4 aplicativos de anotações para você dispensar papel e caneta

Você anota tudo em vários papéis e depois não sabe onde guardou? Ou tem um caderno todo rabiscado? Que tal um aplicativo que resolve esses problemas?

Aplicativo para substituir caneta e papel

(Crédito: skumer/123RF)

2018 e sua mesa ainda tem pilhas de papel? Além da desordem visual, modernizar as suas anotações facilita toda sua operação. Se você precisa de um aplicativo que converta manuscrito em texto ou em um sistema completo de gerenciamento de anotações, pare de procurar por papel e caneta quando precisar de algo.

Em artigo recente, o site Business News Daily, listou quatro aplicativos para quem quer experimentar as anotações digitais. Além de facilitar a organização do seu dia a dia, esses aplicativos oferecem praticidade. Sem falar na economia de papel que você vai fazer. O meio ambiente agradece. Veja as dicas e escolha aquele que mais se adequa às suas necessidades.

1. Microsoft OneNote (grátis)

O Microsoft OneNote é indiscutivelmente o aplicativo de anotações e organização mais robusto existente. O OneNote faz parte do Microsoft Office Suite, então você pode tê-lo em seu smartphone.

Há uma diferença entre o aplicativo da Web do OneNote e a versão completa do Windows. Ambas são ótimas ferramentas, mas o aplicativo da Web não possui todos os mesmos recursos incorporados.

  • Compatibilidade: você pode executar o Microsoft OneNote em praticamente qualquer dispositivo, incluindo Chromebooks, laptops e desktops da Apple, laptops e desktops Windows, iPhones e telefones Android. Você também pode usar o OneNote com dispositivos touchscreen e stylus.
  • Interface: o uso do Microsoft OneNote é intuitivo porque é modelado a partir de um notebook físico. Você pode criar quantos blocos de anotações diferentes quiser e existem guias internas para facilitar a etiquetagem.
  • Recursos de anotações: você pode fazer anotações digitando, usando uma caneta, ou desenhando com o cursor ou com o dedo. O OneNote permite que você faça anotações onde quiser na página e adicione fotos, arquivos de áudio, clipes de tela, planilhas do Excel e vídeos on-line. Você também pode gravar áudio e vídeo diretamente no OneNote.
  • Recursos organizacionais: uma das melhores coisas do OneNote é a capacidade de atribuir permissões a diferentes blocos de anotações. Você pode criar blocos pessoais que só você pode ver, bem como blocos de anotações compartilhados com outras pessoas da sua equipe. Quando você cria um bloco de anotações compartilhado, todos os que têm acesso a ele podem fazer alterações. E essas alterações serão refletidas instantaneamente, o que é ótimo para projetos em grupo. Outro motivo pelo qual gostamos do OneNote para empreendedores é que ele funciona perfeitamente com o Outlook. Assim você pode criar e atribuir tarefas no OneNote com base nos endereços de e-mail dos funcionários. Você também pode realçar texto em um de seus blocos de anotações e criar uma tarefa do Outlook diretamente do OneNote. A tarefa é exibida automaticamente no seu calendário e você pode controlar quais tarefas foram concluídas e quais não foram concluídas.

2. Google Keep (grátis)

O Google Keep é ótimo para organizar sua vida profissional e pessoal. Não é tão poderoso ou personalizável quanto o OneNote, mas é ótimo para organização simples, listas de verificação e anotações.

Cadastre-se e receba novidades e dicas sobre empreendedorismo
  • Compatibilidade: você pode usá-lo em telefones e iPhones Android, laptops e desktops da Apple, laptops e desktops Windows, Chromebooks e tablets.
  • Interface: o Google Keep é colorido, brilhante e descomplicado. Sua página principal do Notes sempre mostrará as notas adicionadas mais recentemente e você poderá escolher uma visualização de coluna única ou uma visualização de várias colunas. A única desvantagem da interface é que ela dificulta a leitura de anotações longas e procura itens mais antigos.
  • Recursos de anotações: os recursos de anotações do Google Keep são melhores para pessoas que querem acompanhar as notas curtas e as listas de verificação. Se você usa o Google Keep em um dispositivo com câmera, pode salvar imagens diretamente em suas anotações. E também pode até extrair texto de imagens para poder tirar uma foto de um cartão de visita. O texto fica editável contendo todas as informações de contato e você pode colocá-las em suas anotações.
  • Recursos organizacionais: você pode codificar com cor e rotular notas no Google Keep com facilidade, além de compartilhar essas notas com outras pessoas, para que também possam atualizá-las (as alterações são refletidas em tempo real). Você também pode definir lembretes para si mesmo. Ou seja, você pode criar uma lista de tarefas e anexar um lembrete para concluí-lo em uma data / hora futura.

