5 habilidades que os líderes do futuro deverão ter

A cultura corporativa mudou e que requer uma abordagem diferente dos líderes. Conheça as cinco características essenciais para seguir esse novo caminho

Empreendedor líder

As empresas hoje estão lidando com as complexidades colocadas pela aceleração massiva da tecnologia, globalização e mudanças planetária. É preciso redesenhar completamente nossa abordagem e nossas estruturas, com um compromisso com o bem comum. E os líderes têm um papel fundamental nessa nova realidade.

A sustentabilidade corporativa fornece um roteiro de como navegar nessas complexidades. A “sustentabilidade”, como é definida atualmente, surgiu da conformidade ambiental e da responsabilidade social corporativa. E está evoluindo rapidamente como uma nova cultura para as organizações.

Os gerentes de sustentabilidade implementam estratégias multifuncionais projetadas para reduzir riscos e aumentar a viabilidade de longo prazo de suas empresas. Criam valores para todos os tipos de partes interessadas. Esta é uma abordagem muito mais holística do que as grandes multinacionais estavam acostumadas. Ela abrange as esferas

  • econômica: a capacidade de uma empresa ser lucrativa ao longo do tempo, não apenas no curto prazo.
  • ambiental: incluindo os riscos mitigantes associados à disponibilidade de recursos
  • social dos direitos humanos na cadeia de fornecimento
  • empoderamento e produtividade dos empregados
  • esferas de governança: regras baseadas em valores para a corporação
  • Isso significa que os líderes não podem mais pensar em termos separados. Isso significa menos concorrência e mais colaboração. Mais criatividade e receptividade.

O Inc. listou as cinco habilidades que os líderes precisarão em um mundo acelerado, interconectado, inovador e sustentável:

1. Visão geral

Os líderes precisarão da capacidade de buscar valor para todas as partes interessadas ao mesmo tempo. O ecossistema de acionistas de uma empresa inclui seus acionistas, mas também seus funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e capital natural. Os líderes precisam ser capazes de visualizar os efeitos em cascata de qualquer ação em todas essas partes interessadas. E agir de forma estratégica e proativa para envolvê-los como parceiros em uma jornada comum.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo

+Leia também:
– 4 razões que fazem dos introvertidos grandes líderes
– Conheça 10 rituais matinais de grandes líderes

2. Escuta profunda

O engajamento com as partes interessadas inclui a capacidade de ouví-las em um nível profundo. O que significa estar aberto, abandonar ideias preconcebidas, antecipar conclusões, conectar-se a outras pessoas e honrar todas as vozes e contribuições. Grandes inovações podem vir de um trabalhador da linha de montagem, um membro silencioso da equipe ou até mesmo uma neta. Um líder de sucesso do futuro precisará ser receptivo.

3. Autenticidade

Os líderes precisarão ser capazes de seguir sua intuição com clareza e confiança. Mas estar em contato com a intuição exige um alto nível de autenticidade, removendo as barreiras pessoais, como o preconceito ou os fatores desencadeantes do trauma. Cada um de nós tem um poderoso eu autêntico. Quando conseguimos chegar ao âmago disso, nossa intuição se torna tão clara quanto a luz do dia.

+Leia também:
– Conheça o comportamento que vai melhorar a sua imagem de líder
– 5 características de quem nasceu pra liderar

4. Coragem

Intuição clara será necessária para ver o caminho em frente em uma montanha-russa de tecnologias disruptivas, mudanças climáticas, mudanças demográficas e disponibilidade de recursos. Decisões para mudar radicalmente o curso, às vezes, precisam ser feitas. Quando a visão geral nos dá uma visão sobre os desequilíbrios em um sistema que acabará se tornando insustentável, precisamo pedir uma nova estratégia.

5. Humildade

O mundo complexo em que vivemos é um mundo com múltiplas vozes. A grande maioria da população tem acesso à Internet e pode envolver, criar e difundir opiniões. Os líderes precisam saber que todos têm presentes a oferecer e honram a responsabilidade de cada um de trazer esses presentes.

Os problemas que a sociedade enfrenta são enormes: pobreza, tráfico de pessoas, aglomeração urbana, segurança alimentar, desmatamento e tantos outros – e as soluções exigem participação e comportamento responsável. Um líder de sucesso precisará ser um gerente de projeto, um coreógrafo, um facilitador. A tarefa à mão requer grandeza, a de um servo do bem maior.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas para sua empresa.