Em um cenário empresarial dinâmico e em constante evolução, a busca pelo sucesso demanda uma adaptação contínua às mais recentes tendências e práticas do mercado. Em 2024, o ambiente de negócios estará repleto de desafios e oportunidades que exigirão uma abordagem estratégica e inovadora de ponta a ponta.
Compreender as tendências é uma escolha estratégica vital para empresas que buscam alcançar seus objetivos de forma ágil. Pensando nisso, a ilegra, empresa global de estratégia, inovação e tecnologia, elencou quatro temas que emergem como impulsionadores que podem moldar o destino de qualquer operação. Confira:
1- Negócios e estratégia do cliente
Sua empresa já coloca o cliente no centro das operações? Se a resposta for não, este ano é o momento ideal para pensar sobre isso. Atualmente, ter um negócio focado no consumidor é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer operação. Segundo uma pesquisa, realizada pela Deloitte, corporações centradas no usuário são 60% mais lucrativas.
A estratégia voltada para o cliente impulsiona a capacidade de inovação da companhia, pois organizações estão constantemente buscando maneiras de se reinventar e aprimorar seus serviços para atender às necessidades dos usuários. Dessa forma, investir em soluções que estruturam e aceleram iniciativas de customer experience permite entender novos mercados, obter resultados superiores e lançar produtos digitais inovadores. Com isso, a empresa pode se posicionar à frente da concorrência, destacando-se como referência no setor.
2- Laboratório de inovação
O futuro dos empreendimentos depende da capacidade constante de inovar. Independente do segmento de atuação, o desenvolvimento econômico e a produtividade estão entrelaçados com a evolução tecnológica e o contínuo desdobramento de novos produtos e processos. Por isso, ter um laboratório de inovação desempenha um papel crucial na geração e implementação de ideias, tecnologias e estratégias, promovendo a criatividade e sustentando a vantagem competitiva de uma empresa.
Entretanto, apesar de ser uma tendência em ascensão, muitas organizações encontram obstáculos para incorporar essa cultura, como resistência interna à mudança e falta de métodos claros para estabelecer um laboratório de inovação. Dentro desse cenário, buscar uma solução que auxilie o gestor na revisão e estruturação de processos, além de fornecer insights para o desenvolvimento e identificar tendências alinhadas às iniciativas inovadoras, emerge como um caminho a ser explorado.
3- Data solutions
As soluções em dados consistem em estratégias, processos e ferramentas criadas para lidar com desafios relacionados ao gerenciamento e uso eficaz de informações. Segundo um estudo realizado pela McKinsey, empresa global de consultoria de gestão, negócios que efetivamente aplicam insights baseados nesses ativos têm maior probabilidade de captar e reter clientes e serem rentáveis.
Porém, a dispersão das informações, armazenadas em várias planilhas e sistemas, é um desafio comum. Essa fragmentação dificulta a obtenção de uma visão abrangente e a extração de ideias valiosas. Para superar esse obstáculo, a implementação de uma tecnologia de gestão de informações é importante, já que ajuda a criar processos de engenharia de dados visando sua centralização e uso estratégico.
4- Cloud solutions
Serviços e tecnologias em nuvem referem-se ao armazenamento, gerenciamento e processamento remoto de dados e aplicações acessíveis pela internet. A importância dessas soluções cresceu devido a benefícios como agilidade, flexibilidade, escalabilidade e economia de custos. Uma pesquisa da IBM, empresa americana de tecnologia da informação, apontou que 83% dos líderes empresariais e de TI no Brasil optaram por uma abordagem de nuvem híbrida para impulsionar a transformação digital, superando a média global de 77%. No entanto, apenas 27% afirmaram ter controle total, destacando pontos cegos e riscos aos dados.
A solução proposta para empresas com problemas de armazenamento e gerenciamento de dados é a migração para a nuvem. Essa transição envolve a revisão da arquitetura existente para identificar vulnerabilidades e garantir uma implementação bem projetada. As organizações podem contar com aplicações inovadoras para mudar os dados e sistemas para a nuvem, e assim aproveitar a flexibilidade e escalabilidade dessa tecnologia.
Sobre a ilegra
A ilegra é uma empresa global de estratégia, inovação e tecnologia. Com mais de 21 anos de existência, busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado em constante transformação. Com parcerias estratégicas com Oracle, Google, AWS, GitHub, Hashicorp e DataDog, a companhia possui em seu portfólio de clientes líderes de mercado que têm a inovação em seu DNA, como Agibank, Anbima, Gerdau, GOL, John Deere, Thomson Reuters, Bradesco, Orizon, Sompo Seguros, SBT e Cresol.