3. Evernote (versão grátis e versão paga)

O Evernote existe desde 2008 e ainda hoje é um popular aplicativo de anotações. Você pode se inscrever para uma conta gratuita. Mas se você quiser usá-lo em mais de dois dispositivos, você terá que pagar.

  • Compatibilidade: o aplicativo é compatível com iPhones e Android, além de computadores Apple e Windows. Você também pode fazer o download do aplicativo para Android em um Chromebook. Mas alguns usuários dizem que o aplicativo é inconsistente e lento em um sistema operacional do Google Chrome. Dito isso, a capacidade de executar o Evernote em qualquer coisa, de um tablet a um telefone para um desktop (e sincronizá-lo em todos esses dispositivos) faz parte da popularidade do aplicativo.
  • Interface: Evernote parece ótimo em dispositivos de todos os tamanhos diferentes. Ele tem muitas opções de menu e complementos opcionais (e extensões de terceiros) e facilita a criação de vários blocos de anotações diferentes, marcá-los e pesquisá-los. A maioria das pessoas acha o Evernote fácil de usar e agradável de se olhar.
  • Recursos de anotações: você pode fazer anotações digitando ou escrevendo com uma caneta, seu dedo ou a ferramenta de esboço. Assim como no OneNote, você pode salvar fotos, documentos, áudio e vídeo. Além disso, você pode gravar áudio, pegar partes de páginas da web e obter conteúdo de texto das imagens. Você também pode proteger com senha certas notas para maior segurança, usar modelos e compartilhar blocos de anotações com certas pessoas, mantendo outros notebooks privados.
  • Recursos organizacionais: se você planeja que toda a sua equipe use o Evernote, você deve considerar o Evernote Business. O serviço oferece as mesmas ferramentas de anotações da versão individual. Também tem recursos de equipe que permitem que várias pessoas colaborem em um único espaço de trabalho, mantenham projetos de equipe, compartilhem e forneçam feedback. O Evernote Business também permite o login único, inclui ferramentas administrativas básicas e recursos de segurança.

4. AudioNote 2 (versão gratuita e versão paga)

O AudioNote 2 é um aplicativo de anotações exclusivo que permite aos usuários armazenar anotações digitadas com arquivos de áudio. Este aplicativo é ideal para assistentes, profissionais administrativos, jornalistas, estudantes e qualquer outra pessoa que frequentemente depende de gravação de áudio, bem como tomar notas à mão.

  • Compatibilidade: o AudioNote 2 está disponível em dispositivos iOS, Mac e Windows. A versão anterior (chamada AudioNote) está disponível no Android. Não está claro se a Luminant Software pretende criar uma versão do AudioNote 2 para Android.
  • Interface: o AudioNote 2 parece um notebook antigo, o que o torna ideal para anotações com um teclado ou com uma caneta. Na parte superior de cada “página”, você pode adicionar arquivos de áudio. Isso significa que você pode manter as gravações de suas reuniões vinculadas às anotações da reunião para facilitar o acesso.
  • Recursos de anotações: o recurso de reprodução do AudioNote 2 permite acompanhar suas anotações automaticamente (com realce e rolagem automática) e ajustar a velocidade de reprodução conforme necessário. Você também pode adicionar slides e fotos em PDF para que tudo esteja em um só lugar.
  • Recursos organizacionais: oferece uma variedade de métodos de anotações (áudio, caneta, teclado) e vinculação de gravações de áudio com as anotações feitas durante a gravação. Esse aplicativo permite que os usuários criem pastas e identifiquem arquivos e compartilhem notas. através do iCloud, Dropbox, Facebook, Twitter, e-mail, AirDrop e muito mais.

Esse artigo foi útil? Inscreva-se na newsletter do Negociarias e receba semanalmente mais dicas para facilitar o dia a dia da sua empresa.