5 passos para bloquear pensamentos negativos

Vença os pensamentos ruins com as dicas para ter atenção plena no seu dia a dia. Combater esse estresse é essencial para o seu sucesso

(Crédito: vadymvdrobot/123RF)

Ninguém se sente bem depois de receber um feedback severo ou de cometer um erro. É natural ficar mal quando enfrenta uma adversidade. Mas para muitas pessoas, pensamentos negativos podem penetrar em sua mente de outras formas sorrateiras. Talvez você se sinta um impostor, como se não fosse qualificado para o seu trabalho. Ou talvez você gaste muito tempo se comparando. Você se preocupa que está ficando para trás. Você se compara com colegas, amigos e estranhos na internet que parecem ter mais sucesso do que você.

Pensamentos negativos são naturais. Ninguém pode ser positivo 100% do tempo. Os erros de mentalidade são comuns até entre as pessoas mais inteligentes e bem-intencionadas. É simplesmente parte do ser humano, uma resposta evolutiva projetada para mantê-lo seguro e protegido. Mas os problemas surgem quando seus pensamentos irracionais enlouquecem. Pode não só interferir com sua produtividade e foco, mas também limitar seu sucesso.

Reconhecer e liberar pensamentos inúteis é fundamental para liberar o estresse que eles trazem e maximizar seu potencial de criatividade e sucesso. Uma forma eficaz de trabalhar com pensamentos negativos é seguir um simples exercício de atenção plena, também conhecida como mindfulness. Isso significa permitir, observar, agir, repetir, esperar. O site Inc. deu algumas dicas de como funciona.

1. Permitir

Permita que seus pensamentos e sentimentos entrem e saiam como o tempo. Isso ajuda você a aceitar que pensamentos negativos são uma resposta temporária a uma situação. Não um sinal de que você é uma pessoa má ou incapaz.

2. Assistir

Preste atenção às histórias que você está dizendo a si mesmo. Como “isso sempre acontece”, “eu nunca faço nada certo” ou “eu deveria ter feito de outro jeito”. Você pode escolher uma narrativa desamparada ou empoderadora. Escolha com sabedoria perguntando a si mesmo: “o que está dentro do meu controle?”.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

3. Reconhecer

Nomeie as emoções que surgem para você. Em vez de “me sinto mal”, vá mais fundo. Você se sente preocupado? Ressentido? Assustado? Pesquisas mostram que rotular sentimentos é uma maneira poderosa de lidar com o estresse e desenvolver uma inteligência emocional melhor.

4. Lançamento

Como especialistas em atenção plena dizem que você não precisa acreditar em tudo o que pensa. Por que ficar em uma prisão quando a porta está aberta? Deixe tudo ir. Que tudo seja.

5. Aliviar

A etapa final nessa estrutura é praticar a autocompaixão. Espere melhoria realista. Seja paciente consigo mesmo. Mudar sua mentalidade não é um processo que acontece de uma hora para outra.

Pensamentos negativos ainda aparecerão de tempos em tempos. E tudo bem. Pense neles como uma oportunidade para praticar seu novo hábito e logo será natural.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas para ser um empreendedor de sucesso.