eles se distraem com a rotina diária. Isso é perigoso. Só porque o seu negócio está indo bem, não significa que não possa fazer melhor. Às vezes, isso permite que um concorrente inove e tire você do mercado com uma solução mais criativa.

Nunca se acomode. Mesmo se você está feliz com o seu negócio. Sempre continue pensando em como você pode melhorar seu processo, seu produto, seu conhecimento. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos para novas ideias, novas maneiras de administrar seus negócios.

Quando aplicada a um problema, a criatividade é imbatível

Mas a criatividade não é apenas um lampejo de inspiração. É uma vantagem. Às vezes, falha até mesmo nos designers, artistas ou escritores mais criativos. A solução é continuar trabalhando no problema.

Às vezes, pode levar apenas algumas tentativas. Outras vezes levará dias de luta. Se você sabe que pode fazer melhor, você tem que continuar trabalhando nisso. Mesmo que isso signifique refazer um logotipo de 15 a 20 vezes ou passar dias decidindo sobre a combinação correta de cores da marca.

Startups flexíveis sobre seus produtos, que estão abertas a mudanças são aquelas que têm sucesso. É por isso que ser capaz de se adaptar e trabalhar de forma criativa para encontrar vagas e continuar melhorando é essencial para qualquer empreendedor.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba mais dicas sobre empreendedorismo.